Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de ExteriorCasa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada, ArcoCasa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Clemens Poloczek
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Bauwerk Parkett, Claytec GmbH & Co.KG, Dornbracht AG & Co.KG, Duravit, FSB Franz Schneider Brakel, Grau GmbH, Heidelberg Cement AG, Mawa Design, Schulte Naturstein, von Hanf e.K
  • Arquitetos Responsáveis: Silvia Schellenberg-Thaut, Sebastian Thaut
  • Equipe De Projeto: Juliane Diener
  • Coordenação De Obra: Kilpper Architekten
  • Projeto Estrutural: Mayer-Vorfelder und Dinkelacker
  • Serviços Civis: Winkler HSK GmbH, Elektro-Füchse
  • Cidade: Leipzig
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Clemens Poloczek

Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade está situada no perímetro de uma área residencial consolidada em Portitz, no noroeste de Leipzig. Além da proximidade imediata com a natureza, destaca-se pelo bairro composto por um desenvolvimento heterogêneo de casas unifamiliares e uma vegetação já estabelecida. A natureza, a floresta próxima e o pomar desempenharam papéis igualmente importantes, assim como a adaptação dos edifícios circundantes a uma linguagem arquitetônica contemporânea. As características essenciais da propriedade foram traduzidas em um edifício residencial com telhado de duas águas, que remete à imagem arquetípica de uma casa. No entanto, o projeto vai além, adotando a abordagem de "dois são melhores que um", com a composição de dois volumes estreitos e deslocados para criar uma fachada única.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Exterior
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Clemens Poloczek

Essa estratégia permite manter-se dentro das linhas de construção dos edifícios vizinhos, respeitar a escala do entorno e, ao mesmo tempo, acomodar o programa necessário de forma compacta e centralizada. A forma dos dois volumes do telhado de duas águas dialoga com as casas geminadas na área circundante, adicionando um toque de humor ao projeto. Em vez de buscar uniformidade, o projeto busca transformar o existente de modo a criar uma arquitetura independente e marcante. O resultado é um volume claro e direto, com aberturas especiais que conectam o interior à natureza circundante, oferecendo vistas da floresta a leste e do pomar a oeste.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada, Arco
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Imagem 18 de 21
Planta Pavimento Térreo

Uma área de acesso é criada entre a rua e a edificação, abrigando a garagem e o acesso à entrada e ao jardim, servindo como um elo entre o espaço público e o privado. O pomar a oeste, reservado apenas para os residentes, é acessado por um pátio pavimentado que também abriga as vagas de estacionamento e proporciona acesso à entrada principal e ao jardim. Diferentes níveis de terraços, uma área de piscina e elementos verdes complementam o ambiente externo, criando um espaço de lazer único e agradável. Já o interior contrasta com a robustez do exterior, apresentando-se como uma espécie de refúgio acolhedor, com detalhes que remetem a uma caverna.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Janela
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Imagem 20 de 21
Corte A

A temática das curvas é explorada nos detalhes das passagens e portas, enquanto os dois volumes se entrelaçam para criar uma experiência espacial complexa e harmoniosa no interior. Revestimentos de argila texturizada aquecem os ambientes, enquanto o piso de pedra natural confere uma sensação de conexão com a natureza. Nas áreas íntimas, do pavimento superior, foi instalado parquet de carvalho naturalmente oleado.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária, Pia
© Clemens Poloczek
Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Pilar
© Clemens Poloczek

O acesso ao edifício se dá por uma porta generosa que permite a entrada da luz natural e das vistas da floresta circundante. Uma circulação leva a uma ampla área de cozinha e jantar com saída para o jardim. A sala de estar separada e mais alta também é acessada a pela circulação. A elevação está alguns degraus acima do nível do solo, como um espaço que se estende até o teto, criando uma atmosfera especial com uma lareira embutida em uma parede de concreto aparente.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Clemens Poloczek

Os cômodos mais privativos estão localizados no pavimento superior. Estes também são divididos por níveis ligeiramente escalonados. O quarto principal com closet e banheiro está localizado em um nível intermediário. Em seguida, alguns degraus levam à área das crianças, convidados e ao escritório. Os quartos estão conectados à natureza por meio de aberturas direcionadas.

Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Clemens Poloczek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moränenweg 14, 04349 Leipzig, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH" [Duplex / Atelier st + Gesellschaft von Architekten mbH] 12 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013058/casa-duplex-atelier-st-plus-gesellschaft-von-architekten-mbh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.