Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCentro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, JanelaCentro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, FachadaCentro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCentro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Mais Imagens+ 18

  • Equipe De Projeto: Sam Crawford, Justine Anderson, Liam Marosy-Weide, Christine Guan, Ken Warr
  • Cliente: City of Canterbury Bankstown
  • Cidade: Hurlstone Park
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Sam Crawford Architects

Um pavilhão em forma de "Y" com telhado vermelho é um farol para a comunidade local. Um novo centro comunitário no oeste de Sydney, projetado por Sam Crawford Architects (SCA), conecta-se à área patrimonial e fornece espaços muito necessários para a comunidade local, revitalizando um parque suburbano. Sam Crawford, diretor da SCA, disse: "Os tijolos vermelhos e os telhados de terracota do subúrbio foram nossa inspiração para os materiais, cores e formas do novo centro comunitário no Hurlstone Park. Ele transmite o caráter desses edifícios e o interpreta de forma contemporânea, trazendo uma conexão especial para os moradores locais. Anteriormente, um antigo clube estava situado dentro do Hurlstone Memorial Reserve Park, abandonado e sem uso, refletindo mudanças demográficas e necessidades da comunidade. O novo pavilhão está aberto para reuniões, festas, palestras e outras funções, proporcionando um recurso valioso para a comunidade local. A conectividade foi nosso principal impulsionador, direcionando tanto a forma quanto o layout. A forma suave em "Y" permite múltiplos pontos de entrada, para que o centro possa ser acessado por vários locais diferentes do parque. Seus três lados curvos apresentam grandes portas de vidro, permitindo transparência, ventilação cruzada e acessibilidade."

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Sam Crawford Architects
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Imagem 21 de 23
Planta
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Janela
Cortesia de Sam Crawford Architects

O layout também permite que os espaços ao redor do volume sejam maximizados para uso público. Cada lado forma um pátio abrigado que permite uso recreativo ativo e passivo por grupos diversos. A circulação ao redor também é facilitada para que nenhuma lateral se torne "fundo" e, portanto, seja subutilizada. Funcionando como um elemento paisagístico escultural, a forma do pavilhão minimiza a massa do volume e permite vistas através da edificação desde diferentes ângulos. O pavilhão é elevado do chão para gerenciar a drenagem e fornecer assentos adicionais ao redor dos seus limites.

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
Cortesia de Sam Crawford Architects

A forma do telhado vermelho em metal esculpido é inclinada em suas bordas para criar uma sensação de dinamismo e chegada. Telas perfuradas vermelhas no telhado e uma fachada ondulada com janelas altas criam um efeito de lanterna, oferecendo vistas para fora e para cima, trazendo luz e promovendo segurança. O pavilhão de 143m2 apresenta espaços adaptáveis e acessíveis - uma sala comunitária e uma área externa coberta podem ser usadas independentemente ou abertas para um espaço que recebe atividades  através das grandes portas de vidro deslizantes. Há também uma cozinha e instalações de banheiro públicas.

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Imagem 22 de 23
Corte
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
Cortesia de Sam Crawford Architects

O projeto apresenta materiais de construção robustos e duráveis, baixos custos de manutenção, custos operacionais mínimos, princípios de design passivo (minimizando o uso de ar-condicionado e maximizando a energia solar), além de segurança passiva. As cores internas e externas (terracota, rosa, rouge, cobre, creme, argila) ressoam com a área de conservação local. Pilares rosa referenciam o novo paisagismo e complementam os painéis de madeira. Os acabamentos do banheiro brincam com a cor e a luz da paisagem circundante, enquanto os acessórios e acabamentos de aço inoxidável foram usados externamente para conferir durabilidade. No interior, um piso vinílico rouge unifica o revestimento do piso e da parede, facilitando a limpeza. Uma faixa de compensado circunda a base da sala, sua superfície resistente como um grande rodapé minimiza os danos causados pelo movimento de móveis feito pelos locatários da sala. Acima do compensado, uma faixa de feltro cinza até a altura da janela alta permite que as pessoas decorem o espaço de acordo com suas funções.

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Sam Crawford Architects
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Imagem 23 de 23
Corte Longitudinal
Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
Cortesia de Sam Crawford Architects

À noite, o pavilhão brilha suavemente no escuro. A integração do centro com o parque existente revitalizou a região e transformou um espaço negligenciado em um centro comunitário vibrante. Ele fornece um lugar de reunião muito necessário. Isso promoveu uma maior conectividade, incentivando interações sociais e engajamento comunitário, enriquecendo a qualidade de vida dos moradores locais.

Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesia de Sam Crawford Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hurlstone Park NSW 2193, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário da Hurlstone Memorial Reserve / Sam Crawford Architects" [Hurlstone Memorial Reserve Community Centre / Sam Crawford Architects] 02 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013572/centro-comunitario-da-hurlstone-memorial-reserve-sam-crawford-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.