Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, FachadaCasa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira, JanelaCasa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, CorrimãoCasa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Mais Imagens+ 42

Ovar, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tripé
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MDF, Rubicer, Sosoares
  • Arquitetura: Nelson Resende, Arquiteto
  • Arranjos Exteriores: Nelson Resende, Arquiteto
  • Estruturas: Sandra Leite, Engenheiros Civis
  • águas, Térmico, Acústico: Sandra Leite, Engenheiros Civis
  • Instalações Elétricas: José Cardoso, engenheiro eletrotécnico
  • Construção: Várias empresas
  • Data De Projecto: 2018/2019
  • Data De Construção: 2019/2022
  • Cliente: Particular
  • Cidade: Ovar
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tripé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de uma pequena casa num lote bastante exíguo, com 80,00m2, localizado junto ao parque da cidade, em Ovar, permitiu resolver uma tipologia t2, com áreas bastante controladas e desenvolvidas num tipo de construção que se pretendeu flexível e adaptável, numa certa adequação do pedido à própria área do terreno existente.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tripé

A localização privilegiada, atendendo a que esta casa se localiza na primeira linha sobre o parque urbano da cidade, acaba por colocá-la em posição de evidência, pelo que a sua materialização tendeu a assumir a responsabilidade de fazer alçado da cidade, garantindo a criação de uma imagem urbana melhorada, uma espécie de casa objecto, assumidamente trabalhada como uma escultura habitada.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Bancada, Cadeira, Viga
© Tripé
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 35 de 47
Planta - Térreo
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira
© Tripé

Estamos, no entanto, a falar de uma micro-construção, com uma área de implantação de 40,00m2, permitindo desenvolver a habitação em dois pisos mais um acesso ao 3º piso, espaço de usufruição exterior por excelência.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 36 de 47
Planta - 1° Pavimento

A estratificação do programa, uso social no r/c, privativo no 1º andar, terraço no 2º andar, é acompanhada por uma diferenciação dos polígonos de cada um dos pisos, dos materiais que os compõem, externa e internamente, assim como dos ambientes que se procurou criar.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Porta
© Tripé

O jardim do logradouro que amplia o do parque e que amplia o usufruto dos espaços interiores adjacentes, a pequena varanda de apoio aos quartos e finalmente o terraço, na volumetria que se procura fundir com a paisagem.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Tripé
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 42 de 47
Perfil 03
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira, Janela
© Tripé

O resultado estético da articulação dos vários materiais é também o resultado da procura de um certo registo bucólico, de acomodação com a cada vez maior presença visual do parque e das suas árvores que crescem ano após ano, densificando as copas e as sombras que produzem, tornando os percursos mais agradáveis, criando habitat para os vários pássaros que chilreiam, para a brisa que através das árvores cria melodias de embalar e que, por esta via, nos permite olhar para a casa como uma espécie de retiro, em que não só o próprio objecto construído como nós próprios nos podemos dar ao luxo de um certo abandono da mundanidade, uma espécie de desinteresse consciente da urbanidade, do frenesim e da vida de todos os dias - e a casa também ela revela esta aparente empatia com uma postura mais relaxada, despretensiosa e silenciosamente acomodada na sua aparente vulgaridade que mais não é do que a aceitação do seu entorno.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão
© Tripé
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Imagem 41 de 47
Perfil 02
Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Tripé

Tentando envelhecer de forma honesta e integrada com o jardim que a rodeia, criando patines nas diferentes tonalidades de betão aparente que constituem cada um dos seus pisos.

Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tripé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no parque da cidade, Ovar / Nelson Resende Arquitecto" 24 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011526/casa-no-parque-da-cidade-ovar-nelson-resende-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.