Casa de Quartzo / Archisan

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Koichi Torimura

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Escada, CadeiraCasa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCasa de Quartzo / Archisan - Mais Imagens+ 23

Meguro City, Japão
  • Arquitetos: Archisan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  261
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Koichi Torimura
  • Arquiteto Responsável: Tomohisa Miyauchi
  • Projeto Estrutural: Takeshi Suzuki
  • Cidade: Meguro City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Koichi Torimura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Quartzo é um projeto arquitetônico concebido como uma cristalização de todas as energias vivas. Sua proposta é brilhar, refletir e amplificar fenômenos cotidianos, canalizando e intensificando suas vibrantes frequências.  Sólida e porosa, ela age como uma estrutura esquelética para todas as formas de vida. Os espaços são concebidos como antigravitacionais, liberando-se das típicas tipologias tradicionais. A edificação assume uma abordagem de baixa tecnologia e se configura como um edifício de uso misto, apresentando diferentes configurações de unidades, sem, no entanto, distinguir rigidamente entre vida, trabalho e lazer. As janelas em 360 graus, são desenhadas como lentes para contemplar o entorno, refletindo e observando nosso ser interior.

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Corrimão
© Koichi Torimura
Casa de Quartzo / Archisan - Imagem 25 de 28
Planta
Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira
© Koichi Torimura

A estagnada tipologia de construção e zoneamento poderia desvincular a essência de nossa vida diária na cidade. Durante a pandemia de COVID-19, nossa vida urbana foi drasticamente restringida; trabalhamos de casa e não pudemos frequentar restaurantes. A função do espaço urbano e o propósito inicial de um edifício foram comprometidos. Surge, então, a questão: será que ainda precisamos, de uma arquitetura urbana com fronteiras nítidas entre diferentes usos e funções? A distinção entre áreas residenciais e comerciais presume que as pessoas possuam recursos econômicos suficientes para viver em áreas residenciais apropriadas e trabalhar em outro local.

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Koichi Torimura
Casa de Quartzo / Archisan - Imagem 28 de 28
Corte
Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Koichi Torimura
Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Koichi Torimura

Em contraste, as áreas comerciais ou industriais do centro de Tóquio não têm propósito para muitos, que não consomem ou trabalham lá. Esse cenário sufocante da urbanidade leva até mesmo pessoas comuns a acreditarem na necessidade de repensar fundamentalmente estilos de vida, formas de trabalho e a maneira como coexistimos na cidade. É possível, portanto, reconsiderar de forma integral a "criação de cidades habitáveis", conforme proposto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #11, por meio de uma redefinição da arquitetura que não seja apenas determinada por sua função, mas que possa permanecer neutra. Esta abordagem busca criar um edifício aberto e arejado para a cidade, permitindo que os usuários redefinam suas atividades diárias com uma arquitetura flexível e permeável.

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, Fachada
© Koichi Torimura
Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Interiores
© Koichi Torimura

O interior consiste em uma casa geminada de dois pavimentos, um sobrado de três pavimentos e unidades de tamanhos diferentes no primeiro, segundo e terceiro pavimentos, com plantas que podem ser conectadas e desconectadas internamente para atender às diversas necessidades dos usuários. Um sistema mecânico exposto facilita a manutenção e substituição de equipamentos para um uso mais eficiente de energia ao longo do tempo. Apesar da aparência externa que lembra uma sobreposição de caixas, o edifício foi projetado para criar uma estrutura e canalizar elementos humanos e climáticos, permitindo sua interação ao longo do tempo.

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Koichi Torimura
Casa de Quartzo / Archisan - Imagem 26 de 28
Fachada

Como resultado, o edifício emancipa experiências efêmeras, como luz solar, água da chuva e vento, que fluem por ele. Uma característica notável são suas janelas, que podem girar 360 graus, aumentando a porosidade em relação ao entorno e tornando-o mais aberto à cidade. Assim, o edifício desafia sua interioridade ao ser projetado para abraçar ousadamente a ambiguidade de funcionalidade e celebrar elementos temporais geralmente considerados tabus na indústria japonesa contemporânea. Adicionalmente, a estrutura foi recuada para criar uma fachada dinâmica que promove encontros inesperados com o entorno.

Casa de Quartzo / Archisan - Fotografia de Exterior, Janela
© Koichi Torimura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Quartzo / Archisan" [House of Quartz / Archisan] 21 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012007/casa-de-quartzo-archisan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.