Casa Halo / Tamara Wibowo Architects

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de ExteriorCasa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Porta, Janela, Cadeira, CamaCasa Halo / Tamara Wibowo Architects - Mais Imagens+ 30

Semarang, Indonésia
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andreaswidi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, &Tradition, ETHNICRAFT, Forme, Fritz Hansen, Granite Tile, Hay Design, Knoll International, Kohler, Louis Poulsen, Luceplan, Phillip Lakeman, Prima Jaya Interior, Santai Furniture, Stone Gallery, TEKA Parquet, Tom Dixon, Toto, Venus Tiles
  • Principal Architect: Tamara Wibowo
  • Project Architect: Adi Iman Wicaksono
  • Project Designer: Rieza Amalia
  • Plumbing Subcontractor: Rejo Makmur
  • Cidade: Semarang
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andreaswidi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no canto de um bairro sereno em Semarang, a Halo House assume a configuração de um celeiro contemporâneo disposto em consideração à posição das árvores já presentes no local, enquanto incorpora um design passivo em sua construção. Existem dois componentes na casa; um deles são as estruturas do telhado inclinado dispostas ao longo do eixo norte-sul, e o outro é a plataforma estreita no centro que conecta as estruturas do telhado inclinado. Essa plataforma é perfurada em formato circular onde as árvores já existentes estão localizadas, criando assim um pátio que se estende por toda a casa. A forma circular é então incorporada para realçar áreas-chave, como a entrada, a área de jantar e a piscina. Esses vazios circulares, ou "halos", conferem características distintivas à arquitetura e à experiência espacial na casa. O halo permite que a luz entre na casa ao longo do dia e dá forma à água da chuva que cai.

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Andreaswidi
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Imagem 32 de 35
Seção BB
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andreaswidi
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Andreaswidi

A parte externa da casa é revestida com madeira carbonizada de cor preta, um material obtido através do método Shou Sugi Ban, que consiste na queima da madeira para conferir maior resistência às condições climáticas, torná-la resistente a cupins e à prova de fogo. Além disso, a expressão escura e carbonizada cria uma qualidade arquitetônica fascinante, evocando serenidade e uma atmosfera tranquila, ao mesmo tempo em que estabelece um contraste marcante com a presença circular da luz proveniente do halo. Para equilibrar a escuridão do revestimento carbonizado, o interior utiliza principalmente móveis de madeira, concreto bruto para as paredes e concreto polido para o piso. Os materiais incorporados também servem como resposta às necessidades específicas dos usuários. A casa foi projetada para um jovem casal com três filhos pequenos. Como as crianças são alérgicas a pelos ou lã, não há carpetes na casa. Em resposta, azulejos feitos à mão foram utilizados em toda a casa, proporcionando uma experiência tátil única como substituição aos carpetes.

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Andreaswidi
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Imagem 28 de 35
Planta - Térreo
Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Andreaswidi

A casa é disposta de maneira a criar múltiplas camadas de espaços internos e externos, permitindo que cada cômodo tenha acesso a ar e luz em dois lados. Ao chegar à garagem de entrada, os visitantes são recebidos por uma ampla plataforma em concreto no teto com um halo e uma grande tela de madeira que separa as áreas públicas das privadas. É possível espiar através da tela, visualizando o pátio atrás da sala de jantar e a piscina. Ao adentrar a casa, chega-se à área de jantar, que é o ponto central da residência, conectando-se ao pátio ao sul e oeste, e à piscina ao norte. A cozinha está ligeiramente recuada em relação à área de jantar, sendo ainda mais delineada pelo teto mais baixo em madeira e pelos móveis embutidos no mesmo material. O acesso à piscina pode ser feito por três áreas: a sala de jantar, a sala de estar e o quarto principal. A vivência junto à piscina ocorre entre os ambientes internos e externos, visto que um dossel de concreto, em formato de halo, cobre metade dela, enquanto a outra metade permanece completamente aberta. Próxima à sala de jantar, encontra-se a sala de estar, que tem acesso direto ao pátio oeste e à piscina. A escada para o segundo andar está localizada na sala de estar. Ela é construída com uma chapa de aço cinza escuro de 15 mm, servindo tanto como guarda-corpo quanto como estrutura da escada, enquanto os degraus e o corrimão são feitos de madeira, criando um equilíbrio entre a solidez e a frieza da estrutura e o calor proporcionado pela madeira. Como um todo, a escada desempenha o papel de uma escultura que decorativamente complementa a sala de estar de forma discreta.

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andreaswidi

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Andreaswidi

A casa incorpora uma estratégia de design passivo ao posicionar longitudinalmente o volume do segundo andar no lado oeste, proporcionando sombra ao restante da casa durante a tarde. A fachada oeste é substancialmente sólida, permitindo a entrada de luz e ar na casa somente através do biombo de madeira no pátio oeste e das escadas. Por outro lado, a fachada leste é completamente revestida por uma tela de madeira, funcionando como uma camada dupla que suavemente filtra a luz solar da manhã, gerando uma série de raios de sol e sombras no corredor. As telas de madeira móveis se abrem para fileiras de jardins circulares e halos, dispostos alternadamente entre áreas verdes e espaços vazios.

Casa Halo / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira
© Andreaswidi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Halo / Tamara Wibowo Architects" [Halo House / Tamara Wibowo Architects] 01 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012545/casa-halo-tamara-wibowo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.