Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe

Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior, UrbanoPlataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de ExteriorPlataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de InterioresPlataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de ExteriorPlataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Mais Imagens+ 13

  • Arquiteto Responsável: studio MADe
  • Conceito Inicial: Madhusudhan Chalasani, Mario Galiana, Mario Aller, German Mueller, Carlos Gonzalo, Niharika Sanyal
  • Projeto Executivo: Kim Hyunsu, An Youngju
  • Projeto Estrutural: NRC Structure consulting structural Engineers Co.
  • Projeto Elétrico: HANA Consulting Engineers Co., Ltd.
  • Cidade: Suncheon
Mais informaçõesMenos informações
Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior, Urbano
© Youngchae Park

Plataforma de Arte Suncheon: O Claustro Escondido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação, construída como parte da visão de rejuvenescer a cidade antiga, se esforça em restaurar um senso de harmonia e um momento de pausa no contexto urbano denso. Para alcançar esse objetivo, foi esculpido um espaço aberto para o céu, evocando a sensação de um 'vazio' psicológico e refletindo a tipologia de pátio da arquitetura medieval coreana.

Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior
© Youngchae Park
Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Imagem 13 de 18
Planta
Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior
© Youngchae Park

A intervenção estabelece uma conexão fluída entre a cidade histórica e o rio, tornando-se um limiar público para se aproximar da cidade antiga. Além disso, reconhece a importância de espaços verdes em áreas urbanas, oferecendo espaço para densas plantações no local, e destacando a necessidade de preservação de ecossistemas naturais em ambientes metropolitanos.

Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Imagem 16 de 18
Axonométrica
Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Youngchae Park

A linguagem arquitetônica e o sistema de proporções do edifício são inspirados na arquitetura tradicional coreana, utilizando a medida convencional 'ka', equivalente a 3,60 metros. Isso possibilita um crescimento incremental modesto, com a opção de adicionar salas subterrâneas conforme necessário. A base de granito maciço e os pavilhões de aço na cobertura proporcionam uma experiência material contrastante. O projeto é marcado por contrastes lúdicos - entre a caverna subterrânea e o pavilhão construído, movimento e pausa, densidade e vazio, e gravidade e leveza.

Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Interiores
© Youngchae Park

A qualidade arquitetônica é inspirada pela surpresa e alegria de descobrir um claustro escondido em meio a uma floresta urbana, enquanto se caminha em direção ao tecido denso da cidade antiga. No geral, o significado arquitetônico evoluiu através de uma reinterpretação do tradicional ao contemporâneo, reforçando um senso de continuidade com a memória da comunidade ao longo do tempo.

Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe - Fotografia de Exterior, Urbano
© Youngchae Park

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Suncheon, Jeolla del Sur, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Plataforma de Arte Suncheon / studio MADe" [Suncheon Art Platform / studio MADe] 19 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013343/plataforma-de-arte-suncheon-studio-made> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.