Museu de Arte Sorol / Meier Partners

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMuseu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, FachadaMuseu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMuseu de Arte Sorol / Meier Partners - Imagem 5 de 12Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Mais Imagens+ 7

Gangneung-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Meier Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3222
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yongbaek Lee
  • Arquiteto Responsável: Dukho Yeon
  • Diretor Associado Da Equipe Principal: Guillermo Murcia
  • Arquiteto E Gerente De Projetos: Sharon Oh
  • Equipe De Projeto: Hyunggyu Choi, Yuhwa Jeong, Tetsuhito Abe, Jun Kawai
  • Cliente: Gyo-Dong Park Holdings (GDPH)
  • Cidade: Gangneung-si
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yongbaek Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Oferecendo um destino icônico para os moradores da cidade e visitantes, o Museu Sorol faz parte do Parque Público Gyo-Dong 7, localizado no centro de Gangneung, uma das regiões mais cênicas da Coreia do Sul, com um marcante cenário de mar e montanha. A topografia íngreme e ondulada proporciona um local natural para a edificação no topo da colina. Espaços ao ar livre, jardins, florestas, caminhos e trilhas estão planejados em todo o parque, preservando e melhorando a paisagem existente. Esta paisagem do parque se conecta aos terrenos do centro de artes, com o térreo situado em um planalto naturalmente elevado (+62,0 m acima do nível do mar) com vistas panorâmicas.

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Imagem 6 de 12
Planta - Situação

A principal intenção de projeto de conectar o volume com seu ambiente também é expressa na constante interação entre o interior da edificação e a paisagem que a cerca. A circulação adota uma abordagem extrovertida, com vistas abertas do parque abraçando o visitante ao longo do percurso. Os espaços da galeria são mais introvertidos, com luz natural controlada, maximizando o espaço de exposição e criando um cenário sereno para arte de padrão mundial. 

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yongbaek Lee

O desenho arquitetônico geral é inspirado na herança do confucionismo coreano e em sua filosofia de arte, expressa através da simplicidade da forma, materialidade, composição e uma relação harmoniosa com a natureza.

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Imagem 7 de 12
Planta - Térreo

A experiência imersiva do centro de artes começa com a abordagem ao longo de uma estrada sinuosa que sobe uma colina arborizada, seguida por caminhos para pedestres que serpenteiam na paisagem do parque. O museu é configurado em torno de um pátio central - uma característica inspirada na arquitetura tradicional coreana - e é organizado em três volumes principais: a ala norte, um grande pavilhão em balanço; o "cubo", um volume imaculado que abriga uma galeria e escritórios; e um pavilhão transparente que abriga a entrada principal, o saguão e a cafeteria. A circulação segue a forma de "T" que proporciona tanto um movimento entre os diferentes pisos e espaços do museu quanto oportunidades de interação com as exposições ao ar livre, jardins e a piscina. A rampa característica é um elemento escultural na paisagem que conecta o interior e o exterior, bem como os dois níveis. 

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Imagem 12 de 12
Render - Galeria

O museu se destaca por seus espaços de exposição internos puros e serenos. A coleção no "cubo" está contida em um espaço alto coroado por uma claraboia com vidro opaco-translúcido para luz difusa. Janelas de tamanho modesto são estrategicamente posicionadas para animar o espaço com luz natural controlada e criar vistas emolduradas em direção ao parque, ao mesmo tempo em que maximizam as paredes para exposições. Cada galeria possui um caráter único, com a capacidade de controlar completamente a graduação da luz natural e artificial, permitindo que os curadores criem uma experiência de luz específica dependendo das exigências da exposição.

Museu de Arte Sorol / Meier Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yongbaek Lee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gangneung-si, Gangwon-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Sorol / Meier Partners" [Sorol Art Museum / Meier Partners] 02 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012774/museu-de-arte-sorol-meier-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.