Casa Attico / Atelier Matteo Arnone

Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Pia, Mesa, Bancada, VigaCasa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaCasa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Exterior, BanheiraCasa Attico / Atelier Matteo Arnone - Mais Imagens+ 31

São Miguel do Gostoso, Brasil
  • Equipe De Projeto: Matteo Arnone, Laura Tagliavini, Daniel Cha
  • Engenharia Estrutural: Miguel Brazão, Paulo Freire
  • Engenheiro De Fundação: Miguel Brazão, Paulo Freire
  • Engenheiro De Sistemas: João Claudinei Alves
  • Cidade: São Miguel do Gostoso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. No nordeste do Brasil, na costa de São Miguel do Gostoso, amparada pelo que há de mais suave: o vento e as nuvens, ergue-se a Casa Ático, um dos projetos recentes e emblemáticos do Atelier Matteo Arnone. A influência da morfologia e sua posição conectada aos ventos despertou no arquiteto e no cliente a vontade de imaginar uma nova resposta para uma solução arquitetônica completamente nova. Portanto, o núcleo do edifício se eleva o suficiente das dunas para ter a vista do mar e se torna um ponto de referência para a paisagem.

Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Cairoli
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Fachada
© Federico Cairoli

Observando os cortes e as plantas da casa, compreendemos o desejo de Matteo Arnone de capturar a ventilação natural que sopra o ano todo para o lado leste e impulsionar a ventilação de todos os espaços da casa. No andar térreo, a casa tem o formato de uma turbina de vento. Do lado leste, o vento entra nos pátios e circula geometricamente de acordo com as formas das paredes, dividindo a força do vento e ventilando os quatro quartos simétricos. No nível da torre, o vento sobe entre as duas camadas de alvenaria que compõem a estrutura das paredes da torre, criando uma ventilação natural da fachada.

Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Pia, Mesa, Bancada, Viga
© Federico Cairoli
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Federico Cairoli
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Imagem 26 de 36
Planta 00
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© Federico Cairoli
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Imagem 36 de 36
Diagrama
Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

A cozinha central, voltada para quatro pátios diferentes, comanda, do centro do piso térreo, os espaços simétricos que criam o coração da casa e seu núcleo de convivência. A cozinha é visualmente conectada ao primeiro andar por um círculo que se abre para a sala de estar e o escritório. Quanto mais subimos, mais temos essa sensação particular de estarmos isolados em meio à vasta natureza, até o último pavimento, um pequeno espaço para admirar a paisagem.

Casa Attico / Atelier Matteo Arnone - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Attico / Atelier Matteo Arnone" 03 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013425/casa-attico-atelier-matteo-arnone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.