Escola Hangzhou Daguan / goa

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela, FachadaEscola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de ExteriorEscola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaEscola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Interiores, Janela, CorrimãoEscola Hangzhou Daguan  / goa - Mais Imagens+ 21

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior
© Guowei Liu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com início de suas operações em setembro de 2023, a Escola Daguan (filial Xiangfu) é um componente significativo da iniciativa de renovação do Distrito Histórico da Ponte Xiangfu, na cidade de Hangzhou, China. A escola foi construída sob o quadro contratual geral EPC (Engenharia, Gestão de Compras e Construção), com a participação significativa da GOA em todas as etapas, desde a conceitualização até a implementação. "O projeto da arquitetura educacional deve ir além da funcionalidade básica, com o espaço atuando como um meio dinâmico para comportamentos ricos, estabelecendo um ambiente que encoraja a exploração espontânea." ZHANG Xun, Arquiteto Diretor, Sênior Principal da GOA.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela, Fachada
© Guowei Liu
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Guowei Liu

Continua no Tecido, Muda em Escala - O local possui atributos únicos devido à sua proximidade com o distrito histórico, tornando-se um componente essencial do plano de regeneração urbana. A reflexão sobre o contexto histórico do local serve como origem do projeto. À medida que a cidade se desenvolve, as memórias do seu passado se enraízam no tecido urbano. Dentro deste cenário, as ruas antigas e becos guardam recordações profundas. De acordo com o plano governamental inicial, a linha vermelha da escola interrompia a rua Xiangfu, que já havia servido como principal acesso da cidade. No entanto, em homenagem à importância histórica local, o projeto estende essa rua e a transforma no eixo central do campus. Esse eixo conecta as entradas norte e sul do campus, dividindo assim a escola em dois grupos - leste e oeste. Situada na periferia do distrito de reurbanização, a escola interage com várias escalas urbanas. Estruturas residenciais altas e viadutos urbanos dominam o sul e o leste, enquanto um bloco comercial é projetado em um estilo tradicional ao norte. Construindo sobre esse contexto, volumes escolares cuidadosamente escalonados estabelecem uma textura harmoniosa que une escalas espaciais adjacentes. As paredes brancas de tons quentes harmonizam com a atmosfera histórica. A fachada segue uma disciplina compositiva fundamental, empregando pontos, linhas e superfícies para estabelecer um contraste entre solidez e vazio. A imagem vibrante resultante ressoa com um fluxo melódico.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guowei Liu
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Janela, Cadeira
© Guowei Liu

Fluidez Dinâmica nos Espaços do Campus - O eixo central se estende desde a rua Xiangfu, servindo como corredor comum. A zona acadêmica está situada a oeste, com salas de aula e escritórios ao redor de um pátio central. Ao leste, a zona cultural e esportiva inclui instalações como biblioteca, auditório, cantina, ginásio e campo de atletismo. Os arquitetos acreditam que os espaços educativos devem ser não apenas funcionais, mas também inspiradores e transformadores. Portanto, o projeto da Escola Daguan transcende as limitações dos espaços tradicionais de aprendizado, estabelecendo uma hierarquia espacial diversa e dinâmica e um ambiente que abraça a natureza. Essa abordagem encoraja oportunidades de aprendizado espontâneas.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Imagem 19 de 26
Diagrama
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guowei Liu
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Guowei Liu

A zona acadêmica a oeste é projetada para cercar um pátio interno, promovendo uma sensação de privacidade e segurança. Este pátio fechado é subdividido em pixels menores, introduzindo topografias variadas para desacelerar os movimentos dos alunos. Vegetação exuberante adorna os terraços ondulantes, permitindo que os jovens aprendizes interajam com o mundo natural e sintam as mudanças das estações. Além disso, esse layout introvertido serve como uma proteção contra o agitado ambiente urbano, promovendo um ambiente acadêmico ideal. O hall de entrada é integrado aos estúdios de arte, proporcionando um espaço aberto versátil para exposições e eventos familiares.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Guowei Liu
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Guowei Liu

A zona cultural e esportiva leste compreende uma biblioteca, auditório, refeitório, ginásio e campo de atletismo. Essas unidades estão interligadas por meio de um sistema de circulação tridimensional, tecendo uma rede espacial coesa e orgânica. Integrando volumes sobrepostos e corredores de conexão, as fronteiras entre os níveis se confundem, formando zonas de atividade em alturas variadas. Essa estratégia não apenas incentiva a utilização criativa dos espaços para promover cenários diversos, mas também oferece locais adaptáveis para atividades educacionais e de lazer. Em contraste com a zona acadêmica, a zona cultural e esportiva apresenta um sistema pedonal tridimensional que oferece oportunidades para explorar novos acessos e interações. Apesar das limitações do espaço urbano, a escola oferece às crianças uma memória reminiscente de um passeio agradável no parque por meio de seus caminhos sinuosos.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guowei Liu
Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Guowei Liu

Influências Culturais - O objetivo do projeto vai além de um mero valor educacional, visando ter um impacto potencialmente maior no tecido cultural circundante. Os arquitetos imaginam a escola interagindo com a cidade e suprindo as deficiências nas atividades culturais locais ao longo de suas futuras operações. O projeto apresenta oportunidades para concretizar esse ideal. A zona acadêmica facilita operações autônomas, garantindo um ambiente educacional seguro e privado. Ao mesmo tempo, a zona cultural e esportiva pode operar como uma entidade independente, com potencial para ser aberta ao público durante períodos especificados, como fins de semana, seguindo regulamentos de gerenciamento adequados.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Guowei Liu

Aderindo a esse conceito, o campo de atletismo, a biblioteca e a cantina da escola se conectarão perfeitamente às áreas comerciais através da rua Xiangfu, resultando em um sistema de espaço público vibrante e abrangente. A educação serve a um propósito mais amplo de preservar e avançar a cultura. Além de serem um veículo para a disseminação do conhecimento, as escolas têm o potencial de servir como promotores culturais para a comunidade. O projeto da Escola Primária Daguan valoriza o contexto histórico. Ele estende sua influência para aprimorar o espaço urbano circundante, contribuindo para uma edificação pública repleta de possibilidades.

Escola Hangzhou Daguan  / goa - Fotografia de Exterior
© Guowei Liu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Hangzhou Daguan / goa" [Hangzhou Daguan Primary School Xiangfu Branch / goa] 06 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012811/escola-hangzhou-daguan-goa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.