Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Tijolo, ArcoPadvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Janela, ArcoPadvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de ExteriorPadvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaPadvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: PMA madhushala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  306
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hemant Patil
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jaquar, Saint-Gobain
  • Equipe De Projeto: Gaurav Bhangre, Prasanna Morey
  • Cliente: Paresh e Samiksha
  • Equipe De Apresentação: Swathi Valdas, Divya Jyoti
  • Redação Do Projeto: Phalguni Shinker
  • Cidade: Baramati
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior
© Hemant Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. A busca por "significado" se entrelaça quando aqueles com algo em comum se unem para moldar a criação. Paresh e Samiksha, clientes que são amigos próximos, acreditam fortemente na igualdade social. Para incentivá-la, eles apoiam famílias migrantes de trabalhadores envolvidos no setor de corte de cana-de-açúcar do distrito de Baramati, na Índia. Paresh se engaja na educação das crianças, pois elas carecem de oportunidades educacionais devido à natureza das ocupações de seus pais. Ao mesmo tempo, Samiksha aconselha mulheres e trabalha com arte teatral social. Durante uma de suas visitas à África do Sul, Paresh uma perspectiva diferente no fornecimento de serviço social chamou sua atenção. Absorvendo isso, o pensamento de "reunir plataformas" para que as pessoas se expressem o incentivou a se conectar conosco. Sua conduta revelou um projeto do tipo "um por todos" ao lado das colmeias residenciais.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Janela
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Imagem 25 de 29
Desenvolvimento de Projeto
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Janela, Arco
© Hemant Patil

"Samiksha! Vamos mudar para uma vila onde estaremos mais próximos do nosso trabalho", disse Paresh. Em pouco tempo, eles venderam sua casa na cidade e partiram para um ambiente rural convencional próximo à fábrica de açúcar de Baramati. Infelizmente, escolheram um terreno que fazia parte de um sistema de parcelamento organizado linearmente em terreno plano, com casas geminadas e construção em concreto armado, um princípio que se disseminou rapidamente que uma vez que um assentamento orgânico, com casas construídas de forma vernacular e espaços abertos que facilitavam a interação, desapareceu completamente.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Imagem 27 de 29
Seção
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco
© Hemant Patil

"Paresh... pelo que entendemos, essa terra não seria adequada..." foi nossa sugestão, reconhecendo a intenção da família em buscar um ambiente livre do estigma dos "edifícios urbanos". Para eles, isso significaria um terreno inclinado no final do bairroo, com uma floresta ao fundo e riachos surgindo durante as chuvas. Uma mudança de vida tão transformadora em um local tão tranquilo deu origem ao "Padvi" - uma residência acolhedora.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada
© Hemant Patil

A principal resposta às condições do terreno foi canalizar o escoamento superficial de uma inclinação de 4,5 metros para uma área de captação construída no pé da colina. Essa estrutura, semelhante a uma pequena represa, despertou a curiosidade do filho, que nos perguntou: "Poderei nadar com meus amigos lá?". Em seguida, imaginamos uma casa com água serpenteando entre os blocos dispostos de forma simples ao longo do eixo central. Essa visão ecoava a atmosfera de um recinto nas cavernas de Jogeshwari em Ellora. Experiencialmente, o local pode ser considerado um exemplo máximo da criação humana - harmonioso e equilibrado. Essas qualidades estão intimamente ligadas à ideia de convivência coesa de Paresh.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo, Arco, Arcada, Pilar
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Imagem 29 de 29
Axo
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco, Arcada
© Hemant Patil

Ao projetar o ambiente construído, conversas simples se transformaram em espaços bem pensados. Os quartos privativos são definidos por módulos de 3,6m x 5,4m x 1,8m, colocados em alturas múltiplas de 15 centímetros. Esses espaços são voltados para dentro, mas conectados à sala de estar, cozinha e sala de jantar. Uma estrutura central funciona como espaço de convivência e também é usada para atividades sociais e workshops. Ela tem assentos para a sala de jantar e estar, além de um elevador para os quartos. A simplicidade das janelas e do piso escalonado dá um toque ousado, mas familiar. O objetivo é manter a maior parte do espaço como público, permitindo a independência de cada membro da família. Isso resultou no que Paresh sonhava - "uma morada justa".

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Viga
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Imagem 26 de 29
Planta
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Hemant Patil

O Padvi, que simboliza a vida austera em partes da Índia rural, é construído usando alvenaria de pedra basáltica local. Como mencionamos, "Bem... Paresh pensou que conseguiríamos pedra local a um preço mais barato, mas o custo para treinar pedreiros locais nessa habilidade perdida de trabalhar com Basalto seria bastante alto..." Paresh respondeu: "Estou disposto a gastar mais dinheiro se isso beneficiar as pessoas locais." Esse esforço colaborativo não apenas construiu um grupo de artesãos que aprenderam a trabalhar com pedra, mas também os capacitou a continuar no futuro. Uma parte da estrutura de sustentação é construída usando pedra descartada extraída de um local próximo, trabalhada à mão por artesãos familiarizados com alvenaria básica e pedra britada. A integração de madeira de teca reciclada e piso de IPS (pedra patenteada indiana) prevê uma abordagem minimalista. Acendeu um vocabulário arquitetônico, revivendo o artesanato regional e desafiando o rendimento mecânico industrial.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior
© Hemant Patil
Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Imagem 28 de 29
Seção

Essas dinâmicas no local resultaram em uma correlação intuitiva entre o espaço físico e as necessidades humanas. Seja pelos investimentos oportunos (físicos ou econômicos), pela vontade de Paresh e Samiksha de desafiar as normas sociais aceitas, ou pela abordagem impactante e humilde de moldar uma forma construída como arquitetos, cada ação foi uma tentativa de criar uma residência inclusiva. Isso incorporou um sentido distintivo do que significa "convivência comunitária". De maneira justa, o que vem de dentro nunca deixa de se alinhar, e o que se alinha, sem dúvida, se inflama.

Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala - Fotografia de Exterior
© Hemant Patil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Padvi, A Casa da Varanda / PMA madhushala" [Padvi The Verandah House / PMA madhushala] 29 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013666/padvi-a-casa-da-varanda-pma-madhushala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.