Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura

Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraNova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, JanelaNova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, CadeiraNova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraNova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Mais Imagens+ 35

  • Instalações: Fillipon Engenharia
  • Projeto De Iluminação: Studio FOS Iluminação
  • Projeto De Climatização: Air Shop Ar Condicionados
  • Projeto Paisagístico: Kucha Saatkamp
  • Acompanhamento Execução: Samuel Szapiro Nemetz
  • Estruturas Metálicas: Broilo Estruturas Metálicas
  • Estruturas De Madeira: OFC wood works
  • Climatização: Dentek Ar Condicionado
  • Divisórias Internas: Virtua Ambientes Coorporativos
  • Esquadrias De Alumínio: Itaci Ulian Esquadrias
  • Móveis Planejados: Móveis Saul
  • Cidade: Campo Bom
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto realizado pelas arquitetas Josy Nascimento e Mariana Fonyat do escritório Integra Studio Arquitetura para a Vert consistiu na reforma de um pavilhão industrial abandonado visando a instalação do escritório de administração e desenvolvimento de produtos na cidade de Campo Bom - Rio Grande do Sul. Assim como na produção de tênis, a obra moldou-se aos ideais da empresa. O pavilhão havia de ser preservado o máximo possível evitando produção excessiva de resíduos. Estruturas condenadas como os antigos mezaninos foram transformadas em coberturas para os acessos externos e áreas de convivência; O telhado danificado foi substituído com telha com isolamento térmico e as chapas retiradas foram usadas como revestimento das construções lindeiras; O piso de madeira antigo foi restaurado; Os sofás modulares que ambientam os espaços comuns foram estofados com as lonas de algodão que são usadas nos tênis.

Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O esboço inicial que acompanhava o briefing do cliente sugeria que as mesas de trabalho fossem dispostas no salão ao nível do piso existente. Sendo assim o projeto se desenvolveu a partir do briefing de uso do pavimento térreo para áreas de trabalho. No entanto, na primeira visita ao local ficou a sensação principal de escuridão e calor. Por ter um pé direito muito alto e poucas aberturas, o espaço mostrava-se pouco acolhedor naquele molde. Daí surgiu a ideia de reduzir a altura das salas através da execução de um mezanino. Esta estrutura acomodou dois níveis de salas todas com janelas e climatização adequadas.

Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela
© Marcelo Donadussi

As salas do nível do piso original ganharam aberturas contínuas para a face leste onde foi instalado um jardim de plantas tropicais. Sobre elas, as salas do mezanino receberam janelas à leste e divisórias de vidro para o corredor onde a iluminação do pé-direito duplo se expande. Os ambientes conectam-se por espaços de convivência repletos de plantas e mobiliados com móveis modulares coloridos que podem ser alterados conforme a dinâmica da empresa. Nas extremidades foram instaladas mini-copas incentivando que o colaborador se desloque. Ao fundo, conectado com o grande salão foi criado um refeitório totalmente equipado. As mesas também podem ser usadas como espaços de reuniões informais, bem como os jardins.

Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcelo Donadussi
Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Imagem 33 de 40
Planta - Térreo
Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Marcelo Donadussi

Nas maiores salas de reuniões foram instalados expositores de tênis que não só atendem ao caráter funcional do prédio, mas também decoram o espaço de modo simbólico. A forma do pavilhão foi preservada e sobre um plano cego o artista Derlon pintou um painel retratando referências da empresa como a casa do seringueiro ambientalista Chico Mendes e a colheita do algodão. A obra levou 10 meses e o resultado deste retrofit gerou um espaço fluído, acolhedor e dinânico.

Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campo Bom, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Sede Vert Campo Bom / Íntegra Studio Arquitetura" 02 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011762/nova-sede-vert-campo-bom-integra-studio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.