Escola Suji Dream / Odds&ends Architects

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaEscola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga, PilarEscola Suji Dream / Odds&ends Architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis : Haejin, Choi
  • Cidade: Yongin-si
Mais informaçõesMenos informações
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roh Kyung

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Suji Dream é uma escola alternativa que busca a felicidade e a liberdade para todos os 70 alunos do ensino fundamental e médio. Os pais dos alunos se uniram e adquiriram um terreno aos pés da montanha Gwang-gyo, Coreia do Sul. Depois de pesquisar sobre as possibilidades arquitetônicas por um ano, os pais procuraram um arquiteto e finalmente começamos este projeto. O terreno estava inserido em uma área verde natural e, portanto, a área total de ocupação foi limitada a 500 m2. Este projeto exigiu muito esforço e tempo para reunir as opiniões de todas as partes interessadas. Também houve outras limitações em relação ao custo da construção.

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Roh Kyung
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Imagem 17 de 20
Planta - Térreo
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roh Kyung

A condição do terreno era composta por um declive íngreme com uma diferença de nível de 3 metros. É possível ver a área de Gogi-dong abaixo e há uma trilha atrás que leva à montanha Gwang-gyo. Embora o terreno não fosse tão grande e não parecesse suficiente para uma escola, havia potencial para expansão em direção à natureza circundante.

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga, Pilar
© Roh Kyung
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Imagem 19 de 20
Cortes
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Roh Kyung

Quando visitamos a escola pela primeira vez, os alunos nos levaram ao seu esconderijo. Em uma colina, os alunos criaram seus próprios espaços e os usaram como playground. Eles tinham suas regras de segurança e nos mostraram o caminho através das trilhas que fizeram entre árvores e pedras. Comparados a outras escolas comuns, os alunos, pais e professores tinham uma maneira completamente diferente de viver e pensar sobre o espaço.

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Roh Kyung
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Imagem 18 de 20
Planta - Primeiro Pavimento

Para conter todos os programas da escola na área limitada, precisávamos de uma ideia arquitetônica funcional. Para preservar os principais espaços, usamos o espaço externo como passagem, em vez de corredores internos. O volume contorna o terreno e cada sala de aula é aberta e conectada ao pátio no meio. Assim como a estrutura espacial de Seowon na Dinastia Joseon, as salas de aula se voltam para o pátio no centro. Na frente do terreno, colocamos o auditório e a cafeteria, onde há a melhor vista. Entre o interior e o exterior, há um toenmaru,  beiral estreito tradicional coreano que percorre o lado de fora do volume. O corredor externo do segundo nível também é um telhado para o primeiro andar e torna o pátio mais ativo no centro do volume. Estávamos preocupados que fosse inconveniente para os usuários, pois todos os espaços estavam diretamente conectados ao exterior, no entanto, a filosofia educacional da escola enfatizava a relação com a natureza, então conseguimos chegar a um acordo com os membros da escola.

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão
© Roh Kyung
Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada
© Roh Kyung

O pátio circundante torna-se um espaço onde ocorrem várias atividades, como aulas ao ar livre, peças teatrais e eventos. O espaço externo formado pela topografia inclinada abre-se para o lado da montanha. Subindo a encosta, é possível chegar facilmente ao segundo andar, tornando o volume completamente conectado. As crianças estão unidas à natureza, correndo naturalmente para cima e para baixo da encosta ao longo da escola.

Escola Suji Dream / Odds&ends Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roh Kyung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:30 Dongcheon-ro 553beon-gil, Suji-gu, Yongin-si, Gyeonggi-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Suji Dream / Odds&ends Architects" [Suji Dream School / ODDs&ENDs architects] 07 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011634/escola-suji-dream-oddsandends-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.