Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura

Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Viga, Aido, PátioCasa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Viga, Bancada, TerraçoCasa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Mesa, Viga, Corrimão, TerraçoCasa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Mais Imagens+ 40

Limeira, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bazze Esquadrias, Castelatto, Lumen Santos, Montpedras, Mármoraria Reis, Toda Casa Limeira
  • Arquiteto Líder: Pietro Terlizzi
  • Calculo Estrutural: MZ Engenharia
  • Gestão E Implementação: Pietro Terlizzi Arquitetura
  • Marcenaria: Theos e Eduardo
  • Cidade: Limeira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída do zero, esta casa de 400 m², localizada no interior da cidade de São Paulo (Brasil), possui 3 níveis: garagem na parte inferior, área social no piso térreo e ala íntima no piso superior. A proposta foi proporcionar todo o aconchego e luminosidade de uma casa de praia na cidade, com a utilização de materiais naturais, como pedras, madeira e tijolos. O complexo de lazer é completo e inclui: churrasqueira, balanço externo e piscina com deck suspenso e spa. O pé direito alto possibilita oferecer uma iluminação natural abundante, além de ventilação cruzada. 

Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga
© Guilherme Pucci
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Guilherme Pucci

Os destaques desse projeto são: a Varanda Gourmet - Super agradável, essa área fica integrada com os espaços internos da casa e a piscina, mas também é possível isolá-la, — basta fechar as portas de correr com vão de 9 metros. Seguindo a paleta de materiais da área interna, a varanda gourmet tem os tijolinhos das paredes, a presença da madeira nos mobiliários e também na estrutura das vigas do teto em madeira garapeira, a abundância da iluminação natural e o verde das plantas completam o estilo costeiro. Para a varanda gourmet, se criou um detalhe especial: a escada de acesso ao andar superior avança um pouco para fora da casa, criando um patamar que permite uma bela visão da churrasqueira para quem estiver percorrendo o local. 

Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Sofá, Cadeira, Bancada, Cozinha, Viga
© Guilherme Pucci
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Guilherme Pucci
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Imagem 39 de 45
Planta - Térreo
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Guilherme Pucci

Já na Área de Lazer - a piscina é inspirada no renomado arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, com linhas retas e curvas, tanto nos pisos quanto nos desenhos que formam o paisagismo, remetendo, de fato, a uma área de lago, onde não há traços lineares, tornando-a uma área de piscina modernista e agradável para se relaxar e admirar. A passarela suspensa possui um piso que imita madeira, já no entorno da piscina o piso foi executado com pedra natural São Tomé. O espaço também conta com um balanço fixado ao pergolado, onde também está o orquidário.  Uma curiosidade sobre o projeto da casa é que a piscina foi construída antes mesmo do projeto da residência. Com a proposta de remeter a um lago, o arquiteto também executou o paisagismo no entorno com formas orgânicas. 

Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guilherme Pucci
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Imagem 42 de 45
Corte - Longitudinal
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Madeira, Viga, Pia, Bancada
© Guilherme Pucci
Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Bancada, Viga, Cadeira
© Guilherme Pucci

A respeitos dos elementos e paletas de cores usados no projeto, muitos elementos naturais como pedras e madeiras, num moodboard claro e detalhes em freijó estão presentes. A casa possui poucas paredes internas, que possibilitou a sensação de maior amplitude e continuidade sem nenhum obstáculo visual.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lima / Pietro Terlizzi Arquitetura" 10 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012510/casa-lima-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.