Sauna Garden Studio / Madeiguincho

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Terraço, JardimSauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Janela, VigaSauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaSauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, FlorestaSauna Garden Studio / Madeiguincho - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Madeiguincho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Carranca
  • Arquitetos: Gonçalo Marrote, Anna Cavenago, João Brás Filipe e Tamara Lowande
  • Carpintaria: Rui Peixoto, João Marrote, Lucas Risu, Hugo Santos e Sander
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Porta
© João Carranca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aninhado num jardim, um objeto de madeira emerge da encosta: uma sauna que contempla a vista. Neste projeto, a configuração contextual do local e a especificidade da função desenvolveram uma abordagem muito simples e lógica que procurou enfatizar as qualidades do seu entorno natural ao mesmo tempo que adicionou uma nova plataforma de habitação.

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Janela, Madeira, Floresta
© João Carranca
Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Terraço, Jardim
© João Carranca

A disposição clara, definida por duas salas divididas por um eixo central, serve como elemento eficiente e simbólico na definição da transição entre a sauna e os espaços balneares, a ligação à casa principal e à cobertura superior. Ao caminharmos pelo jardim, o nosso olhar é atraído para um objeto de madeira com uma fachada muito simétrica, com duas janelas que lembram olhos voltados para a paisagem.

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, Janela, Viga
© João Carranca
Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Imagem 11 de 12
Planta baixa

Ao subir à plataforma suspensa, você verá dois pontos de entrada – um levando à sauna e outro à sala de banho. A lateral da sauna desdobra-se em um espaço aconchegante com vista. No extremo oposto, a sala de banho convida a trocar de roupa e a tomar banho, apresentando uma banheira metálica única que desliza para uma varanda exterior. Aqui você pode apreciar a vista enquanto toma um revigorante banho gelado.

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Terraço
© João Carranca

Neste projecto trabalhámos maioritariamente com madeira de criptoméria japónica dos Açores, proporcionando uma atmosfera aromática que se altera com a oscilação da temperatura da sauna. Um corredor serve de ligação fundamental entre a sauna e a sala de banho, marcado por um balde de água fria suspenso - um elemento icônico que define a simetria da fachada.

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Imagem 12 de 12
Corte

Este corredor facilita a transição entre os dois espaços distintos e define um percurso que conduz à casa principal e à cobertura, um salão plano e contemplativo com vista sobre a serra e o mar, criando um cenário ideal para relaxamento e introspecção.

Sauna Garden Studio / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Floresta
© João Carranca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sauna Garden Studio / Madeiguincho" 19 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012339/sauna-garden-studio-madeiguincho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.