Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de InterioresCentro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de InterioresCentro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de InterioresCentro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: waa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fangfang Tian
  • Equipe De Projeto: Ke Qiao, Jingbo Zang, Xiaonan Liu, Lang Ye, Xiaona Yu, Haohan Kong, Weizheng Zhang
  • Arquitetos Responsáveis: Di Zhang, Jack Young
  • Cliente: Shanghai Neibio
  • Cidade: Chao Yang Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores
© Fangfang Tian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Narrativa. Um centro esportivo para toda a família que foca na conscientização e desenvolvimento do movimento corporal por meio do brincar. O BE1ST, um "Atlas de Superpoderes", é uma coleção de qualidades especiais que podemos observar no mundo ao nosso redor. A waa foi contratada para projetar uma série de centros familiares focados em atividades esportivas. Com eles, desejamos fomentar superpoderes de desenvolvimento para membros de todas as idades, e cada BE1ST representará um desses superpoderes. O conceito gira em torno de uma ilha mítica fictícia que abriga locais específicos onde esses superorganismos especiais incorporam superpoderes. Nesta primeira edição da série, selecionamos plantas de terras áridas que possuem "superpoderes" para superar climas extremos. Os cactos podem sobreviver em ambientes extremamente áridos, armazenando água em seus caules, e seus robustos sistemas radiculares e folhas em forma de agulha proporcionam proteção. Simulamos três cactos representativos no local: saguaro (Carnegiea), Golden Barrel (Echinocactus) e Prickly pears (Opuntia).

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Imagem 18 de 21
Detalhes
Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Imagem 19 de 21
Detalhes

Descrição geral do programa. O programa consistiu em atividades esportivas e participativas em família para aprendizado conjunto. As atividades incluem aulas de ioga e exercícios, jogos em grupo de realidade virtual e aumentada, juntamente com obstáculos de coordenação em altitude, além de jogos mais tradicionais, complementados com espaço para alimentos, bebidas e locais de descanso. Integração do local de jogo/arquitetura. O projeto destaca o equilíbrio entre arquitetura e a integração dos brinquedos. A waa acredita que qualquer espaço considerado lúdico requer uma oportunidade para que esses dois elementos sejam integrados. Cada local apresentará novas oportunidades, com ênfase na circulação vertical e na integração neste caso específico, onde foram selecionados dois jogos: uma torre de barris e uma moldura com arcos.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores
© Fangfang Tian

1. a) Cacto Barril: Utilizando a relação interconectada entre sete formas esféricas, transformamos o interior em uma grande ferramenta de exploração, permitindo que as crianças exercitem suas habilidades de escalada e rastejamento. As esferas do barril formam uma rede. Colunas autônomas adicionais são usadas quando necessário para sustentar o espaço interno. As crianças também podem explorar o perímetro do barril, tornando o processo de encapsulamento uma atividade adicional.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores
© Fangfang Tian

1. b) Cacto Aro: Otimizamos a morfologia estrutural do cacto e fizemos referência às relações espaciais encontradas em estruturas celulares. Utilizando 28 anéis circulares com diâmetros de 4,14 metros e 3,1 metros, construímos duas estruturas espaciais simétricas, cada uma disposta de forma radial. Construída com tubos de aço pré-fabricados, a moldura é soldada no local e revestida com estofamento, com cada parte dividida em 12 segmentos. Nessa moldura, incorporamos redes de escalada horizontais, escorregadores, elementos de treinamento em altitude e iluminação decorativa. Ela serve como a principal estrutura dentro do espaço, sustentando e posicionando as principais instalações verticais.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores
© Fangfang Tian

1. c) Cacto Saguaro: Elementos de mobiliário que utilizam a forma vertical do cacto Saguaro são distribuídos uniformemente por todo o espaço. O módulo acolchoado é elevado do mobiliário e utilizado como um dispositivo de design para oferecer suporte a funções lúdicas intuitivas, como pontos de escalada, braços oscilantes e degraus ou pontos de vista mais altos. Como uma ferramenta de planejamento, o Saguaro pode ser usado para dividir elementos entre diferentes áreas, como um sistema visual de orientação e pode fornecer fixações para iluminação funcional, sendo tudo implementado por meio do singular elemento modular.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Imagem 21 de 21
Detalhes

1. d) Terreno: O piso geral foi projetado para se assemelhar a dunas de areia. Abstraímos a forma das dunas usando blocos trapezoidais medindo 450x450 milímetros. Empilhando e organizando esses módulos em três dimensões, o terreno foi transformado em uma área básica de treinamento físico com obstáculos. Combinado com as áreas ocas e elevadas formadas por cactos de diferentes formas, é criado um complexo esportivo completo.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores, Armário
© Fangfang Tian

Conclusão. O projeto destaca o equilíbrio mantido entre arquitetura e integração de brinquedos em um ambiente esportivo orientado para a família. Tanto as estruturas de escalada quanto o piso topográfico são adaptados para fundir o desempenho do jogo em sua forma. Eleva-se a estratégia tradicionalmente aceita de zonas segregadas dispostas de forma plug-in, em uma ambição para sintetizar sistemas estruturais e responder ao programas. A integração de equipamentos que não estão apenas visualmente alinhados à linguagem, mas também estão funcionalmente incorporados à estrutura pode ser alcançada por meio de qualidades relacionadas à escala, respondendo a oportunidades específicas do local e incorporando a circulação. Acreditamos que isso aumentará o engajamento e a diversão das famílias.

Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa - Fotografia de Interiores, Aço
© Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:101 Chao Yang Bei Lu, Chao Yang Qu, Bei Jing Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Esportivo Atlas de Superpoderes / waa" [An Atlas of Superpower / waa] 12 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011872/centro-esportivo-atlas-de-superpoderes-waa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.