Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, Viga, AçoCasa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaCasa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Mais Imagens+ 21

Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gioi Nha, Hoa Phat, Panasonic, Sika, Toto
  • Arquiteto Responsável: Vo Quang Thi
  • Empreiteira: Cong Sinh Homes
  • Cidade: Cidade de Ho Chi Minh
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na Paróquia de Thanh Tam, na cidade de Ho Chi Minh. A inspiração para o design veio da arquitetura da "casa tradicional de 3 cômodos" com espaços que remetem ao estilo de vida das famílias vietnamitas ao longo de centenas de anos.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroyuki Oki
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Imagem 19 de 26
Planta - Térreo
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Hiroyuki Oki

Similar à "sala da frente" da casa tradicional de três cômodos, um espaço de convivência comum é colocado no térreo, à entrada, próximo ao jardim da frente, e um pátio interno na parte de trás. Este pátio está situado entre a "sala da frente" e a "sala de trás" abaixo de uma treliça verde. No meio do espaço comum há uma área de culto e um aquário circular seguindo os princípios do feng shui. Com uma planta retangular, plana e sem divisões, os móveis no espaço comum de convivência podem ser dispostos de maneira flexível para atender às necessidades de uso variáveis da família ao longo do tempo. É um espaço acolhedor, atraindo as pessoas para se comunicarem entre si, com muita luz solar, vento, plantas e  água.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, Viga, Aço
© Hiroyuki Oki

Os espaços privados da família são projetados dentro de duas estruturas de concreto firme no primeiro andar. Esses espaços são divididos com materiais leves, que podem ser reciclados, movidos facilmente e transformados conforme as necessidades de uso ou mudanças no número de membros da família. Essas duas estruturas de concreto são projetadas para serem abertas e arejadas, com centenas de aberturas enfileiradas em ambos os lados, na forma de guelras, permitindo que as pessoas na família se comuniquem facilmente, mas garantindo ao mesmo tempo a privacidade necessária. No espaço comum os móveis podem ser dispostos de maneira flexível, e no espaço privado divisórias leves ajudam a casa a se transformar facilmente para atender às necessidades de várias gerações de uma família. Com isso, a estrutura de concreto, principal componente da cobertura e da sustentação da casa, não precisa ser reformada e pode durar mais.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cerca, Pilar
© Hiroyuki Oki
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Imagem 20 de 26
Planta - Primeiro andar
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Hiroyuki Oki

A "sala da frente" e a "sala de trás" são abertas em duas direções. Elas são conectadas por um pátio interno, permitindo que a luz do sol e o vento alcancem todos os espaços. A casa possui paredes espessas e um telhado que oferecem bom isolamento. As duas estruturas de concreto no andar de cima possuem centenas de aberturas contínuas, semelhantes a guelras, para ajudar a regular a entrada de luz solar na casa e evitar a entrada da chuva. Esse design é muito adequado para o clima tropical do Vietnã. Após um ano de construção, o pomar na frente e nos fundos da casa e a treliça vegetal no telhado se transformaram em uma camada de cobertura verde, que contribuiu para criar uma atmosfera fresca e tranquila para os espaços habitacionais.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Hiroyuki Oki
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Imagem 23 de 26
Seção

Isso permite que os espaços de convivência recebam sol e vento durante todo o ano. Os espaços privados são protegidos tanto pelo concreto com aberturas como pela camada de cobertura verde, podendo ficar abertos durante todo o dia para capturar as brisas frescas e agradáveis. Os moradores da casa podem desfrutar desse ar fresco e ter uma boa noite de sono para regenerar sua energia. Um espaço de vida saudável como este pode ajudar as pessoas a superar a pandemia. O edifício economiza uma grande quantidade de energia elétrica. Com 11 painéis solares, a família raramente precisa pagar pela eletricidade.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Imagem 22 de 26
Elevação frontal
Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroyuki Oki

Alguns pássaros vêm comer as frutas na horta no telhado e ficam por lá, tornando a vida da família mais interessante e feliz. Plantar uma horta no telhado é uma ideia simples e fácil de transformar e replicar. O arquiteto deseja inspirar a todos a cultivar seus próprios vegetais em casa. Isso não apenas contribui para criar uma atmosfera fresca e agradável, mas também ajuda a reduzir as mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar.

Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tranquila em Saigon / Cong Sinh Architects" [The Peaceful House in Saigon / Cong Sinh Architects] 10 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011845/casa-tranquila-em-saigon-cong-sinh-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.