Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura

Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, VigaExpansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, TerraçoExpansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Banco, TerraçoExpansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, PrateleiraExpansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Mais Imagens+ 16

Curitiba, Brasil
  • Arquiteto Responsáveis: Alexandre Kenji Okabaiasse, Vitor Takahashi
  • Estágiaria: Giovanna Antonio Leal
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Terraço
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma discreta loja que acolhe um universo de encantos. Com o crescimento das vendas, o espaço de apenas um container se tornou pequeno para a Garimpê, loja com curadoria de produtos infantis que estimulam o desenvolvimento e a criatividade das crianças. Além da expansão da área expositiva era necessário também acomodar o setor administrativo. Localizado em um lote de esquina em Curitiba, a expansão da loja possui duas estratégias de implantação: o enriquecimento da relação dos clientes com a paisagem natural do terreno e a criação de uma vitrine expositiva para a cidade, através da ampliação da fachada para a rua principal. A partir delas, dois novos containers foram conectados ao container preexistente mantendo assim a identidade construtiva externa da loja.

Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Eduardo Macarios
Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Eduardo Macarios

De forma a criar um percurso gentil entre rua e loja, foram criados elementos construtivos que demarcam as transições espaciais, preparando quem adentre no universo Garimpê. Na entrada do terreno, um portal recepciona as pessoas. Após alguns passos, a cobertura de vidro e o deck de madeira protegem e acolhem a entrada da loja. O deck possibilita o uso do espaço externo como espaço curinga para oficinas, eventos e exposição, aproveitando o frescor do jardim do terreno. No espaço interno da loja, o projeto teve como principal desafio a maneira de expandir o projeto anterior, feito pelos próprios arquitetos. A resposta dada foi conciliar os dois momentos distintos da loja, criando dois ambientes separados, mas integrados visualmente. O desenho dos expositores principais foram o ponto de partida para alcançar esse objetivo.

Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Eduardo Macarios
Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 20 de 21
Planta
Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Imagem 21 de 21
Corte
Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macarios

Barras de madeira se prolongam em 3 eixos ortogonais, criando a estrutura que se replica no perímetro da nova área expositiva. Modulados em larguras de 60 e 120 centímetros, elas apoiam as prateleiras e nichos criando uma definição espacial clara. Por serem elementos vazados, eles integram visualmente a área da primeira loja e emolduram os produtos expostos. As áreas de caixa, administrativo, copa e banheiro foram agrupadas no fundo dos novos containers, criando uma zona de apoio concentrada. No caixa, é respeitado o alinhamento das prateleiras horizontais da área de exposição, criando um desenho unificado na loja. Alinhamento seguido também pela divisória de madeira e vidro canelado que estabelece níveis de opacidade entre caixa, área administrativa e o externo arbóreo.

Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Eduardo Macarios

Os materiais adotados mantêm a identidade acolhedora da primeira loja. O compensado naval, principal elemento da paleta, ganha o acréscimo da cor azul, limitada a uma altura de 40 centímetros, que cria uma volumetria associada a escala das crianças. A escolha do azul vai de encontro com a identidade da marca, assim como as duas ilhas expositoras de destaque com seus arremates curvos. O piso em tom neutro destaca a madeira e o azul dos expositores. Foram criadas duas vitrines, uma principal alinhada com o pórtico de entrada da rua e uma secundária, ao lado da entrada da loja. Perpendicular a esta última, foi posicionada uma janela, atrás do expositor, que permite o acesso visual ao terreno arborizado junto ao sol poente.

Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Banco, Terraço
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, Estado de Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Expansão Loja Garimpê / Kenji Okabaiasse + Takah arquitetura" 22 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011503/expansao-loja-garimpe-alexandre-kenji-okabaiasse-plus-takah-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.