Casa PK / 8x8 Design Studio Co.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de InterioresCasa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, VigaCasa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, JanelaCasa PK / 8x8 Design Studio Co. - Mais Imagens+ 28

Calatagan, Filipinas
  • Arquitetos: 8x8 Design Studio Co.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bien Alvarez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Albero, DSA Glass, Dedon, Folly, Gessi, Glassbox Philippines, Kenneth Cobonpue, Molteni & C, Novacolor, Poltrauna Frau, Roda, Scavolini, Topciment, Vitrocsa
  • Arquitetos Responsáveis: Pearl Robles Alfonso, Adrian Alfonso
  • Equipe De Projeto: Trish Sampol, Kerby Barcenas, Miguel de Lara, Janella Divinagracia
  • Construção Civil: Wilmar Olazo
  • Finishing Contractors: Aqius Construction Inc.
  • Projeto Estrutural: DCH Reyes Structural Design Consultancy
  • Projeto Mecânico: AirconEx Philippines
  • Projeto Elétrico: Macro-Edge Techno-Solutions, Inc.
  • Cidade: Calatagan
  • País: Filipinas
Mais informaçõesMenos informações
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Bien Alvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Calatagan, Batangas, nas Filipinas, a Casa PK foi projetada como uma residência de fim de semana tranquila. O terreno fica a cerca de 3 horas de estrada do Metro Manila e possui uma topografia acentuada. A propriedade é cercada por vistas privilegiadas da Baía de Balayan a leste e sul, com uma cordilheira a oeste. Com uma área de 3 hectares, a Casa PK fica no centro do terreno como um ponto de partida para futuros desenvolvimentos e para aproveitar ao máximo as vistas panorâmicas ao redor.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Bien Alvarez
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 25 de 33
Planta Pavimento Térreo
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior
© Bien Alvarez
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 32 de 33
Cortes
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores
© Bien Alvarez

A sigla PK significa Projeto Kubo, tendo o 'Bahay Kubo' como essência fundamental do projeto. 'Bahay Kubo' é um tipo de casa elevada em palafitas e telhado de palha, nativa das Filipinas. Ela é elevada para permitir que a área de base, conhecida como 'Silong', seja utilizada para armazenar ferramentas, colheitas e animais. Além disso, serve como espaço para resfriar a casa principal elevada, chamada de 'Bulwagan'. O 'Bulwagan' é o espaço central da casa, que oferece áreas abertas e flexíveis para estar e dormir. A casa é então coberta por um telhado de palha que se estende até o perímetro como um escudo tropical.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga, Corrimão
© Bien Alvarez

A PK é uma interpretação contemporânea do perfil do Bahay Kubo. Ela apresenta um espaço Silong no nível térreo que oferece um ambiente comunitário ao ar livre, o Bulwagan no segundo nível, e reserva o terceiro pavimento para o quarto principal.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 33 de 33
Vista da Costa
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Bien Alvarez

O Silong no térreo foi projetado como um espaço multiuso para reuniões de grupos maiores. Configurado como um layout aberto, inclui uma mesa de madeira de 9,0 metros ao centro, cercada por lounges e uma cozinha principal como uma galeria para encontros sociais. Nas extremidades leste e sul estão o deck da piscina e um pátio com lareira, que se estendem além do Silong para o exterior. Esses espaços foram projetados como uma série de experiências ao entrar na PK e destacam a vista panorâmica da piscina que se estende até o horizonte do mar.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Bien Alvarez
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 26 de 33
Planta Segundo Pavimento
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Bien Alvarez

O segundo pavimento abriga a sala de estar cercada por painéis de vidro articulados que proporcionam vistas para o norte, leste e sul. Este espaço é envolvido por um deck perimetral que oferece pontos de vista para a paisagem à beira-mar e para a cordilheira. Os terraços perimetrais são plataformas em balanço que servem como beirais protetores para o pavimento inferior.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Bien Alvarez
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 30 de 33
Elevação Norte e Oeste

O terceiro pavimento abriga o quarto principal com um interior singular, oferecendo uma vista para o nascer do sol no horizonte do mar. Ele possui uma banheira de madeira Inoki no canto nordeste e é envolto por um Sistema de Vidro Giratório da Vitrocsa. Esses elementos são articulados para deslizar e empilhar, integrando o espaço interior ao deck perimetral e ampliando a percepção do terceiro pavimento como um espaço expandido.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior, Fachada
© Bien Alvarez
Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Imagem 28 de 33
Planta Terraço Cobertura

A Casab PK é finalizada com um terraço na cobertura, proporcionando um local para encontros ao ar livre com uma churrasqueira. Como o ponto mais alto da estrutura, o espaço oferece uma vista geral da natureza circundante de Calatagan.

Casa PK / 8x8 Design Studio Co. - Fotografia de Exterior
© Bien Alvarez

Projetada como uma estrutura de três níveis com um deck na cobertura, a casa foi construída com estrutura de aço. Dada sua orientação à beira-mar, o processo envolveu o jateamento de areia e a aplicação de selos protetores em todos os elementos de aço para evitar corrosão. Os pavimentos foram dispostos de forma escalonada para criar um perfil ascendente, semelhante à silhueta de uma pirâmide, como uma presença icônica no local. Esses balanços funcionam como resposta climática, protegendo o interior do calor tropical e das condições climáticas adversas. A composição geral dos componentes da Casa PK foi projetada para criar uma camada porosa de espaços, enquanto atende às demandas do clima tropical do local.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PK / 8x8 Design Studio Co." [PK House / 8X8 Design Studio Co.] 14 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013118/casa-pk-8x8-design-studio-co> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.