Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, FachadaUnidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Interiores, Escada, VigaUnidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Iluminação, Janela, FachadaUnidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, FachadaUnidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Vaz Santos and Paulo Rodrigues
  • Engenharia: Sousa Marques Engenharia, Civitec, Niluft Engenharia Lda
  • Clientes: Oropol
  • Cidade: Castelo de Paiva
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício caracterizar se por 2 pisos e uma cave técnica, tendo estes, na sua globalidade características diferentes:

  • O piso da cave existente: dedicado em exclusivo a equipamentos de auxílio à produção que não irá sofrer qualquer alteração.
  • O piso rés do chão atual: a nível interior tem uma zona de entrada com um hall, zona de receção e respetivos espaços de apoio: sala de reuniões e instalações sanitárias para clientes.
  •  A área restante organiza-se da seguinte forma: sala de monta-cargas, caixa de escadas com acesso direto ao exterior, zona de laboração, piso -1 e acesso ao piso do andar.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio
Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Imagem 30 de 35
Planta - Térreo

Adjacente às comunicações verticais, instalações sanitárias masculinas e femininas de apoio ao espaço de laboração.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

Por fim na parte posterior existe uma área técnica onde foram colocados os equipamentos técnicos.
Assim sendo através de uma passagem coberta e fechada para nascente surgirá a ampliação desse mesmo piso, com uma implantação descolada do atual edifício em cerca de 8 metros, possibilitando que haja espaços exteriores de lazer e sobretudo diferenciar arquitetonicamente ambos os edifícios com imagens distintas.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Iluminação, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Esse piso será dedicado igualmente para laboração com inclusão de máquinas CNC, será incluído um aumento da zona dedicada a instalações sanitárias para abranger os novos funcionários, gabinetes de apoio, comunicações verticais circundando um novo monta-cargas que servirá esse piso e o novo andar a projetar que irá comunicar igualmente com o existente. Na parte posterior desta ampliação existirá uma área dedicada para área técnica.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Cadeira, Viga
© Ivo Tavares Studio
Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Imagem 35 de 35
Desenho
Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ivo Tavares Studio

No piso do andar atual, todas as áreas serão mantidas, nomeadamente, instalações sanitárias, sala de reuniões, instalações sociais, zona de laboração onde existem máquinas de polimento e lavagem de peças.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Através desse piso, como referido acima, existe uma passagem para a nova ampliação através de um passadiço coberto e fechado, que dará acesso ao novo edifício , espaço dedicado exclusivamente para laboração (máquinas de polimento e máquinas de lavagem), piso este promovido com comunicações verticais ao piso inferior através de um escada interior e monta-cargas, instalações sanitárias de apoio aos funcionários e por fim, localizada na parte posterior do edifício existirá uma escada metálica exterior, para dar cumprimento à legislação de segurança contra incêndio como forma de evacuação em caso de emergência.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Com a imagem do novo edifício pretende-se uma abordagem arquitetónica de mais arrojada e distinta entre ambos os edifícios, porém cordial. Solução esta, com caracter mais audacioso, com preocupações térmicas, tirando partido estético das lâminas que ora criam momentos de sombreamento ora criam momentos de luz mais ténue e controlada.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Tal como no edifício existente a predominância da madeira é um ponto relevante e de afirmação da imagem do edifício, daí as lâminas do novo edifício procurarem uma certa simbiose com o atual, com a lacagem das lâminas alusivas à madeira.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Trata-se de um edifício mais neutro, sobretudo a nível interior, em que a madeira deixa de existir e a estrutura materializa-se em estrutura de betão pintada a branco. A nível de arranjos exteriores houve necessidade de uma reformulação completa, quer a nível de estacionamento, quer a nível de aproveitamento de todo o espaço possível no quadrante norte e nascente. Será construindo em toda a parte posterior do terreno um muro em gabião em forma de socalco mantendo-se parcialmente um talude como zona verde e por fim manter na “crista” do terreno a vedação metálica existente como término dos limites junto ao caminho de servidão às propriedades adjacentes.

Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4550 Castelo de Paiva, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Unidade Industrial Oropol / Em Paralelo" 23 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011530/unidade-industrial-oropol-em-paralelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.