Apartamento Abboud / FGMF

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaApartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, BancadaApartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, CadeiraApartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, VigaApartamento Abboud / FGMF - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arnaldo Danemberg, Arquivo Contemporâneo, Codex Home, Colormix Revestimentos, Deca, Docol, Dpot, Dpot Objeto, Efeito Cristal, Eliane Revestimentos, Estúdio Bola, Etel, FGMF, Inovar Esquadrias de Alumínio, Itens Collection, LIS , Lumini, Mil Grau, Mármores Tríade, Novo ambiente, +7
  • Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Desyree Niedo, Gabriel Mota, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Ana Orefice, Aryane Diaz, André Grippi, Caio Armbrust, Eduardo Vale, Felipe Fernandes, Franciele Almeida, François Caillat, Gilberto Sales, João Baptistella, Letícia Gonzalez, Mariana Lazero, Victor Lucena
  • Estagiários: Ana Paula Sapia, Flávia Moura, Guilherme Braga, José Carlos Navarro, Michelle Vasques, Raquel Gregorio
  • Construtora: Maximo Arquitetura & Engenharia
  • Projeto De Instalações Hidráulicas E Elétricas: Fator Projetos
  • Paisagismo: Juliana Freitas
  • Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação
  • Projeto De Interiores: FGMF
  • Tipo De Construção: Reforma apartamento
  • Início Do Projeto: 2019
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Prateleira, Cadeira
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este apartamento, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, buscou atualizar o espaço do ponto de vista de acabamentos e organização interna, mas ao mesmo tempo reconheceu as qualidades da planta original deste interessante edifício dos anos 60.

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Fran Parente
Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Cadeira
© Fran Parente

As alterações de planta foram importantes. Sala e cozinha foram unidas através de grandes aberturas (que podem ser controladas através de portas de correr), bem como parte do primeiro quarto se junta à sala, propiciando a inserção de um escritório e uma grande adega neste espaço de múltiplas funções. Estas alterações na área social do apartamento não só contribuem para as novas funções que se apresentam, como subvertem a linearidade original da sala, criando espaços mais fluidos e ricos. Conectando todos estes espaços (sala, lavabo, cozinha, escritório e adega), uma grande estante metálica vazada acompanha a sala de um lado ao outro e é suporte para objetos, plantas e livros, abriga as portas de correr, abre espaços de quando em quando para quadros e esculturas e abriga o telão e equipamentos para os dias de filmes. A estante é o elemento mais marcante desse espaço e dialoga com os demais móveis e itens diversos do projeto.

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Fran Parente
Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga
© Fran Parente

A cozinha, completa nos equipamentos e com uma ilha no centro, é bastante neutra a fim de deixar o protagonismo todo para a sala, a estante e a grande adega, desejo do proprietário colecionador de vinhos, desde o início do projeto.

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada
© Fran Parente

A parte íntima também sofreu alterações e dois quartos foram unidos para formar o grande espaço do casal. Este novo quarto formado conta com um amplo closet e dois banheiros. Completando a área íntima, um segundo quarto para hóspedes e um futuro filho tem linguagem similar ao restante do apartamento.

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Fran Parente
Apartamento Abboud / FGMF - Imagem 18 de 18
Diagrama
Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Fran Parente

A maior parte dos materiais de acabamento foi substituída neste novo projeto, o que conferiu aos ambientes um caráter bastante contemporâneo. Ao mesmo tempo a relação com o edifício existente foi mantida e valorizada, seja nos caixilhos de ferro existentes, seja na reforma do piso de tacos original. O mobiliário foi cuidadosamente escolhido e mistura peças contemporâneas, itens de antiquários e itens desenhados pelos arquitetos especialmente para este projeto.

Apartamento Abboud / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Abboud / FGMF" 25 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012506/apartamento-abboud-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.