Museu Geológico de Sanqingshan / UAD

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior, JanelaMuseu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de ExteriorMuseu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de ExteriorMuseu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior, JanelaMuseu Geológico de Sanqingshan / UAD - Mais Imagens+ 20

Shangrao, China
  • Arquitetos: UAD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6425
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qiang Zhao, Ke Yang
  • Arquiteto Responsável: Changqing Ye
  • Equipe De Projeto: The Architectural Design & Research Institute of Zhejiang University
  • Diretor De Projeto: Jihuang Shen
  • Líder De Projeto: Changqing Ye
  • Arquitetura: Changqing Ye, Hua Fang
  • Estrutura: Jie Wu, Zuoren Gao
  • Abastecimento De água E Drenagem: Bo Wang
  • Eletricidade: Xuhui Wu
  • Climatização : Zhigang Cao
  • Inteligência: Qingxin Lu
  • Orçamento: Wentong Sun
  • Parede Cortina: Shanjun Tao
  • Programa: Cultural
  • Cliente: Sanqing Mountain Management Committee
  • Cidade: Shangrao
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior, Janela
© Qiang Zhao

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de projeto começou no final da primavera. Após percorrer montanhas verdejantes e prósperas, chegamos finalmente a este vale tranquilo com uma inclinação oblíqua de leste a oeste. Entre as colinas ondulantes, espalham-se várias casas construídas em pedra ou tijolo. Atrás delas, podíamos ver os campos de arroz, constituindo uma paisagem especial e bonita... É aqui que o museu está localizado. Conforme nos aproximávamos, percebemos que a base era mais alta no sul e mais baixa no norte. Dois riachos convergiam entre as veias das montanhas. Uma árvore de cânfora centenária crescia vibrante no centro da base, apontando seus galhos robustos em direção ao norte, como se estivesse resistindo à inclinação da base. Montanhas, campos, árvores e pedras compunham nossa primeira impressão da base.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior, Janela
© Qiang Zhao

Características Geológicas. A Montanha Sanqing desfruta de uma reputação única tanto no país quanto no exterior ao se tornar um patrimônio natural e um geoparque mundial. Em sua história geológica, ela testemunhou 1,4 bilhão de anos de mudanças, incluindo três grandes transgressões e múltiplos movimentos de conformação geológica. O ambiente geotectônico único em que a Montanha Sanqing está localizada possui os registros mais sistematicamente preservados e as exposições mais típicas de colisões entre placas tectônicas. Ao mesmo tempo, a Montanha Sanqing serve como um museu natural para exibir ao mundo a formação e evolução de microformas de granito. As maravilhas rochosas formadas por suas colisões atuam como as características geológicas mais marcantes da Montanha Sanqing.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 25 de 25
Diagrama - Estrutura e juntas da placa geológica na montanha Sanqingshan © UAD
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao

"Escrita" no Solo. 1. Forma Arquitetônica. O projeto do Museu Geológico de Sanqingshan é inicialmente inspirado no entendimento de suas origens geológicas e na abstração e composição de sua forma. Isso abrange a compressão e movimentação de duas placas tectônicas principais, inclui as transgressões mútuas entre montanhas e mares e mostra o desenvolvimento do granito de Sanqing caracterizado por juntas longitudinais dominantes e juntas transversais e horizontais auxiliares. Portanto, a forma arquitetônica exibe compressão bidirecional, desenvolve fissuras longitudinais e extensões em faixas e blocos. Além disso, é cortada, separada e deslocada transversalmente, retratando o impacto das "forças geológicas" no volume. A forma arquitetônica integra perfeitamente a análise e o processamento da topografia do local e dos padrões de escoamento. De acordo com a inclinação sul-norte do terreno e as mudanças graduais da linha de contorno, o volume se curva e se dobra, entendendo a árvore de cânfora centenária como seu núcleo. Além disso, o volume separa os blocos leste e oeste, que ecoam as tendências da montanha com amplo espaço vago e travessias aéreas. Os riachos originais convergem e são desviados para a praça frontal e para o sistema de água da grande área cênica, formando um complexo integrado.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 22 de 25
Diagrama - Análise Geração da Forma
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior
© Ke Yang
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior, Janela
© Qiang Zhao

2. Espaço Interno. A lógica da forma arquitetônica também se estende à criação de seu espaço interior. Os visitantes partem da suave inclinação na entrada nordeste, passam por baixo da exuberante árvore antiga, chegam à entrada do museu e veem o hall. A rota geral da exposição começa aqui, e os visitantes podem subir para o primeiro andar pela seção leste, passar pelo corredor até o salão oeste, depois descer de volta ao primeiro andar e encontrar a saída, onde podem ver a praça, a árvore de cânfora e as montanhas. O desenho interno é baseado no "movimento geológico", oferecendo aos visitantes a sensação de caminhar entre as rochas da Montanha Sanqing, combinando elementos altos e baixos, escuros e claros, separação e conexão. Com certas reviravoltas, ele incorpora adequadamente "imagens" de movimento geológico, como extrusões, cortes e cruzamentos. Em termos de layout funcional, a seção leste do museu apresenta áreas de exposição especiais para geologia, formação do terreno, biodiversidade, ecologia da paisagem montanhosa, etc. A seção oeste é mais sobre exposições temporárias, planejamento, pesquisa e outras exibições suplementares e funções de serviços do museu. Dessa forma, ele pode ficar aberto enquanto permanece relativamente independente para alcançar uma divisão ordenada e racional sem perder suas características.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 15 de 25
Planta - Primeiro Nível
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 21 de 25
Diagrama - Análise de linha

3. Paisagem Externa. A base do projeto adota a tradição de usar agregados locais para construir as paredes das casas originais. A árvore de cânfora centenária é uma espécie comum em vilarejos de Jiangnan (regiões ao sul do rio Yangtzé) e muitas vezes marca a entrada de uma vila ou o centro de eventos ao ar livre. Ao mesmo tempo, o terraço original da base também é uma paisagem "viva" natural de cultivo artificial. Portanto, o paisagismo externo de nosso novo volume também preservará a árvore antiga como núcleo. A montanha atrás do museu terá uma forma de terraço com inclinação suave e adotará pedras locais para o fechamento, completando a nova forma do terreno e a vida das pessoas. Além disso, o tema da água também é um fator chave no movimento geológico (transgressão mútua entre montanhas e mares). O projeto traz o melhor das circunstâncias, combina a praça frontal e o terraço adotando uma forma descendente. Durante as estações úmidas, ele pode funcionar como um canal de inundação dos riachos existentes. Durante as estações secas, o cascalho no fundo será exposto. Durante o restante do ano, ele pode conter um corpo de água raso. Dessa forma, o tema é exibido em várias maneiras. Além disso, a floresta dentro da base é utilizada e transformada adequadamente em um estande de exposição ao ar livre, conectando a praça da cânfora antiga, a passarela abaixo do corredor, o terraço em níveis e as trilhas da montanha, formando a rota de exposição ao ar livre. Dessa forma, o museu é construído em um volume sem fechamento, melhorando ainda mais a experiência imersiva do público com a arquitetura, a natureza e as exposições. Esses locais e rotas de exposição ao ar livre também fornecerão mais espaço para museu se expandir com futuras coleções.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 23 de 25
Análise - Simplificação externa
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao
Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Fotografia de Exterior
© Qiang Zhao

4. Estrutura e Construção. Em termos de estrutura e construção, o museu adota principalmente estruturas e paredes de concreto armado moldadas in loco. As pontes adotam estruturas de aço sobressalentes. As estruturas exibem um estilo de fissura. Elas são fechadas e protegidas com vidro, assemelhando-se à lava ou água do mar durante movimentos no solo. Elas iluminam as rotas de tráfego, o hall central e outros espaços especiais durante o dia e se tornam "luz através das paredes" à noite. A parede cortina sólida da fachada externa adota as pedras do mesmo sistema montanhoso a 40 quilômetros de distância. A superfície adota ranhuras mecânicas, trazendo a textura áspera vertical para as fricções e diastrofismos do movimento geológico. A praça e o campo também utilizam uma grande quantidade de pedras locais. Por exemplo, a praça adota pedras cortadas e o "campo" adota cascalho para o pavimento inferior, integrando o novo volume ao ambiente primitivo.

Museu Geológico de Sanqingshan / UAD - Imagem 24 de 25
Composição de forma e ambiente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Área panorâmica da montanha Sanqing, Yushan, Shangrao, Jiangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu Geológico de Sanqingshan / UAD" [Sanqingshan Geological Museum / UAD] 25 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012310/museu-geologico-de-sanqingshan-uad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.