Escola de Ensino Médio Hangzhou Zhongtai / LZGC Quantum City Design Firm + Zhejiang Jianyuan Architectural Design and Urban Planning Institute

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  • Arquiteto Responsável: Yinjin Huang
  • Projeto De Arquitetura: Jing Jia, Xiaohe Zheng, Jiaye Yao, Guohua Zhou, Qing Zhu, Tiancheng Wu, Yu Zhou
  • Projeto Estrutural: Feiqun Lu, Lei Cao, Jingli Ji, Jingwei Xia
  • Projeto Eletromecânico: Feng Shen, Liangxing Chen, Congxiang Hu, Wendong Shen
  • Projeto De Interiores: Jinhua Chen, Qingyong Ma
  • Projeto Paisagístico: Jing Yan, Qi Chen
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
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Escola de Ensino Médio Hangzhou Zhongtai / LZGC Quantum City Design Firm + Zhejiang Jianyuan Architectural Design and Urban Planning Institute - Fotografia de Exterior, Urbano
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo da premissa de que "o objetivo da educação é despertar, não condicionar", e de que o campus e o ambiente natural não devem existir isoladamente, tentamos romper com a percepção tradicional do espaço do campus integrando a ele o vale, o sol e o novo campus, para que os jovens possam aflorar sua curiosidade e natureza exploratória e passar seus anos de ensino médio em um campus ecologicamente agradável. A Escola de Ensino Médio Hangzhou Zhongtai foi fundada em 2001 e, com a contínua adesão da população urbana, a quantidade de alunos tem se expandido. Para criar um ambiente de campus ecológico e livre, a escola decidiu se mudar para um novo campus na Rua Yuhang Zhongtai. Após reconhecer os elementos naturais e urbanos do entorno, desenvolvemos o conceito do projeto arquitetônico como um "shopping" (mall) de estudos, que abandona o ambiente tradicional do campus voltado para dentro, que se concentra nas disciplinas e tende a enfrentar a cidade, a natureza e a educação com uma atitude inclusiva, criando uma "multiplicidade de linhas dinâmicas, estilo pátio e campus compartilhado".

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Parte 01. Contexto do Projeto do Campus
Situando na Rua Zhongtai, na nova cidade de Nanhu, distrito de Yuhang, Hangzhou, o novo terreno da Escola fica adjacente à Cidade. Futura de Ciência e Tecnologia ao sul, próximo às terras agrícolas no nordeste, de frente para as montanhas e as águas, com um alto grau de acessibilidade urbana. O terreno é um retângulo relativamente longo de leste a oeste e largo de norte a sul, com uma área total de 80.000 m². O projeto distribui as funções de ensino, esportes e estar no campus de oeste a leste, acomodando um total de 51 turmas, além de uma pista de corrida padrão de 400m e manter o campus aberto para a cidade no momento certo.
O projeto ecoa a textura urbana, adota um padrão espacial esparso e denso, e neutraliza os métodos de planejamento padrões e centralizados para aproveitar ao máximo sua potência. A arquitetura e a natureza oferecem abrigo um para o outro, com cada função dispersa e irradiada para criar um campus verde ecológico pan-nuclear, que permite que os alunos se formem no ensino médio e adquiram mais conhecimento, e ao mesmo tempo, possam caminhar, correr e contemplar a distância, além de passear livremente nesta escala do campus íntimo e ecologicamente agradável, como se estivessem acompanhados pelas montanhas e florestas.

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Parte 02. Múltiplas Linhas Dinâmicas Conectadas
As cidades do sul da China são muito chuvosas, e especialmente úmidas no verão. Como a escola precisa de um local para atividades extracurriculares dos alunos protegido do clima, o espaço de um corredor se revelou a melhor escolha. Projetamos um corredor de 2 km, que é como um galho de árvore se estendendo no ar, conectando ensino, educação física, escritórios, paisagem e outras funções. Os alunos podem brincar, correr, se comunicar e ler nos corredores, transformando o lugar originalmente "bagunçado" pelo fluxo em um espaço vívido e animado. A área funcional principal é dividida e reorganizada em uma área pan-nuclear, com a área de atividades e artes no lado leste, e a área de convivência conectada aos prédios de ensino de norte a sul. Na entrada principal do lado sul, estão o Edifício Complexo e o Edifício Experimental, enquanto dentro do campus, linhas dinâmicas ricas e tridimensionais conectam as diversas funções, liberando mais espaços livres como pátios combinados, corredores, espaços indefinidos ou plataformas de observação, para alcançar interconexões eficientes como um complexo urbano, ao mesmo tempo em que se proporciona lazer.
A aparência geral dos edifícios do campus exibe certas mudanças e momento de virada. O espaço do corredor não é apenas um local de trânsito, mas também se faz presente na aparência do conjunto. Os edifícios principais, ou seja, a biblioteca de artes e o ginásio do Centro Cultural e Esportivo, não são apenas conectados por meio do corredor externo no segundo andar, mas também integrados em um único volume por meio do corredor do terceiro andar. As escadas e corredores são parcialmente visíveis na fachada do prédio, tornando-os "janelas" para o diálogo com a natureza.

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Parte 03. Escala Paisagística Agradável
Projetamos para o campus três nós paisagísticos, de dinâmicos a estáticos, que são a paisagem da praça de entrada, da praça da música e do ritual e da praça de convivência. Os espaços de atividade são principalmente pátios, com o pátio central como o principal, complementado por praças de pátio secundárias, para criar um sistema agradável múltiplo. Para atender às necessidades de uma boa imagem externa e desvio de tráfego, existem dois caminhos de entrada para o campus. Os alunos podem subir os degraus para entrar ou atravessar a praça de entrada, que é um espaço quadrado e simples, refletindo o estilo moderno e empreendedor do campus. A praça da música e do ritual ocupa a posição central, onde pedras que simulam a forma de montanhas e água são colocadas, se tornando uma interpretação abstrata do "Campus Green Valley". Os degraus e passeios ao ar livre se estendem por todo o pátio, como se formassem um vale. A praça de convivência, um espaço confortável e agradável, forma uma "natureza em camadas" juntamente com os conjuntos de pátios entre outros edifícios acadêmicos, para estimular os alunos e o corpo docente com vegetação exuberante.
O conceito de conectar a natureza e conectar as pessoas também é refletido na forma dos edifícios. Para evocar associações com a natureza, os telhados dos prédios na entrada, os caixilhos das janelas e as paredes e tetos dos corredores usam elementos de madeira que são dispostos, sobrepostos e arranjados de maneira a tornar o espaço o mais sutil possível. 

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Parte 04. Campus Tridimensional Exploratório
Como Rousseau escreveu uma vez, "a curiosidade de um homem é proporcional a sua educação." É raro e louvável crescer e ainda manter um senso de curiosidade. O projeto do campus pretende inspirar os alunos a explorar. A Escola proporciona um espaço rico e tridimensional, com o Edifício Complexo na entrada apresentando uma abertura em forma de janela, simbolizando o espírito aberto da escola, enquanto o edifício do Centro Cultural e Esportivo quebra a composição espacial monótona por meio de cortes e deformações em grande escala, tornando o prédio uma paisagem do campus. Cada passo que se dá por ele oferece uma cena diferente, como se estivesse caminhando por vales. Toda o conjunto é como uma "esponja porosa", com luz solar e paisagem penetrando. Além do espaço central, os espaços compartilhados multiplataforma constituem o principal campo de energia da escola, com o campus acima das plataformas é mais tridimensional, com uma ampla vista das montanhas ao longe. Os espaços compartilhados não são muito aglomerados para evitar se tornarem monótonos e desinteressantes, mas apresentam um padrão de distribuição dispersa e livre, seja projetando ou recuando, esperando que os alunos explorem a qualquer momento. No processo de exploração, os alunos serão conectados à educação por meio de uma relação confortável, em vez de uma presença forçada, o que também é o ponto de partida para o projeot, e esperamos descobrir mais possibilidades no uso futuro.

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Localização do Projeto

Endereço:Hangzhou, Zhejiang, China

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Sobre este escritório
Cita: "Escola de Ensino Médio Hangzhou Zhongtai / LZGC Quantum City Design Firm + Zhejiang Jianyuan Architectural Design and Urban Planning Institute" [Hangzhou Zhongtai Middle School / LZGC Quantum City Design Firm + Zhejiang Jianyuan Architectural Design and Urban Planning Institute] 19 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011982/escola-de-ensino-medio-hangzhou-zhongtai-lzgc-quantum-city-design-firm-plus-zhejiang-jianyuan-architectural-design-and-urban-planning-institute> ISSN 0719-8906

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