Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fachada, Corrimão, AçoEdifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaEdifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Mais Imagens+ 34

São José do Rio Preto, Brasil
  • Construção: TARRAF
  • Projeto De Interiores: S. C. Arquitetura e Design
  • Projeto Paisagístico: Luciano Fiaschi Arquitetura Paisagística
  • área Loteamento: 3.150 m²
  • área Privativa Da Unidade: 354,36 m² (Áurea) e 264,99 m² (Rubra)
  • Altura Do Prédio: 44,35 m²
  • Cidade: São José do Rio Preto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com plantas articuladas, novo residencial com arquitetura Königsberger Vannucchi leva morar contemporâneo a São José do Rio Preto    

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi

Soluções de implantação das duas torres, como recuo em relação ao passeio e volume suspenso para áreas comuns, otimizam aproveitamento da área total construída de 17 mil m².

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Imagem 30 de 39
Planta - Térreo 1.100
Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

São Paulo, 2024 – Em uma das regiões mais nobres de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi construído o Montelena, novo empreendimento de alto padrão com arquitetura Königsberger Vannucchi para a TARRAF. Implantado em torres recuadas do alinhamento do lote, o projeto residencial teve entre seus desafios a análise do terreno para garantir aos apartamentos sombreamento e vista panorâmica da zona Sul da cidade.

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Pedro Vannucchi

"A implantação dos edifícios, deslocados entre si e voltados para a vista do skyline de São José do Rio Preto, resulta em dois espaços muito qualificados”, afirma Alexandre Daud, Sócio Diretor da Königsberger Vannucchi. “O primeiro corresponde ao boulevard frontal, generoso e aberto para a cidade, e o segundo corresponde às áreas de lazer, sutilmente separados pelo desnível entre eles e assim prescindindo de qualquer tipo de muro no projeto", completa.

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

Foram propostas então duas torres, Rubra (duas unidades por pavimento) e Áurea (uma por pavimento), que desenham esteticamente a fachada de forma original, com desenho fluido e geométrico, e se conectam por um mezanino. 

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi

Em um terreno de 3.150 mil m², o Montelena conta com 33 unidades residenciais de quatro suítes, de 256 e 343 metros quadrados. Com a fachada e os vidros aparentes que circundam a parte social da casa, todos os apartamentos usufruem de abundante iluminação e ventilação natural cruzada. 

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fachada, Corrimão, Aço
© Pedro Vannucchi

O design arquitetônico dos terraços não apenas protege os quartos e a sala da insolação, como introduz elementos típicos de casas unifamiliares, como quintais, nos apartamentos. "Ao mesmo tempo que sombreiam o edifício, os terraços também resultam numa fachada dinâmica que muda a cada ponto de vista, explorando os percursos do observador", conta Daud.  

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Fachada
© Pedro Vannucchi

Com um núcleo de serviço por andar, as unidades contam um sistema de circulação íntima, que permite, por exemplo, chegar à cozinha a partir dos quartos, sem a necessidade de cruzar espaços sociais como a sala.  

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Janela, Terraço
© Pedro Vannucchi

A disposição estratégica aproveitou integralmente o terreno do Montelena.  Acima do térreo ficaram alocados os equipamentos de lazer, sendo criado, neste mesmo pavimento, um mezanino que leva a uma laje descoberta. No térreo, criando uma interface da rua com o empreendimento, está o lobby com pé-direito duplo que conecta as duas torres por meio de uma entrada convidativa.  À frente do acesso ao prédio, o recuo dá mais amplitude ao passeio público, e também torna sutil a chegada de moradores e visitantes, beneficiando a convivência entre os habitantes da cidade.   

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi
Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Imagem 36 de 39
Corte AA 1.75

A busca pelo conforto oferecido por um hotel cinco estrelas, porém com a privacidade das residências, é evidenciada pela própria implantação, que resolve as questões de fluxo e segurança sem recorrer a grades. Sala de spa, praia de pedras e sauna contribuem para essa experiência dos moradores. Como diferencial, o residencial apresenta infraestrutura para o abastecimento de carros elétricos. 

Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Montelena / Königsberger Vannucchi" 27 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012610/edificio-montelena-konigsberger-vannucchi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.