Residência No.66 / Tristan Burfield

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaResidência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, VigaResidência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaResidência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, JardimResidência No.66 / Tristan Burfield - Mais Imagens+ 33

Melbourne, Austrália
  • Arquiteto Líder: Tristan Burfield
  • Empreiteiro: Hartman Construction and Development
  • Paredes De Taipa: Olnee Rammed Earth
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, Jardim
© Clinton Weaver

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro de um contexto de subúrbio, cercada por vegetação exuberante, esta nova casa foi projetada para uma jovem família e está situada em um terreno longo e estreito. Descendo em relação à rua, o terreno oferece vistas para o oitavo green de um campo de golfe privado que faz fronteira com o rio Yarra.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, Janela
© Clinton Weaver

A frente da casa voltada para a rua e sua extensão visível dão a impressão de uma fortaleza. O exterior é uma composição de tons de cinza, blocos, concreto e revestimento, com poucos destaques pretos localizados. As janelas foram dispostas de forma espaçada, limitadas a pequenos quadrados repetidos e aberturas altas localizadas nos momentos de junção. Elas são recuadas na fachada, criando profundidade e uma sensação de solidez. As aberturas maiores da casa estão voltadas para dentro, proporcionando vistas para os pátios internos, poços de luz e claraboias, e, junto com a extremidade inferior estreita do edifício, se abrem para os gramados e fairways bem cuidados do campo de golfe.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Clinton Weaver
Residência No.66 / Tristan Burfield - Imagem 33 de 38
Planta - Térreo Inferior
Residência No.66 / Tristan Burfield - Imagem 34 de 38
Planta - Térreo
Residência No.66 / Tristan Burfield - Imagem 35 de 38
Planta - 1° Andar
Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Viga
© Clinton Weaver

A casa começa com uma longa escada de entrada feita de aço galvanizado, que paira entre gramíneas nativas em um pátio. A partir daí, ela se desenvolve como uma série de espaços sequenciais que se desdobram em diferentes níveis, gradualmente descendo o terreno. Uma parede de taipa, construída com concreto reciclado, percorre todo o comprimento do edifício. Essa parede pesada e robusta serve como base para uma paleta de materiais igualmente rústicos, incluindo concreto, ripas pretas, madeira carbonizada, tons de cinza texturizados, brancos nítidos e aço. Além disso, há momentos selecionados de madeira neutra e texturas mais suaves nos móveis, que adicionam calor e conforto ao ambiente.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores
© Clinton Weaver
Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, Concreto
© Clinton Weaver

Uma série de grandes portas pivotantes abre para revelar um amplo espaço de convivência conectado a um deque fechado feito de tábuas de madeira robustas. Este espaço se estende até uma piscina de borda infinita, cuja superfície reflete o céu e as copas das árvores do campo de golfe ao redor. Uma simples fonte de água no deque goteja constantemente, criando ondulações na superfície da piscina e proporcionando um dom agradável.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Clinton Weaver
Residência No.66 / Tristan Burfield - Imagem 30 de 38
Modelo

Uma ampla cozinha e área de jantar estão conectadas a grandes painéis de vidro que deslizam, abrindo para um espaço de entretenimento minimalista no pátio, equipado para cozinhar e receber ao ar livre. Acima, há uma ponte de 8 metros que conecta a área de entrada do nível superior ao espaço do quarto principal. Esse espaço, isolado, tranquilo e sereno, oferece uma vista elevada, enquadrada por telhados verdes, gramíneas e flores, proporcionando privacidade em relação aos golfistas matinais. Ao redor da cama, há um perímetro de concreto moldado no local que serve como mesas laterais, aquecidas pelo sistema de aquecimento hidrônico interno, tornando o concreto agradável e quase macio ao toque.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Clinton Weaver
Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Janela
© Clinton Weaver

Uma das minhas partes favoritas desta casa é como o jardim externo e o entorno são apreciados de dentro para fora. Apesar das restrições de espaço, cada vista disponível foi cuidadosamente enquadrada e destacada. Ao percorrer a casa da frente para trás, é possível sentir uma proximidade intensa com as paisagens ao redor, seja de perto ou de longe. Tudo isso acontece enquanto se mantém uma sensação completa de isolamento em relação ao contexto suburbano ao redor.

Residência No.66 / Tristan Burfield - Fotografia de Exterior, Fachada
© Clinton Weaver

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência No.66 / Tristan Burfield" [No.66 Residence / Tristan Burfield] 06 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013799/residencia-n6-tristan-burfield> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.