Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura

Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, VigaCoworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Janela, CorrimãoCoworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaCoworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de InterioresCoworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Q_arts Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  279
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juliano Mendes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fábrica De Mosaicos, Gypsum Dry Wall, Move Elevadores
  • Arquiteta Responsável: Clarissa de Oliveira Pereira
  • Projeto Arquitetônico: Ana Paula Venturini, Fabiola Pardini
  • Projeto Executivo: Luana Martins
  • Gerenciamento Obra: Arnau Muñoz Gallardo
  • Material Gráfico: Felipe Fabris, Giulia Piquini
  • Projeto Estrutural: Simultanea Engenharia
  • Projeto Complementares: Simultanea Engenharia
  • Projeto Luminotécnico: Q_arts Arquitetura
  • Cidade: Santa Maria
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Juliano Mendes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação, conhecida como a antiga sede do Jornal Correio do Povo, foi construída em 1939 e teve a sua função original de residência unifamiliar com térreo comercial conforme os padrões deste contexto. Esta, apresenta atributos representativos do Art Déco, movimento de artes visuais e arquitetônico vigente no período contemporâneo à construção da edificação. Esta linguagem sugere a geometrização e simplificação dos elementos decorativos e pode ser mais bem identificada na fachada orientada à histórica Avenida Rio Branco. Na sua configuração original, a fachada sugere a repartição em Base, Corpo e Coroamento, seguindo a ordenação compositiva bastante presente nesta linguagem. A Base compreende integralmente a testada do terreno. Originalmente esse pavimento organizava um espaço comercial, uma garagem e o acesso ao segundo. Os pavimentos seguintes, contemplavam o espaço doméstico.

Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Juliano Mendes
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Janela, Corrimão
© Juliano Mendes
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Imagem 27 de 31
Corte - AA
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta
© Juliano Mendes

A implantação do corpo da edificação sobre a base apresenta um afastamento de aproximadamente três metros da fachada Sul em relação ao terreno lindeiro. Era por meio desse pátio lateral que aconteciam os acessos de serviços e social à residência. A composição assimétrica, tão evidente no alçado da Avenida, decompõe a fachada em dois segmentos e nesta, reflete a organização dos ambientes internos. O segmento que contém o acesso à residência está centralizado em relação à testada do terreno. Os balcões curvos se projetam sobre o passeio e o coroamento segue a mesma lógica formal. O sutil escalonamento das platibandas, os elementos geométricos, os frisos verticais e as aplicações em relevo de referência zigue zague, confirmam as intenções de seguir a linguagem do Movimento vigente. O remate da platibanda apresenta um dos elementos decorativos mais significativos e de identidade da edificação: as iniciais do nome da primeira proprietária. Esse ornamento em relevo coincide com a linha de simetria que ordena a composição desse segmento. Uma intervenção significativa foi realizada após o imóvel ser adquirido pela empresa Jornalística Caldas Junior (Correio do Povo), no final dos anos 80. Em 2018, quando o imóvel foi adquirido pelo Jornalista Marcelo Canellas, a maioria dos elementos mencionados permaneciam na sua integridade. No térreo, uma pedra baliza os limites da edificação (e nomina a casa).

Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Juliano Mendes
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Imagem 25 de 31
Planta - Terceiro pavimento
Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Juliano Mendes

O projeto para o Coworking Casa Pedra teve como premissa a viabilidade de conciliar o novo programa sem comprometer a originalidade da edificação. Desta forma, as intervenções se resumem em proporcionar acessibilidade por meio de plataforma elevatória até o segundo pavimento e compatibilização com as intervenções de estrutura, instalações elétricas e luminotécnico. No terceiro pavimento ambientes foram integrados para melhor respostas à configuração de espaços colaborativos. A cobertura do pátio lateral protege o acesso à Casa Pedra e seu desenho foi um resgate das memórias da antiga moradora. Os motivos remetem ao antigo forro que não pôde ser preservado. Os mesmos, são levados para o desenho das pérgolas internas que configuram os suportes para a iluminação. Durante a obra, pinturas murais foram reveladas pela remoção das camadas de tintas e preservadas para este novo uso. Recentemente a edificação foi tombada pelo município o que reitera a sua importância como bem cultural. 

Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Viga, Corrimão
© Juliano Mendes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Rio Branco, 174 - Centro, Santa Maria - RS, 97010-420, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Coworking Casa Pedra / Q_arts Arquitetura" 28 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011989/coworking-casa-pedra-q-arts-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.