Casa Pedra / Esquadra Arquitetos

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Pedra / Esquadra Arquitetos - Mais Imagens+ 9

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edgard César
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Florense, Ikê Pedras, Light Design, Multipedras, Talentus Esquadrias, Tozetti, kings
  • Arquiteto Líder: Filipe Monte Serrat
  • Equipe De Projeto: Guido Saboya, Marcelo Gonçalves, Gabriela Medeiros
  • Obra: Tecna Construtora
  • Paisagismo: Quinta
  • Automação: MP Audio
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Edgard César

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada próximo da cidade de Brasília, no SMDB, setor predominantemente de uso residencial unifamiliar, e seu lote tem como vizinho um parque, uma área de preservação do bioma do cerrado que reforça a escala bucólica adotada pela cidade para este uso. O projeto tira partido de sua localização e contexto para construção de diretrizes, sendo o último lote do condomínio com um sistema viário que usa de um cul-de-sac e torna o acesso com veículos ao terreno um trajeto mais leve, com menor fluxo de automóveis.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Edgard César

O partido foi construído a partir deste acesso mais fluido, com a criação de um port-cochère, e do entorno direto, com a possibilidade de vista para o parque vizinho e da orientação solar que possibilita a abertura da casa para ele com uso de poucos elementos de proteção.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Edgard César
Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Imagem 12 de 14
Planta - Pavimento térreo
Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Edgard César

Na garagem, o uso do port-cochère permitiu o abrigo de um número maior de automóveis, um espaço aberto que além do uso mais óbvio também permite a utilização de diferentes formas para a família. Neste espaço foi feito um armário para uso como depósito e também para armazenagem de alguns equipamentos da casa, além de abrigar as estações de recarga de veículos elétricos.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Imagem 11 de 14
Isométrica

A materialidade da casa é traduzida no uso de elementos naturais, cuja textura e cores fazem uso da natureza em sua forma mais pura, mesmo no concreto em sua composição. A pedra é empregada na divisão entre o externo e o interior, ainda permitindo o vislumbre entre estas áreas em momentos da casa. O concreto está presente na volumetria da casa, nos elementos estruturais que constituem sua percepção de uma racionalização através da modulação. A madeira está nos painéis de proteção, brises, forro e piso do deck, seu uso pontual procurou buscar o equilíbrio entre os elementos na composição da casa enfatizando cada um deles em diferentes momentos.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Edgard César

Uma grande laje de concreto aparente é sustentada por duas vigas invertidas que se destacam em toda a extensão da casa. Um bloco maciço se apoia sobre essas duas vigas, como uma grande pedra, e abriga o escritório da casa predominantemente térrea, em um mezanino com a vista do parque.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Edgard César

O ritmo proposto no posicionamento dos brises de madeira traduz a disposição do programa na casa, com o uso mais frequente nas áreas de quartos e ambientes fechados, e mais aberto na região da churrasqueira, permitindo uma vista livre do jardim e do parque ao fundo. As sombras destes elementos criam diferentes desenhos ao longo do dia, criando novas experiências a cada período.

Casa Pedra / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Edgard César

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pedra / Esquadra Arquitetos" 29 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011663/casa-pedra-esquadra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.