Casa Odawara / Niko Design Studio

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de InterioresCasa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, PiaCasa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaCasa Odawara / Niko Design Studio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Niko Design Studio
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores
© SOBAJIMA, Toshihiro

Ruínas Amadas, Distrito Comercial e Residência. Este é o projeto de uma casa e espaço de galeria planejado para uma rua comercial. A rua Yakushi Airodo, onde o terreno está localizado, está situada no centro das estações JR Nakano e Araiyakushi na linha Seibu, sendo uma rua comercial profundamente enraizada na vida diária, com lojas de missô, doces japoneses, açougues, ramen e banhos públicos em funcionamento há muitas gerações.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Sofá, Viga
© SOBAJIMA, Toshihiro
Casa Odawara / Niko Design Studio - Imagem 16 de 20
Planta Pavimento Térreo
Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© SOBAJIMA, Toshihiro

A família do proprietário ainda não havia estabelecido uma loja ou restaurante que contribuísse para o distrito comercial, pois o marido trabalhava fora e a esposa era uma designer autônoma. No entanto, se sentiam desconfortáveis com a inserção de condomínios e casas novas no distrito comercial, cortando o fluxo sanguíneo da cidade. O processo projetual começou com a esperança de que o espaço que estavam construindo contribuísse um pouco para o futuro do bairro. O proprietário, antes de projetar sua própria casa, expressou sua paixão pelas ruínas e afirmou: "Eu ficaria feliz se a cidade amasse a arquitetura que construo como as ruínas de uma galeria comercial".

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Nishikubo Taketo
Casa Odawara / Niko Design Studio - Imagem 20 de 20
Corte

As ruínas amadas são aqueles edifícios que cumpriram seu papel original, mas ainda permanecem em vários lugares porque são atraentes de alguma forma, mesmo que não sejam mais úteis. Nesse sentido, certamente haverá um momento em que os edifícios em galerias comerciais não cumprirão mais seus papéis originais, devido à conveniência do proprietário ou a grandes mudanças sociais. Por exemplo, recentemente, a paisagem de um distrito comercial mudou drasticamente com a pandemia de Covid. Dessa forma, o proprietário indagava se existiria uma maneira da arquitetura contribuir para a cidade.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Viga
© SOBAJIMA, Toshihiro
Casa Odawara / Niko Design Studio - Imagem 17 de 20
Planta Primeiro Pavimento
Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Sofá
© SOBAJIMA, Toshihiro

A paisagem urbana de uma rua comercial é geralmente formada, como mostra a figura. Enquanto a rua for vibrante e ativa, não há problema, visto que os edifícios comerciais são geralmente construídos na proporção total da área útil, até ao limite da rua.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Pia
© SOBAJIMA, Toshihiro

No entanto, quando uma rua comercial é fechada ou convertida repentinamente em condomínios, o problema de sua forma se torna óbvio. A principal razão é que a elevada proporção entre edifícios, terrenos e áreas construídas fazem com que os edifícios pareçam grandes blocos e percam a profundidade semipública. Portanto, decidimos criar uma estrutura que permitisse que a rua continuasse a ter uma linha de visão direta, mesmo no pior cenário de uma rua comercial fechada. O primeiro pavimento é um espaço semi-público (ateliê, galeria, loja, etc.), e os demais são espaços residenciais com uma escada externa, que futuramente poderá ser separado do primeiro pavimento.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores
© SOBAJIMA, Toshihiro
Casa Odawara / Niko Design Studio - Imagem 18 de 20
Planta Segundo Pavimento
Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Corrimão
© SOBAJIMA, Toshihiro

A largura da rua frontal é de 5,30 metros, e a maioria dos edifícios foi construída no alinhamento predial, tornando a proximidade demasiada no cotidiano. Portanto, ao recuar o volume acima do segundo pavimento, cria-se uma segregação para com a rua, configurando um terraço externo entre eles. Outro espaço semi-externo em forma de portão, foi denominado "Piloti da Cidade", localizado entre os dois níveis e a rua comercial. O espaço é um local intermediário, projetado para ser um espaço multiúso, fornecendo abrigo contra a chuva para os transeuntes, uma vitrine para o primeiro pavimento e um hall para os moradores.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© SOBAJIMA, Toshihiro

Ao sobrepor vários elementos imperfeitos na cidade, como distância física, plantas, terraços e pilotis, pode-se criar um limite sutil com a cidade. O nível inferior do edifício tem uma sensação de continuidade com a rua comercial, permitindo que os residentes mantenham sua privacidade com uma boa sensação de distância e segurança e se abram para a cidade simultaneamente. 

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Interiores, Janela
© SOBAJIMA, Toshihiro

Ruínas Futuras - Dois anos após a conclusão, o proprietário teve que se mudar para a área rural por razões de trabalho. Embora muitos optem por se mudar sozinhos, o proprietário levou toda sua família e prometeu cuidar da edificação. Durante o período que antecedeu a pandemia, nós, arquitetos, oferecemos para gerenciar e operar a propriedade, que era usada como acomodação Airbnb para turistas e como espaço de eventos para aluguel. Até organizamos uma festa de casamento em conjunto com o distrito comercial.

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nishikubo Taketo

Durante o período de isolamento social da pandemia, o espaço foi utilizado por diversas pessoas como um local de trabalho remoto onde podiam aproveitar a brisa enquanto sentiam a cidade. Plantas começaram a crescer rapidamente, cobrindo os edifícios, alegrando os olhos dos transeuntes a cada estação, em um distrito comercial com pouca vegetação. O aparecimento de muitas lojas que abriram as suas vitrines e aberturas durante a pandemia, nada mais é do que o desmantelamento de espaços internos conurbados. Acreditamos que aqui que reside o futuro do distrito comercial. Agora, seis anos, desde a conclusão, o edifício foi profundamente coberto por vegetação, e é difícil dizer há quanto tempo existe. 

Casa Odawara / Niko Design Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© SOBAJIMA, Toshihiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Odawara / Niko Design Studio" [Odawara's House / Niko Design Studio] 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011959/casa-odawara-niko-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.