Casa Trica / iHouse estudio

Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraCasa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, PátioCasa Trica / iHouse estudio - Mais Imagens+ 33

Chihuahua, Uruguai
  • Arquitetos: iHouse estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  114
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aldo Lanzi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios del Uruguay, Barraca parana, Becam, Rozen, Teka
  • Arquitetos Responsáveis: Arq. Andrés García, Arq. Marcelo Mederos
  • Equipe De Projeto: Arq. Julieta Fraga, Arq. Mateo Arjona, Arq. Agustín Sica, Arq. Luciana Cano, Arq. Lucas Toledo
  • Cidade: Chihuahua
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Lanzi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A demanda deste projeto veio do outro lado do mundo. O proprietário, um uruguaio radicado na Austrália, buscava construir uma residência para usar como sua casa temporária enquanto estivesse no país, um espaço para descansar, receber sua família e amigos. O desafio era projetar, desenvolver e construir essa residência apenas se comunicando por videochamada. A premissa era clara: uma casa altamente conectada com a área externa, com mínimas modificações na topografia e flora do terreno, e completamente pronta para o momento sua chegada.

Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior
© Aldo Lanzi

Localizada na cidade costeira de Chihuahua, no turístico Departamento de Maldonado, este projeto se enquadra em um contexto de crescimento urbano e demográfico acelerado nos últimos anos. Em um ambiente agreste e árido, a residência se integra à nova imagem do bairro praiano, onde se misturam construções que evocam épocas passadas com intervenções contemporâneas. Desde seu projeto até sua construção, essa residência responde a soluções modernas, tecnológicas, eficientes e ecológicas.

Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Aldo Lanzi
Casa Trica / iHouse estudio - Imagem 25 de 38
Planta
Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Aldo Lanzi

A mudança na linguagem da arquitetura costeira também se reflete nas novas lógicas de construção. A execução de uma obra dessa magnitude a mais de 120 km de sua localização final apresenta desafios econômicos, naturais e logísticos. Por isso, optou-se por uma solução que combinasse modernidade e respeito ao ambiente: a construção modular em fábrica.

Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Aldo Lanzi

Os módulos foram projetados para otimizar o espaço e a funcionalidade. Dois módulos simétricos compõem a residência, unidos pelo lado mais longo em um prisma retangular. No interior, a distribuição se organiza a partir de uma forte simetria em ambos os eixos. Um bloco central divide as áreas sociais dos quartos, enquanto as fachadas curtas e laterais são cegas, proporcionando privacidade, e as fachadas longas possuem aberturas que permitem uma conexão total com o entorno.

Casa Trica / iHouse estudio - Imagem 31 de 38
Axonométrica
Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Fachada, Pátio
© Aldo Lanzi

A fabricação em um ambiente controlado garantiu um processo eficiente e de alta qualidade. Os módulos foram produzidos em condições ótimas, eliminando o fator artesanal e assegurando um controle de qualidade constante. Essa metodologia permitiu realizar as pequenas intervenções no terreno em menos de uma semana, reduzindo o tempo de construção e garantindo um resultado impecável. Em resumo, esse projeto une tecnologia, design e respeito ao ambiente para criar uma residência contemporânea, eficiente e em harmonia com seu ambiente costeiro.

Casa Trica / iHouse estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aldo Lanzi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Trica / iHouse estudio" [Casa Trica / iHouse estudio] 25 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013387/casa-trica-ihouse-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.