A casa subterrânea / WillemsenU

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Exterior, JanelaA casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 3 de 37A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de ExteriorA casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Prateleira, JanelaA casa subterrânea / WillemsenU - Mais Imagens+ 32

Eindhoven, Países Baixos
  • Arquitetos: WillemsenU
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ace-Liften, Anyway Doors, Boffi Studio, Grijs Beton Design, J. van de Mortel , OWA Benelux, Sky-Frame, Snep
  • Arquiteto De Projeto: Marrit Winkeler
  • Projeto Técnico: Mark van de Wiel
  • Direção: Frank Willems
  • Instalações Mecânicas Elétricas Hidráulicas E De Climatização: Installatiebedrijf Van Velthoven & Kruijssen
  • Projeto De Paisagismo: Bert Huls
  • Projeto De Iluminação: Lichtmeesters
  • Engenharia Estrutural: Adviesbureau Van de Laar
  • Gerenciamento De Construção: Van Oers Weijers
  • Empreiteiro: BurgtBouw
  • Cidade: Eindhoven
Mais informaçõesMenos informações
A casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 6 de 37
© Rob van Esch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num pasto adjacente a uma reserva natural protegida, havia uma cabana para abrigar cabras, demarcando os limites para a construção de novos lares. Como conceber uma residência que, ao invés de perturbar a paisagem natural, realce sua beleza? E, além disso, como conciliar esse objetivo com as rígidas normas de zoneamento?

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Exterior, Janela
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 37 de 37

Os clientes viviam uma vida profissional agitada e buscavam um projeto residencial incomum e impressionante, que lhes permitisse desfrutar plenamente da natureza e encontrar tranquilidade e privacidade.

A casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 3 de 37
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 13 de 37
© Rob van Esch

Ao escolher rebaixar uma parte significativa da estrutura até o solo e cobrir a seção saliente com uma colina, a casa se oculta dos olhos do público e se integra completamente à paisagem. Um recuo no lado privado, em contraste com a colina, proporciona luz natural à casa, ao mesmo tempo em que oferece refúgio para o espaço exterior privado, que fica escondido É um lugar de tranquilidade exclusiva, onde se pode desfrutar do sol, do céu e das copas das árvores, ouvindo apenas o som dos pássaros.

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Jardim
© Rob van Esch

Devido à disposição em diferentes níveis, todos os espaços possuem sua própria identidade e estabelecem relações dinâmicas com a paisagem ao redor. Ao descer dois andares, a vista se estende até o horizonte e a paisagem acima gradualmente desaparece. Ao chegar ao primeiro nível abaixo, você se encontra na sala de estar, desfrutando da vista do mar de flores que colore o terraço do jardim. Mais abaixo, no próximo nível, está o quarto, onde a sensação de estar seis metros abaixo da entrada proporciona uma experiência genuinamente subterrânea. Mesmo assim, a luz do dia ainda permeia o ambiente através de uma estreita abertura, da escada do elevador envidraçado, permitindo que as pessoas circulem sem a necessidade de iluminação artificial.

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores
© Rob van Esch

Um elevador de vidro no vão central torna o prédio acessível para cadeiras de rodas e garante que a casa seja adequada para todas as fases da vida. Os níveis são totalmente integrados, sem corredores ou obstáculos. Outras escolhas inteligentes também contribuem para manter a casa espaçosa, aberta e segura para as crianças, como uma estrutura de madeira que se move à frente da porta de correr localizada acima do jardim inferior caso ela se abra.

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Imagem 34 de 37

A escolha da madeira como material de revestimento é inspirado na antiga cabana de cabras que ficava na propriedade. O padrão da fachada é reproduzido no concreto moldado in loco do teto curvo, onde a forma de madeira criou uma textura de ripas. Materiais translúcidos foram utilizados para permitir a entrada de luz nos níveis subterrâneos.

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores
© Rob van Esch
A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Stijn Poelstra

Ao enterrar a casa sob o solo, os moradores desfrutam dos benefícios do isolamento natural e do resfriamento proporcionados pelas colinas durante o verão, além da agradável interação de luz e sombra nas áreas internas e externas. O telhado curvo se abre sobre as escadas e o elevador, permitindo que a luz entre na residência e ofereça vistas deslumbrantes do céu, enquadradas pela vegetação das colinas. O telhado se integra ao rico cenário vegetativo, contribuindo para a alta biodiversidade da área de proteção natural e servindo como um excelente reservatório de água.

A casa subterrânea / WillemsenU - Fotografia de Exterior, Janela
© Stijn Poelstra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A casa subterrânea / WillemsenU" [The House Under the Ground / WillemsenU] 17 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014314/a-casa-subterranea-willemsenu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.