Casa Hécourt / Studio Guma

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de ExteriorCasa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Banheira, Janela, BanheiroCasa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, VigaCasa Hécourt / Studio Guma - Mais Imagens+ 21

Hécourt, França
  • Arquitetos: Studio Guma
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maxime Delvaux
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Arquiteto Responsável: Emmanuel Guilloux
  • Cidade: Hécourt
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maxime Delvaux

Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação desta antiga edificação em uma casa de campo tem como palco a vila de Hécourt, no Vale do Eure, na Normandia, a uma hora de Paris. A principal ambição do proprietário era criar um lugar que pudesse ser compartilhado por seus parentes ou visitantes que quisessem descansar. Um lugar que pudesse se tornar um santuário familiar onde fosse possível se reconectar com a natureza. Um espaço para reunir entes queridos, preservando uma atmosfera de calma e privacidade. Uma experiência arquitetônica que pudesse combinar modernidade com o cenário rural.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Exterior
© Maxime Delvaux
Casa Hécourt / Studio Guma - Imagem 19 de 26
Planta - Térreo

As estruturas existentes são compostas por uma longa casa de fazenda e duas pequenas dependências. Suas paredes e fachadas evocam a história rural deste local. Os telhados cobertos por telhas vermelhas planas, as calhas de zinco e os elementos de madeira acima das aberturas criam uma atmosfera calorosa e autêntica. Os volumes construídos seguem uma suave inclinação até a entrada, misturando-se com a vegetação circundante, que inclui nogueiras, arbustos, fileiras de tuia, árvores frutíferas e um gramado extenso. A ambição do projeto era conferir uma segunda vida a esses antigos espaços agrícolas. Queríamos preservar suas qualidades materiais e espaciais, juntamente com a organização sequencial dos espaços.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Exterior
© Maxime Delvaux
Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Banheira, Janela, Banheiro
© Maxime Delvaux

O resultado dos layouts foi de certa forma ditado por esses elementos existentes. Os espaços se desdobram um após o outro, proporcionando uma transição contínua entre áreas compartilhadas e privadas. Cada espaço é definido em um nível diferente, seguindo a topografia do terreno. Os quartos estão localizados na parte inferior do lote. As paredes existentes, vigas e lareiras foram preservadas, juntamente com as aberturas. Os quartos são abertos para o jardim, mantendo um senso de privacidade reforçado pelas tradicionais janelas verticais.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Fachada, Arco, Aido
© Maxime Delvaux

Os espaços comuns são divididos em duas seções. A área de cozinha-jantar, localizada na antiga garagem, que serve como o espaço de convivência central, onde vários fluxos se cruzam, oferecendo vistas tanto para espaços internos quanto externos. Este ambiente de pé-direito alto se abre para um terraço de pedra no lado sudeste e para um jardim no lado noroeste, criando um piso contínuo entre as duas seções da propriedade. No verão, esta área se funde com o exterior, tornando-se um ponto de encontro de atividades internas e externas. No inverno, o espaço é aquecido pelo sol da manhã e oferece um refúgio confortável aberto para a natureza circundante.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Maxime Delvaux
Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Janela
© Maxime Delvaux

A sala de estar está localizada em um antigo estábulo onde o feno era armazenado no primeiro nível. Essa tipologia, menos aberta para o exterior, nos deu a possibilidade de proporcionar uma experiência mais íntima, com foco no espaço interno. O térreo é centrado em uma lareira. Este espaço para relaxamento possui duas janelas grandes, emoldurando vistas pitorescas da paisagem e capturando a luz suave do amanhecer e do entardecer.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Maxime Delvaux
Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Pia
© Maxime Delvaux
Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Maxime Delvaux

O piso de madeira no primeiro nível foi parcialmente demolido para criar um mezanino que oferece um segundo espaço ideal para atividades tranquilas, como ler ou assistir filmes. Escolhemos concreto, aço e alumínio laqueado como os principais materiais de nossa intervenção. Suas texturas contrastam sutilmente com a essência mineral da estrutura original, enquanto seus tons buscam harmonizar com a paleta de cores existente. Essa abordagem permite a introdução de elementos contemporâneos sem comprometer a vocação patrimonial da edificação, preservando seu caráter autêntico e bucólico.

Casa Hécourt / Studio Guma - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Maxime Delvaux

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hécourt / Studio Guma" [Hécourt House / Studio Guma] 22 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012291/casa-hecourt-studio-guma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.