Casa Maria e Pablo / OBO Estudi

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, AidoCasa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Maria e Pablo / OBO Estudi - Mais Imagens+ 12

La Floresta, Espanha
  • Arquitetos: OBO Estudi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  102
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Flajszer
  • Programa: Reforma e ampliação de residência unifamiliar na floresta
  • Cidade: La Floresta
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Flajszer
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Imagem 13 de 17
Planta - Situação
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Flajszer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal com um filho e outro em projeto adquirem uma casa de autoconstrução no bairro de Floresta Pearson em Sant Cugat del Vallès, Espanha. A casa, térrea e com subsolo, se adapta à topografia acidentada formando duas plataformas. A inferior, acessada pela rua, contém um pátio usado como horta, estacionamento e pequenos espaços para armazenamento. A superior, ao lado de um declive que bloqueia todo o sol de inverno, divide seu espaço entre a casa em si e um jardim com piscina que faz divisa com o entorno natural do parque de Collserola. A proposta deve agir em duas direções: garantir a habitabilidade necessária para ocupar rapidamente a casa e posteriormente ampliar a construção, gerando relações melhores com o contexto imediato.

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andrés Flajszer
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Imagem 14 de 17
Planta - Implantação
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Andrés Flajszer

Estamos em uma casa de quatro alas unidirecionais com paredes de carga e vãos razoáveis. Como a construção fica na sombra durante quase todo o inverno, a antiga proprietária investiu durante sua obra para garantir um bom grau de isolamento tanto na cobertura quanto nas fachadas.

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Tijolo, Cerca, Fachada, Janela
© Andrés Flajszer
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Imagem 15 de 17
Planta
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, Aido
© Andrés Flajszer

Era notável que a ordem estrutural existente permitia organizar o novo programa, o que permitiu destinar a maior parte dos esforços para a fase de ampliação. Nesta primeira fase, o projeto concentra-se na construção de paredes divisórias de madeira que garantem a privacidade necessária para ocupar rapidamente a casa, mas que ao mesmo tempo são capazes de permitir a conexão entre os diferentes espaços comuns. As esquadrias são substituídas ou modificadas pontualmente para garantir o correto grau de isolamento térmico e uma boa relação como externo. Investiu-se ainda na implementação de um novo sistema de aquecimento muito mais eficiente, que fornece um bom aporte de calor ao ambiente.

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio
© Andrés Flajszer
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Imagem 16 de 17
Cortes
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Andrés Flajszer

Com a chegada do segundo filho, a segunda fase do projeto concentra-se em ampliar o programa habitacional da casa para abrigar toda a família. Para isso, surgem dois novos volumes de termoargila que garantem o isolamento térmico da casa e se mimetizam com a materialidade do telhado enquanto um acabamento uniforme é aplicado ao restante da construção.

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Andrés Flajszer
Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Imagem 17 de 17
Axonométrica

Por fim, embora o problema térmico do inverno seja resolvido, a implantação da casa não oferece muita sombra durante o verão. Portanto, aproveitando a linha de construção das ampliações, a residência ganha uma segunda pele formada por uma estrutura metálica muito leve e uma treliça de cordas de cânhamo que atuam como pergolado e propõem um espaço intermediário entre o interior e o lado de fora. Um conjunto de trepadeiras de folhas caducas foi plantado para fornecer sombra desejada durante o verão, ainda permitindo a entrada de luz no ambiente durante o inverno. Não há outra intenção senão apropriar-se do externo, proporcionando uma boa sensação de conforto que permita desfazer a fronteira entre a casa e o entorno imediato.

Casa Maria e Pablo / OBO Estudi - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Cadeira
© Andrés Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Maria e Pablo / OBO Estudi" [Casa la Maria i el Pablo / OBO Estudi] 22 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011879/casa-maria-e-pablo-obo-estudi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.