Casa do Povo de Alcains / dbA. arquitectura

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, CorrimãoCasa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, EscadaCasa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: dbA. arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Garcês
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cinca, Multiplacas, Sanitana
  • Architect: Alexandra Belo, Vitor Mingacho, Maria da Costa Marques
  • Ited/Gás/Electricidade: ITED/Gás/Electricidade
  • Estabilidade/Redes/Acústica: Hélder Martins
  • Avac/Térmica: Susana Garcia
  • Lead Architects: Alexandra Paisana Belo
  • Cidade: Alcains
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Janela, Fachada, Banco, Corrimão
© Garcês

Descrição enviada pela equipe de projeto. A requalificação da antiga Casa do Povo passou por uma estratégia projetual, que responde às necessidades programáticas da sua re-funcionalização (como sede de diversas associações culturais e sala polivalente), articulando ainda o terreno existente com a sua envolvente urbana e simbólica.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Garcês
Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Garcês

Constatou-se que o edifício, na sua versão mais fiel ao projeto inicial, tinha condições favoráveis à resposta à sua nova função. Assim, ao verificarmos que o edifício apresentava um conjunto significativo de alterações, foi adotada uma estratégia de eliminação de elementos delas resultantes, muitas vezes dissonantes, de modo a restituir o espírito inicial do edifício. Posteriormente, numa atitude de integração suave, procurou-se articular o conjunto de elementos funcionais e técnicos essenciais ao funcionamento do edifício com as exigências da sua nova função.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Garcês
Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Imagem 36 de 40
Planta Proposta
Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores
© Garcês

As fachadas do edifício com dois pisos foram recuperadas, possuindo características da sua época de construção (décadas de 1950 e 1960) com valor patrimonial. Ainda assim, sofreram alterações, devido a exigências de Segurança Contra Incêndios. Então, foi prevista uma escada, na fachada Norte, confinante com o logradouro, criando-se uma saída alternativa da Sala Polivalente (antiga Sala de Espetáculos) para o exterior. Para integrar este elemento na fachada existente, projetou-se um terraço em gradil e elementos metálicos, assente em pilares em “V”, que funciona como um balcão para o logradouro.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Garcês

No piso 0 deste edifício, já se situavam, além dos átrios de entrada, vários gabinetes, onde se poderão agora instalar associações e entidades, bem como instalações sanitárias de apoio às mesmas. A sua circulação interior de origem encontrava-se interrompida em diversos pontos, o que se tornava disfuncional. Por isso, foi desobstruído o corredor existente no sentido longitudinal, ligando-se as duas zonas de entrada existentes.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Imagem 35 de 40
Planta Proposta

No piso superior, projetaram-se dois gabinetes com arrumos junto ao Foyer da Sala Polivalente. Junto à sua entrada, criaram-se instalações sanitárias e, na zona posterior ao palco, reformularam-se os balneários existentes. Na Sala Polivalente, a cobertura foi reconstruída, utilizando-se uma estrutura atirantada de madeira e forrando-se a cobertura a cortiça negra no seu interior. Isto ampliou-a espacialmente em relação à sua configuração original. Além disso, a intervenção contribuiu para uma melhoria acústica e térmica do espaço. Os tirantes estruturais e as esteiras para passagem de cabos, foram também utilizados como suporte para a iluminação do espaço.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Janela
© Garcês

Para a minimizar a intervenção nas paredes existentes devido à passagem de instalações, criaram-se tetos falsos nas circulações. Procurou-se potenciar esteticamente estes elementos, que ficaram destacados das paredes, possibilitando a criação de sancas de iluminação. Além disso, foram previstos painéis em azulejo, tanto no Foyer como nos balneários, sendo que a métrica dos azulejos foi usada como grafismo e padrão, para a criação de um lettering e pictogramas, com tonalidades que variam numa gama de azuis, baseadas no azul suave dos lambris existentes.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada
© Garcês

Relativamente à materialidade do projeto, tentou-se manter os acabamentos, bem como os elementos de carpintaria e serralharia existentes. Nas zonas em que tal não foi possível, procurou-se utilizar materiais que se integrassem de forma coerente com os presentes na construção original, tendo-se sempre também em conta o controlo de custos.

Casa do Povo de Alcains  / dbA. arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Garcês

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Povo de Alcains / dbA. arquitectura" 22 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011462/casa-do-povo-de-alcains-dba-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.