Edifício Igara / Cité Arquitetura

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, CorrimãoEdifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, CorrimãoEdifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaEdifício Igara /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 37

Rio de Janeiro, Brasil
  • Coordenadores De Projeto: Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira
  • Equipe: Carla Felix, Eduarda Volschan, Fabiana Melo, Fernanda Teixeira, Isadora Coelho, Lilian Freitas, Luiza Melo, Luísa Linden, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Mateus Keiper, Maria Vitória Martins, Pedro Brito, Rachel Tonietto e Raphael Younes
  • Interiores: Manga Rosa
  • Paisagismo: Embyá Paisagens e Ecossistemas
  • Acústica: Roberto Thompson Motta Arquiteto
  • Automação: Bessa Telecom
  • Consultoria De Alumínio: MBP Consultoria de esquadrias
  • Estrutura: Soma Engenharia
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rio de Janeiro, 2024 - Localizado nas esquinas das ruas Igarapava e Sambaíba, na parte baixa do Alto Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, o Edifício Igara tem projeto arquitetônico da Cité Arquitetura, dos sócios Fernando Costa e Celso Rayol, paisagismo da Embyá e Interiores da Manga Rosa Arquitetura.

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Dani Leite
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Dani Leite

O Igara tem inspiração no nome das ruas que o envolvem, consolidando uma relação direta com a vocação do lugar. Foram utilizados na concepção do projeto a etimologia da palavra ‘Igarapava’, um termo de origem tupi que significa “Porto de Canoas”, e o significado de “Sambaíba”, nome dado a um arbusto sarmentoso nativo do cerrado brasileiro. O projeto da Cité partiu desses significados para recriar a ideia da força da árvore. Com seu embasamento enraizado, como um porto seguro íntegro ligado à terra, o edifício busca o céu em ascensão. 

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© André Nazareth
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© André Nazareth

As varandas contam com fechamento de vidro retrátil integradas às salas e aos quartos, levando mais luminosidade natural, ventilação e sensação de liberdade, além do melhor aproveitamento dos espaços. A ideia é integrar o lado de dentro com o lado de fora, ao mesmo tempo possibilitando liberdade espacial aos moradores. 

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Dani Leite
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Imagem 41 de 42
Fachada
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Imagem 38 de 42
Planta
Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Dani Leite

O conceito do enraizamento e da ascensão ao céu é evidenciado pelas cores na fachada, que vão dos tons mais terrosos e escuros na parte do embasamento, a tons mais claros e suaves na parte de cima do edifício. Com essa relação, a grande copa da árvore seria o próprio edifício, onde um delicado elemento de gradil transmite a ideia desse fechamento em galhos, que acolhe e protege como um ninho.  

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Imagem 31 de 42
Isometrica

Nos primeiros pavimentos, o gradil se manifesta de maneira mais concentrada e fechada, criando uma sensação de solidez e fundamentação. Essa escolha arquitetônica não apenas enaltece a base do edifício, mas também sugere a ideia de enraizamento profundo, fundamentando o conjunto de forma sólida e robusta. À medida que se ascende ao longo da estrutura, uma transformação gradual se desenrola. O gradil, antes denso e compacto, começa a abrir-se, revelando uma progressão fluida em direção aos andares superiores.  

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Dani Leite

Localizado acima das coberturas, o edifício possui um terraço-jardim que se propõe a ser um ambiente de convívio, com espécies de vegetação litorânea, de restinga. Há também uma horta e uma área de contemplação da paisagem do entorno, com uma vista privilegiada para o mar. A vista do alto dialoga com o deslumbramento que sentimos ao alcançar o galho mais alto de uma árvore forte e robusta. 

Edifício Igara /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alto Leblon - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22450-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Igara / Cité Arquitetura" 02 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012792/edificio-igara-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.