Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Youngchae Park

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Polias e engrenagens: projetos que usam mecanismos manuais para transformar os espaços

Os sistemas mecânicos suportados por dispositivos como polias, engrenagens, bobinas, cabos e contrapesos podem ser muito úteis para impulsionar e transmitir forças, gerando o movimento ou deslocamento de certos elementos de uma maneira relativamente simples, sem a necessidade de envolver energia elétrica. A incorporação desses mecanismos em projetos arquitetônicos gera a possibilidade de alterar manualmente a disposição dos elementos que definem os espaços sob uma perspectiva didática e recreativa.

O que é exatamente uma fachada translúcida de policarbonato?

As fachadas translúcidas são painéis leves usados nos exteriores de edifícios, protegendo-os de intempéries climáticas, umidade e erosão. Sua composição de microcélulas de policarbonato fornece uma luz suave e naturalmente difusa, com uma ampla gama de cores, brilho e opacidades disponíveis.

Ao fixá-las no lugar, com juntas ocultas, é possível ocultar elementos de construção desagradáveis e ajudar a proteger as pessoas dos raios UV prejudiciais, garantindo também a condução térmica máxima. Os indivíduos que os utilizam perceberão uma redução nas contas de energia uma vez que a luz natural do sol poderá aquecer e iluminar edifícios, criando condições ambientais internas muito atraentes para diferentes usos.

MZ Kitchen / QdL Arquitectos. Image © María GonzálezNathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa. Image © David FoesselNathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa. Image © David FoesselOption Coffee Bar / TOUCH Architect. Image © Metipat Prommomate+ 25

12 Edifícios que inovaram em suas fachadas de tijolos

Os tijolos estão entre os materiais construtivos mais antigos da humanidade. De longa durabilidade, há registros do uso de tijolos desde 7.000 a.C.. Através dos séculos, os tijolos construíram impérios na Turquia, Egito, Roma e Grécia. Os tijolos expostos marcaram a era georgiana, com milhares de sobrados de tijolos vermelhos caracterizando ruas de cidades como Londres, Edimburgo e Dublin.

Hoje, o tijolo está passando por uma espécie de renascimento. Marcos arquitetônicos em todo o mundo, como o Dr. Chau Chak Wing Building de Frank Gehry em Sydney e o Tate Modern Switch House de Herzog & de Meuron estão ampliando o uso do tijolo e redefinindo o modo como este material pode ser percebido.

A Coreia do Sul é um caso interessante nesse panorama do renascimento do tijolo, com uma preferência pela alvenaria escura e cinzenta que alcança um tom pesado, brutalista, mas de certo modo ainda lúdico. Como muitos países, a arquitetura de tijolo da Coreia do Sul questionou a conformidade, experimentando fachadas perfuradas e permeáveis, e paredes dinâmicas, curvas e fluidas. A seguir, reunimos 12 resultados interessantes do emprego deste antigo material na arquitetura contemporânea do país asiático. 

Rocha & Madeira / Hyunjoon Yoo Architects

© Youngchae Park © Youngchae Park © Youngchae Park © Youngchae Park + 25

Residência Le Petit Mont / Chiasmus Partners

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 22

Yangpyeong-gun, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Chiasmus Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Laboratório Criativo de Seul / Hyunjoon Yoo Architects

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 28

Loja H&M Seul Hongdae / D.LIM architects

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 21

P&P / D.LIM architects

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 28

  • Arquitetos: D.LIM architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  467
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

The Bricks / Doojin Hwang Architects

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 24

The West Village / Doojin Hwang Architects

© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park© Youngchae Park+ 20