Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier

Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, JanelaPavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Interiores, Viga, PilarPavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Interiores, Armário, Pilar, VigaPavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, JanelaPavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Mais Imagens+ 15

Distrito de Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Afonso Botelho Santos, Rita Sampaio
  • Cidade: Distrito de Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, Pilar
© Mariana Lopes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão é o resultado de um concurso para projetar uma estrutura temporária na Praça de São João, em Ponta Delgada, para o festival Walk&Talk. Como uma estrutura temporária para um festival de artes, o pavilhão é, em si mesmo, uma performance. O primeiro momento é o ato coletivo de sua construção, que ocorre durante duas semanas na praça. O surgimento e a presença crescente do pavilhão alteram a imagem do espaço público e antecipam o festival.

Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Mariana Lopes
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Mariana Lopes
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Imagem 11 de 20
Planta
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Imagem 19 de 20
Elevaçoes
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Fachada
© Mariana Lopes

O segundo momento refere-se à vida do pavilhão durante os dez dias do festival. Ao longo dos diferentes eventos do evento, a imagem e a atmosfera do pavilhão mudam, dependendo da apropriação da estrutura. O pavilhão consiste em dois volumes, um que abriga o palco e as áreas técnicas, e o outro destinado ao bar e à cantina. O espaço vazio entre eles é preenchido pelo público. A proposta enfatiza o uso de materiais locais e técnicas simples de montagem e desmontagem. A repetição de uma estrutura de vigas e pilares em madeira de criptoméria cria os espaços. Pedras vulcânicas são colocadas no telhado, celebrando os processos de construção da arquitetura popular dos Açores, que tradicionalmente coloca pedras nos telhados para evitar danos causados pelo clima. Pedras semelhantes, porém maiores, são cuidadosamente selecionadas e dispostas no chão para servir como bancos ou outros usos informais.

Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Mariana Lopes
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Pilar
© Mariana Lopes
Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Imagem 20 de 20
Axo

As cortinas de rede semitransparentes homenageiam a cultura pesqueira da ilha e aumentam a flexibilidade dos espaços do pavilhão, vestindo-o ou despindo-o parcialmente. Sua permeabilidade cria sombras e mudanças orgânicas no espaço e na atmosfera, contrastando com a rigidez da estrutura e explorando diálogos com o espaço público. Após o término do festival, ocorre o último momento da vida do pavilhão: a estrutura é desmontada para dar origem a outras efemeridades.

Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Mariana Lopes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Distrito de Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Temporário W&T / Ilhéu Atelier" 09 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013088/pavilhao-temporario-w-and-t-ilheu-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.