Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos

Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 2 de 35Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 4 de 35Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Navidad, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Francisco Abarca, Camilo Palma, Sebastián Ochoa
  • Arquiteto Colaborador: Enrique Meñique
  • Cálculo Estrutural: Sebastián Cárcamo
  • Construção: Miguel Ángel Cifuentes, Hernán Echeverria
  • Programa: Residencial Unifamiliar
  • Cidade: Navidad
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Andrés Maturana
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 33 de 35
Isométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de madeira como as do campo onde Miguel vivia, como aquelas que ele fazia junto com seu pai, uma casa como as da região central do Chile, uma casa rural com corredor. Foi isso que tentamos fazer, precisamente uma casa em um ambiente rural, mas com denominação urbana, em um terreno que enfrenta o Estero Navidad, um curso d'água que transborda no inverno e inunda todo o entorno imediato, um terreno que também faz divisa com as plantações locais e com vizinhos próximos.

Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Andrés Maturana
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 4 de 35
© Andrés Maturana

Esta casa de madeira foi construída para não ser inundada pelo transbordamento do curso d'água e para buscar vistas distantes para o mar, mas também para gerar um espaço de sombra, um espaço intermediário coberto por toda a casa, que é habitado entre a estrutura de madeira repetida em módulos seriados, uma trama que ordena a estrutura, os espaços intermediários, a circulação e o espaço interno. Uma estrutura, que não é apenas estrutura, é também o envoltório da casa, termina em um telhado apoiado em tesouras as quais são a continuidade da base. Este envoltório constrói um perímetro distanciado do espaço interno, o ambiente intermediário que circunda quase toda a casa.

Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Andrés Maturana
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Camilo Palma
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 23 de 35
Planta - Terreno
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 24 de 35
Planta - Primeiro Nível

Um corredor externo largo se estende a todos os ambientes da casa. Já no seu interior, buscamos eliminar as circulações, gerando um espaço central que conecta ambos os cômodos. Esta casa é uma versão do nosso projeto "Casa Modular 01", onde inserimos novas variáveis na equação de repetição, pré-fabricação, carpintaria em obra e módulos espaciais.

Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Camilo Palma
Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 16 de 35
© Andrés Maturana

A estrutura da casa foi construída inteiramente com madeira de pinus de diferentes dimensões, proveniente de fornecedores locais; o espaço interno foi construído com painel SIP nos pisos, paredes e laje de cobertura. Todo esse sistema de repetição e padronização nos levou a construir esta casa em apenas 3 meses, gerando assim uma considerável economia em todos os processos de construção.

Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim
© Andrés Maturana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos" [Casa Las Brisas / Abarca Palma Arquitectos] 19 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014306/casa-las-brisas-abarca-palma-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.