Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos

Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, DormitórioApartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, PiaApartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Geberit, Mármores Central de Vagos, Primelux
  • Carpintarias E Iluminação: Carpintaria Venezolana
  • Carpintarias: Nascimento Silva & Silva
  • Decoração: Caixa de Costura
  • Cidade: Gouveia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gouveia, localizada no sopé da Serra da Estrela, tem presente na sua toponímia a Avenida General Humberto Delgado, rebatizada após o 25 de abril de 1974. Trata-se de uma icónica avenida, à cota alta da cidade, de carácter habitacional, confirmado pela presença das imponentes moradias, perfil viário generoso, pontuada pelo vasto arvoredo existente. É neste contexto, integrado entre o casario, que se localiza o edifício projetado em 1965, com 3 pisos e 6 frações. Sem pretensões, estas construções no seu estilo modernista, à semelhança de tantos outros exemplares seus contemporâneos, pontuavam as principias cidades do país. Se o uso de palas em betão, varandas corridas a acentuar alguma horizontalidade, janelas em madeira com 3 folhas, são elementos comuns, destaca-se fortemente o contexto local. Especificamente, a sua implantação nos socalcos suportados por muros em granito, ou os detalhes de cantarias em pedra local que lhe atribui alguma personalidade. Assim, o apartamento renovado, situa-se no primeiro andar, no entanto, atendendo à topografia própria do local permite acesso nivelado pelo tardoz.

Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Dormitório
© Ivo Tavares Studio
Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela
© Ivo Tavares Studio
Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Imagem 36 de 37
Planta - Proposta
Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

A intervenção tinha como objectivo preservar ao máximo o existente, por uma questão económica, mas também para manter o seu carácter, respeitando os seus detalhes, os pavimentos, as caixilharias em madeira ou o mobiliário antigo. A organização espacial respondia bem: um núcleo íntimo com 3 quartos distinto das zonas sociais, duas salas, e a cozinha. Existia ainda um quarto de pequena dimensão com instalação sanitária, junto à cozinha e ligado à lavandaria. Aposentos destinados a uma empregada, memória de outros tempos, que não fazia sentido manter. Assim, as alterações foram simplesmente a desmontagem deste espaço, transformando-o na copa da cozinha e a autonomização da instalação sanitária, voltando-a para o corredor, acessível a todos. Também o conjunto de salas e cozinha foi intervencionado de forma a tornar os espaços mais comunicáveis, potenciando as vivências e a exposição solar. Assim, uma vez que estando a cozinha voltada a nascente e as salas a poente, é possível agora, ao logo de todo o dia, adivinhar o exterior.

Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Ivo Tavares Studio

O exercício passou pela criação destas relações directas, em especial entre as salas, entre as salas e as varanda, entre a sala de jantar e a cozinha e entre a cozinha e o logradouro, mantendo toda a estrutura, evitando uma leitura de “openspace”. O trabalho de carpintaria teve um papel fundamental, porque foi através do seu desenho, sempre a interpretar o contexto, que se silenciou a intervenção. 

Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Foram necessários 3 intervenientes específicos. O marceneiro geral da obra que tratou os pavimentos e executou os móveis de bancada da cozinha e os lavatórios em madeira maciça de Sapel. O carpinteiro que restaurou o mobiliário, como a antiga cristaleira, os aparadores e as cadeiras. E o carpinteiro que se dedicou à iluminação, com a recuperação do candeeiro em cobre e latão, através da aplicação de novos abajures executados em maple, ou ainda os candeeiros de pé em madeira de sucupira que pontuam a separação das salas de estar e jantar. Em complemento, os têxteis assumem também protagonismo: as cortinas, os forros de cadeira ou o sofá cor terra. De referir ainda o banco com a almofada em burel verde musgo, trabalho de excelência da manufatura da região da Serra da Estrela, que transforma a lã de ovelha, em peças de uma nobreza impar. Preparado para o conforto em defesa do rigoroso inverno da Serra da Estrela. É preciso que tudo mude, para que tudo fique na mesma. Pronto para mais uma geração. 

Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Gen. Humberto Delgado, 6290 Gouveia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Gouveia / M2.senos arquitectos" 07 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011913/apartamento-em-gouveia-menos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.