Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, UrbanoEdifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, JanelaEdifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada, Corrimão, BalcãoEdifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Mais Imagens+ 25

Buenos Aires, Argentina
  • Arquiteta Responsável: Andrea Winter
  • Desenho: Esteban Gonzalez
  • Desenvolvimento E Administração: Bs As Flats
  • Alvenaria: Isasias construcciones
  • Concreto: Loza construcciones
  • Instalações Sanitárias: Piunti.
  • Estruturas: Conest SRL.
  • Instalações Elétricas: Seel.
  • Paisagismo: Pastopaisajismo
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Saavedra, Buenos Aires, Argentina, este edifício tem a característica de ser a proa de uma quadra atípica da região, tornando-se referência em uma das importantes artérias de entrada rápida para a cidade. O conjunto composto por residências e estúdios propõe, em cada um de seus espaços, o contato pleno com o exterior.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Bernardo Ramirez
Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Imagem 20 de 30
Planta - Térreo

Tanto em seus terraços privados como nas circulações e mirante, a premissa é gerar vistas e diálogo com o entorno, assim como também permitir a entrada de luz natural. A proposta é baseada em gerar unidades acessadas sempre por corredores e pátios, oferecendo a sensação de habitar uma casa. Esses espaços são ao mesmo tempo expansões completamente integradas aos ambientes. As áreas principais se relacionam com os terraços, esfumaçando os limites e capturando as vistas.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Bernardo Ramirez
Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Imagem 29 de 30
Elevação

O edifício é composto por térreo, oito andares e dois volumes recuados no nono e décimo pavimento. O acesso está localizado na fachada da Av. Balbin. No térreo estão as garagens e uma loja totalmente transparente que consolida a esquina e se integra com o bairro. No subsolo estão localizados os serviços. Todos os andares contam com três unidades, uma grande na esquina e duas nas laterais, alternando em dimensões e usos. O nono andar, primeiro recuo, é composto por dois apartamentos com a particularidade do aproveitamento da grande expansão perimetral, enquanto no décimo andar, segundo recuo, está localizado o mirante de uso comum.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Javier Agustín Rojas

Em relação às decisões principais, o projeto parte da ideia de encostar o núcleo (escada e elevador) na empena e gerar um corredor central com acesso a cada uma das unidades. É importante destacar que todos os ambientes perimetrais do edifício não possuem pilares, permitindo a flexibilidade para unificar ambientes. Neste sentido, a maioria dos núcleos sanitários estão localizados no centro da planta, liberando as áreas que recebem luz natural.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada, Corrimão, Balcão
© Javier Agustín Rojas

Outro ponto relevante do edifício é o conceito da estrutura, uma envoltória de concreto estrutural que livra todos os espaços perimetrais da necessidade pilares; esta se complementa com uma viga paralela à borda e pilares centrais que acompanham as circulações as quais delimitam os serviços. Esta premissa de comunhão entre arquitetura e flexibilidade estrutural se traduz na linguagem do edifício desde a sua gênese.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Javier Agustín Rojas
Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Ao analisar sua morfologia, envoltória e jogo de cheios e vazios, é possível entender o projeto como uma peça urbana de forte impacto que modifica o perfil do bairro. Desde o habitar, com apartamentos que se relacionam com o entorno através da proposta tipológica concebida como uma forma flexível e contemporânea. Reelaborando o conceito das construções que brilharam em Buenos Aires durante o século passado, este edifício confere identidade tanto a quem os habita quanto ao seu entorno imediato.

Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter - Fotografia de Interiores, Janela
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter" [Balbin 4289 . Ricci Flats / A3 Luppi Ugalde Winter] 12 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014071/edificio-balbin-4289-ricci-flats-a3-luppi-ugalde-winter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.