Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Exterior, JanelaGinásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de ExteriorGinásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores, VigaGinásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, FachadaGinásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Mais Imagens+ 38

Nancy, França
  • Arquitetos: Studiolada
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Olivier Mathiotte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Legrand, Menuiserie Baldini, Scierie Mandray, Tarkett
  • Arquitetos Responsáveis: Christophe Aubertin and Xavier Géant – Studiolada
  • Colaboradores: Lucie Lemaire et Louise André
  • Programa: Esportivo
  • Cidade: Nancy
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Exterior, Fachada
© Olivier Mathiotte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ginásio Jean Lamour é um grande prisma de madeira fixado sobre uma base de concreto. Sua estrutura de madeira, inspirada nas estruturas vernaculares agrícolas, pode atravessar longas distâncias, criando amplos ambientes internos. O volume oferece conforto acústico, térmico e visual, ao contrário de outras instalações esportivas, utilizando materiais locais e uma mão de obra qualificada.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Exterior, Fachada
© Olivier Mathiotte
Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Exterior, Fachada
© Olivier Mathiotte

A edificação está situada em um pequeno terreno inclinado abaixo do Boulevard Scarpone. De um lado, há uma escola, do outro, um prédio de escritórios e um terreno para um futuro prédio residencial. O ginásio está contido dentro de um volume de 32mx36mx12m ritmado por uma grade de 2mx2mx2m que organiza todos os espaços e a estrutura.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Imagem 32 de 43
Planta - Situação

A planta é composta por espaços técnicos (vestiários, banheiros, escritórios) localizados ao lado do volume, sobrepostos por duas pequenas salas esportivas que permitem a vista da área principal de esportes desde cima. A envoltória externa é revestida por grandes placas de madeira instaladas como uma rede de pesca inspirada na estrutura interna também em madeira. Cada fachada possui apenas uma grande abertura.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Imagem 33 de 43
Planta - Térreo

Para atravessar 24 metros e criar o grande volume interno da quadra esportiva usando apenas madeira maciça como estrutura principal, um projeto estrutural complexo foi elaborado. Composta por 17 pórticos formando vigas treliçadas, a estrutura de madeira é fixada por conectores metálicos atravessando de uma extremidade à outra. Essa técnica possibilitou a criação de uma estrutura de madeira ritmada capaz de vencer longas distâncias usando apenas madeira maciça.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores, Viga
© Olivier Mathiotte
Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores, Viga
© Olivier Mathiotte

O projeto do ginásio atende aos critérios de uma arquitetura bioclimática. Aproveita seu ambiente e se integra de forma bastante natural. Foi uma escolha usar características naturais, sólidas e pragmáticas inscritas no conceito arquitetônico. Dessa forma, o uso de dispositivos sofisticados, frágeis e pesados para manutenção é minimizado. O uso como ginásio aumentou as exigências em termos de qualidade de construção.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores
© Olivier Mathiotte

O principal elemento do volume é a madeira. Exceto pela base de concreto, a estrutura geral empregada nesta construção é composta por simples vigas de madeira parafusadas umas às outras seguindo o princípio de um canteiro de obras seco, rápido e econômico. Por esses meios, o volume apresenta um balanço muito positivo em relação à energia necessária para sua construção. Além disso, quando for desmontado, seus componentes podem ser perfeitamente separados e reutilizados em outros lugares.

Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Olivier Mathiotte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nancy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio de Esportes Jean Lamour / Studiolada" [Jean Lamour Gymnasium / Studiolada] 24 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012304/ginasio-de-esportes-jean-lamour-studiolada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.