Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Exterior, AidoCasa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de InterioresCasa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCasa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Mais Imagens+ 25

Thrissur, Índia
  • Arquitetos: architecture.SEED
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hafele, Jaquar
  • Arquiteto Responsável: Fazil Moidunny
  • Engenharia Estrutural: Chandrashekar
  • Execução Interiores: Siddheeq
  • Execução Civil: Mohandas
  • Cidade: Thrissur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Exterior, Aido
© Link Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma família de cinco pessoas embarcou nessa jornada vislumbrando um lar que harmoniza espaço e conexão. As diretrizes fornecidas pelos clientes foram "uma casa aberta, iluminada e com quatro quartos". Assim, o projeto surge como uma celebração da transparência e interconexão na encantadora vila de Punnayurkulam, distrito de Thrissur, Índia. O terreno tem vista para o sul e está situado entre duas casas pertencentes a irmãos. O principal desafio era a natureza sitiada do terreno, onde uma parte substancial foi destinada à estrada de acesso a partir da via principal a oeste.

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Link Studio
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Imagem 24 de 30
Planta - Térreo
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Link Studio

O projeto inovador encara o desafio removendo muros e estabelecendo um caminho de acesso compartilhado sombreado por uma grande árvore, criando uma atmosfera acolhedora e revelando gradualmente a casa à medida que o visitante se aproxima. A aplicação do conceito dos 3 eixos nos pontos de entrada gera a antecipação "do que está por vir", oferecendo vislumbres da paisagem, enquanto o planejamento cuidadoso considera as direções do sol e do vento. Um espelho d'água no quadrante nordeste, as aberturas estrategicamente posicionadas e o pátio potencializam a ventilação natural e as brisas frescas.

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Link Studio
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Imagem 21 de 30
Diagrama
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Link Studio

O projeto adota uma abordagem de planejamento de 4 alas, distinguindo espaços com base em suas necessidades de privacidade. Uma varanda extrovertida, espaços de convivência semipúblicos, hall, quartos de hóspedes, sala de jantar, áreas semiprivadas para brincadeiras, quartos privados e cozinha garantem experiências harmoniosas, mas distintas. Apesar do layout aberto e interconectado, a privacidade continua sendo uma prioridade, mantendo a intimidade que cada espaço exige. A casa é marcada por seus volumes irregulares e faixas lúdicas de luzes e sombras. Os volumes irregulares se tornaram um experimento inovador e agora se misturam perfeitamente com a estética da casa, adaptando-se ao ambiente úmido. O térreo abriga um quarto principal, quarto de hóspedes, espaços de estar, sala de jantar e cozinha, com um pátio iluminado pelo céu como ponto focal. A planta livre conecta áreas internas e externas com janelas que proporcionam uma sensação de proximidade e acessibilidade.

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Interiores, Escada
© Link Studio

A escada, parcialmente oculta, contribui para a compreensão dos diferentes níveis, melhorando as conexões visuais. A escada se conecta ao segundo nível flutuante da casa com uma área familiar e um pequeno estúdio, com quartos e varandas profundas. A interação contínua e a conexão visual são alcançadas através de níveis intermediários e alturas duplas, incorporando a essência do projeto. A seleção de materiais desempenha um papel fundamental, com o piso bege complementado por granitos pretos polidos. Paredes brancas com molduras de madeira, paredes cinzas e revestimento de pedra amarela também criam uma estética coesa. Aparentemente, a disposição alternativa de paredes brancas com paredes revestidas de pedra confere uma sensação de camadas. Externamente, a pedra tandoor cinza define a via de acesso com vegetação intermitente.

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Imagem 29 de 30
Cortes
Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido, Pátio
© Link Studio

Adaptações climáticas moldam a forma da edificação, incorporando um volume separado, varanda e garagem com plantas tropicais e telas para mitigar a luz solar intensa do sul. Pátios estrategicamente posicionados e revestimento nas paredes reduzem o calor do oeste, enquanto grandes beirais protegem contra o calor e a chuva. Em conformidade com o princípio "A forma segue a função," essa casa combina conscientemente natureza e clima com arranjos espaciais funcionais. Os elementos integrados flutuantes e envolventes criam uma atmosfera serena, incorporando a união perfeita de forma e função. O próprio nome encapsula a essência de uma casa contemporânea que une planos e cubos flutuantes em uma fusão pitoresca de estética moderna e vida em ação.

Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED - Fotografia de Exterior, Janela, Aido, Pátio
© Running Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Flutuante e Dobrável / architecture.SEED" [Float-en-Fold house / architecture.SEED] 04 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013709/casa-flutuante-e-dobravel-architectureed> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.