-
Arquitetos: Contorns, arquitectura e interiorismo
- Área: 220 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:El Ramo Volador
-
Fabricantes: Aglocork, Fustes Oliveras, Gutex, Rajoleria Quintana, Rovira, Yutes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alberto e Ariadna finalmente encontraram a casa dos seus sonhos: um casarão para recuperar com a ajuda das próprias mãos, a fim de obter uma casa o mais eficiente e saudável possível.
Mas Auleda era uma casa rural do século XVII que passou por várias intervenções, mas ainda conserva sua essência vernacular catalã. Para adaptar uma casa com essas características às novas necessidades energéticas e de saúde, optou-se por aproveitar os recursos do ambiente, como a orientação, o sol, os ventos e a vegetação, redistribuir a planta interna, reduzindo o volume habitável, e isolar completamente a casa.
A casa é composta por dois volumes retangulares adjacentes, em um deles foram preservados os pisos baixos de abóbada catalã e no outro foram incorporados espaços de altura com grandes janelas para contrabalançar e dar amplitude. As janelas voltadas para o sul ajudam a captar radiação solar no inverno e são protegidas no verão por persianas alicantinas para evitar o superaquecimento do sol.
Graças às diferentes intervenções para melhorar a eficiência energética, o consumo de energia e as emissões de CO2 foram reduzidos em 85%. Por esse motivo, a casa é climatizada apenas com um forno de inércia térmica capaz de aquecer a casa com apenas uma queima de lenha por dia. Também foram instalados ventiladores de teto nas áreas com mais vidro para refrescar.
Foram utilizados materiais naturais e locais, como madeira de castanheiro do Montseny para vigas, cobertura e novos pisos, castanheiro maciço também para o parquet, azulejos cerâmicos manuais de Llambilles, revestimento de cal nas paredes feito in loco com cal e areia da região. Os materiais naturais ajudam a ter um bom ambiente interno de temperatura e umidade, além de proporcionar uma atmosfera acolhedora e agradável.