Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores, VigaCasa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores, PilarCasa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de InterioresCasa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Mais Imagens+ 30

Monte Mor, Brasil
  • Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  574
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concept Store, Estudio Rain, Pair Home
  • Arquiteto Líder: Greg Bousquet
  • Equipe: João Vieira; Rodrigo Mathias; Bruna Bertuccelli; Daniela Bertuol; Graziella Behning; Filipe Meltzer; Lívia Frugoli; Evandro Nunes;Thiago Buccieri
  • Construtora: LAR Construtora
  • Cliente: LAR Identidade
  • Uso: Casas de campo / Incorporação
  • Ano De Início: 2021
  • Cidade: Monte Mor
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Haras Larissa, interior de São Paulo, a Casa PAR possui 524m² distribuídos em um terreno de 2169,40m².

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felco

A casa é formada por dois volumes elevados do solo e desencontrados entre si - o volume social com 231,15m² que avança sobre o terreno e o volume íntimo de 182,69m², recuado em relação ao outro - e telhados de duas águas de alturas distintas, um resgate de uma das mais tradicionais soluções arquitetônicas de cobertura. A fachada frontal é demarcada pelo ritmo de recuos e avanços da casa, alturas diferentes de telhado, e pelo grafismo - seja pela escolha de revestimento, seja pelos frontões ripados do telhado, inspirados em haras e coudelarias, para garantir iluminação e ventilação natural permanente.

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Felco

O acesso principal se dá pelo bloco social, adentrando no hall que organiza os demais cômodos da casa - um lavabo; área de apoio com lavanderia, banheiro e dormitório; e living com vista para área externa.

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Imagem 23 de 35
Planta - Térreo
Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores
© Felco

No living, o espaço amplo com pé direito duplo é interconectado à cozinha e ao terraço coberto por portas de correr, concebendo uma atmosfera única e fluida entre externo e interno. O teto é o protagonista, ao revelar as entranhas do telhado de duas águas. A paisagem campestre do Haras Larissa é emoldurada por esquadrias brancas metálicas que separam o living e o terraço - elemento contemporâneo em contraste ao uso dos materiais e revestimentos naturais - como a pedra e a madeira. Ainda no living, uma escada esculpida dá acesso ao mezanino de 96,27m² de pé direito baixo com acesso a uma varanda externa por portas de correr. A iluminação é frontal via telhado de ripas de madeira - instigando uma atmosfera mais intimista.

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores
© Felco

O hall principal também dá acesso ao bloco íntimo através de uma robusta porta de madeira que simboliza a separação dos dois volumes da casa. Ao adentrar, a circulação para os quatro suítes e suíte master é iluminada pela luz natural a partir de aberturas no telhado de madeira - demarcando a passagem do tempo dentro do habitat.

O conceito da Casa PAR entrelaça o simples e o sofisticado, tradicional vernacular e o contemporâneo, equilibrando dois universos para contar a narrativa da casa de campo atual. A arquitetura provoca essa coexistência e a curadoria de materialidades a reafirma - a ala social apresenta revestimentos frios como a pedra e metal, e a ala íntima revestimentos quentes como a madeira. As materialidades naturais foram lapidadas sob medida para promover a sensação de calma, serenidade e pertencimento.

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores, Viga
© Felco

Na área externa, a casa é circundada por decks de madeira e degrau de concreto para acesso a cada uma das aberturas das suítes, living, cozinha e outros, e uma piscina de 44m². A Casa PAR é inspirada pelo campo e pensada para a vida contemporânea, projetada para valorizar a arquitetura tradicional vernacular com usos do cotidiano atual.

Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE - Fotografia de Interiores
© Felco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PAR / ARCHITECTS OFFICE" 23 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013677/casa-par-architects-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.