Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaEdifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Escada, JanelaEdifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, BalcãoEdifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: BE STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1092
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CERAMIQUES CALAF, Ceràmica Ferres, PAVINDUS
  • Arquitetos Responsáveis: Silvia Baulies e Gaspar Bosch
  • Gestor De Execução Do Projeto: Axel Illa, Joan Ametller - AIM Facility
  • Programa / Uso / Função: Residencial
  • Engenharia Estrutural: Campanyà Vinyeta Arquitectes
  • Cidade: Mataró
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto fica localizado no Antigo Eixample de Mataró, a capital do Maresme, uma cidade costeira com um clima temperado devido à sua localização geográfica. O ponto de partida é um terreno vazio muito próximo à costa, em uma área urbana compacta onde predomina a tipologia "casa de cos".

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Adrià Goula
Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Adrià Goula

 Este ambiente influenciou a abordagem do projeto, levando-nos a propor um edifício que evoca a arquitetura mediterrânea e favorece o desfrute do clima litorâneo. Projetamos um volume alinhado com essa tipologia e fachadas que se misturam com os edifícios ao redor, com a intenção de que o edifício passe despercebido à primeira vista. 

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Adrià Goula

No interior, buscamos uma linguagem diferente e criamos um grande pátio central que serve as residências. Este vazio serve múltiplas funções: ele atenua a transição entre o espaço público e privado, contém o núcleo de comunicação vertical e acesso às 7 residências, fornece um espaço tranquilo e agradável que melhora as relações de vizinhança e oferece uma segunda fachada (aspecto duplo) para as residências. O pátio é retangular e é colocado perpendicularmente à forma alongada do terreno, as paredes do partido do edifício. Dessa forma, o edifício é dividido em dois volumes: um do lado da rua e o outro do lado do pátio interno do bloco.

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula
Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Imagem 25 de 29
Planta - Térreo

Todo o edifício é estruturado em um padrão linear / padrão listrado que nos permite agrupar e organizar os espaços de serviço e servidos. Banheiros e áreas de serviço são agrupados no centro para maximizar o comprimento da fachada para quartos e áreas de estar. Ao mesmo tempo, a geometria e o arranjo desses quartos são projetados para serem adaptáveis a médio prazo. As divisórias internas são construídas a seco e colocadas sobre os acabamentos do piso para facilitar aos usuários a modificação e ocupação desses espaços de acordo com seus estilos de vida.

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© Adrià Goula

Moradias inclusivas foram projetadas com uma perspectiva de gênero. É por isso que a área diurna agrupa as peças de estar, jantar e cozinha em um único espaço principal. A cozinha e a área de lavanderia, onde as atividades domésticas são realizadas, são generosamente dimensionadas para serem utilizadas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e são cuidadosamente projetadas para serem espaços agradáveis de usar. 

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão, Balcão
© Adrià Goula
Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela
© Adrià Goula

A eficiência energética foi um eixo orientador do projeto. Em relação aos sistemas de energia passiva, a inclusão do pátio tem sido crucial para esse propósito, permitindo que todas as residências tenham uma boa ventilação e orientação em duas fachadas. Através de persianas externas de corda, todas as residências recebem luz solar no inverno e podem se proteger no verão. O envelope do edifício evita pontes térmicas e é equipado com boa isolamento e aberturas herméticas.

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Adrià Goula

Isso resulta em um edifício com baixa demanda de energia que raramente precisará de aquecimento, que é produzido com energia aerotérmica. Para reduzir a pegada ecológica do edifício, medidas como a construção de uma estrutura metálica de suporte (e portanto reciclável), isolamento não plástico ou janelas com molduras de madeira e acabamentos de ladrilho natural foram tomadas, contribuindo para uma estética tradicional com uma alma mediterrânea.

Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Porta, Cadeira, Janela
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mataró, Província de Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Churruca / BE STUDIO" [Churruca Residential Building / BE STUDIO] 28 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013536/edificio-residencial-churruca-be-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.