Espaço Público Areal am Kronenrain / MONO Architekten

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, FachadaEspaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, CorrimãoEspaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, FachadaEspaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de ExteriorEspaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Responsável: Daniel Schilp
  • Gerente De Projeto: Drees & Sommer
  • Supervisão De Construção: Guggenberger & Ott
  • Engenharia Estrutural: WTM Engeneers
  • Fachada: wh-p Ingenieure
  • Cidade: Neuenburg am Rhein
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gregor Schmidt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido à sua localização excepcional na fronteira tripla entre França, Suíça e Alemanha, a cidade de Neuenburg am Rhein sempre teve uma importância especial. Como parte da Exposição Estadual de Jardins de 2022, a cidade teve a oportunidade de reorganizar áreas urbanas. O local conhecido como "Am Kronenrain", localizado entre o centro da cidade e o espaço verde redesenhado "Stadtpark am Wuhrloch", desempenhou um papel significativo neste empreendimento. A situação urbana preliminar revelou-se insatisfatória com quase nenhum espaço utilizável e uma diferença de altura de cerca de nove metros.

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior
© Gregor Schmidt
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior
© Gregor Schmidt
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Imagem 23 de 24
Axo

A MONO criou um conjunto distinto - composto por um estacionamento, espaço público, ponte e torre - que preenche a lacuna e serve como uma ligação entre o espaço verde e o centro da cidade. Ao mesmo tempo, foi criada uma entrada marcante para a cidade: a torre pode ser vista de longe e estabelece um diálogo dinâmico com o estacionamento adjacente. Combinada com a estrutura da ponte de ligação, forma um marco claro. As áreas atrás do estacionamento servem como base para o novo espaço público: a Münsterplatz. A partir daqui, é possível acessar a Bertholdturm pela ponte ou continuar a jornada em direção ao parque e ao Reno. Além de ser um ponto de acesso ao parque, a torre oferece um mirante com vistas da paisagem.

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada
© Gregor Schmidt
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, Janela
© Gregor Schmidt

O estacionamento foi projetado como um estacionamento de três andares e 231 vagas. A proporção equilibrada de elementos de fachada aberta proporciona luz natural ao interior e permite um conceito de ventilação natural. Devido à sua localização central, contribui para aliviar o tráfego no centro da cidade. A Münsterplatz foi criada no topo do estacionamento. As ruas que antes terminavam abruptamente agora se fundem em uma praça bem proporcionada. Ao mesmo tempo, o plano da cidade adquire uma conclusão harmoniosa com a nova borda oeste. No futuro, está previsto o adensamento através de pequenos loteamentos e uso misto.

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Gregor Schmidt
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© Gregor Schmidt

A torre, com aproximadamente 36 metros de altura, ergue-se sobre uma planta quase quadrada. O elevador que percorre o núcleo tem sua parada final logo abaixo do mirante. Os visitantes podem alcançar o topo por meio das escadas. A partir daqui, é possível explorar as relações espaciais com uma vista panorâmica de 360°. No futuro, está prevista a expansão da ponte como uma rampa até o nível do parque, oferecendo uma conexão adicional sem barreiras, além do elevador, que também é dimensionado para bicicletas.

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Tijolo
© Gregor Schmidt
Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Imagem 13 de 24
© Gregor Schmidt

A utilização de materiais duráveis e robustos, como taipa e aço Corten, cria condições sinônimas a um conjunto projetado para o futuro. Elementos definidores incluem as fachadas perfuradas, uniformemente feitas de camadas sedimentares de terra socada tingida de vermelho, inspiradas no uso tradicional de arenito vermelho nesta região e na antiga margem do rio Reno. Este método de construção é simples e orientado para a habilidade artesanal, envolvendo a compactação camada por camada de uma mistura úmida. Semelhante à formação de camadas sedimentares naturais, isso cria um padrão de fachada versátil que enfatiza o caráter simples e robusto dos edifícios.

Espaço Público Areal am Kronenrain  / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Gregor Schmidt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:79395 Neuenburg am Rhein, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Público Areal am Kronenrain / MONO Architekten" [Areal am Kronenrain / MONO Architekten] 23 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012301/espaco-publico-areal-am-kronenrain-mono-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.