Pavilhão de Concreto / LIN architecture

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de ExteriorPavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de ExteriorPavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de InterioresPavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores, JanelaPavilhão de Concreto / LIN architecture - Mais Imagens+ 17

Shanghai, China
  • Arquiteto Líder: Lin Lifeng
  • Projetistas: Chai Zongrui, Chen Zhitong, Xing Zhihao, Zhang Jingyue, Tang Ziqi, Wang Churui, Xu Yemeng, Wang Yating, Ye Feihao, Qian Jiayun, Yu Ziyang, Hao Yixin, Wang Jiasen, Zhou Yanyang, Yang Yufei, Zhu Yangyang, Xu Jiayi, Zhou Xinyue, Huang Qi'ao, Xu Yuanhong Photography copyright: Chen Zhitong, Zhuo Hongduo
  • Proprietário: People's Government of Yousho Town, Eryuan County, Yunnan Province, China
  • Projeto Estrutural: Engineering Co, Ltd, Zhongyue Tiangong Group Co, Ltd, Zhongshui Huachuang International Engineering: Design Consultant Co.
  • Construção: Shanghai Mulokang Wooden
  • Ensino E Pesquisa: RAC studio
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior
© chen zhitong

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Concreto é uma estação de bombeamento situada no campo, fora da vila de Eryuan Botou, em Yunnan, China.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior
© chen zhitong

Fora da vila, um belo campo encanta os sentidos com o coaxar de sapos entre as moitas de arroz, o rodopiar das hastes de arroz e o gotejar da leve chuva. A paisagem se estende com sinuosos meandros das montanhas e arrozais. No entanto, ao olhar do topo da colina oposta, os campos revelam uma cena diferente, com canais e caminhos dividindo os campos em fragmentos distintos.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo
© chen zhitong

A missão do museu é aproveitar a identidade do espaço para oferecer aos moradores e turistas vistas panorâmicas e fragmentadas dos campos simultaneamente. Na história recente, poucos edifícios marcaram a paisagem além de uma pequena casa de bombas, antecessora do pavilhão de concreto, onde os moradores costumavam buscar água e eletricidade.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores
© chen zhitong

A casa de bombas possui múltiplas identidades. Em meio a uma nova fase de construção rural, muitos projetos básicos e edifícios públicos na vila buscam uma renovação. Além de atender às necessidades diárias de água e eletricidade para irrigação, a casa de bombas possui uma identidade própria a ser considerada. Ao abordar o processo de design, os criadores se empenharam em interpretar essas identidades sob diferentes perspectivas.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior
© zhuo hongduo

Símbolo (interpretação de símbolos e reprodução de espírito): A abstração extrema de elementos culturais das vilas circundantes, traduzida para a espessura do espaço, é uma forma de manipular símbolos. O diálogo entre o espaço arquitetônico e o ambiente, assim como a interação com moradores e turistas, torna-se uma metáfora simbólica.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior
© zhuo hongduo
Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores
© chen zhitong

Forma (protótipo de modelagem e carnaval heterogêneo): Telhados inclinados, paredes de sombra, janelas altas e baixas, plataformas, degraus ascendentes e buracos de claraboia são alguns dos inúmeros elementos arquitetônicos da vila que se transformaram em símbolos arquitetônicos no espaço. Paralelamente, proporcionam diferentes formas de observação do ambiente e do espaço.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores, Janela
© zhuo hongduo
Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores
© zhuo hongduo

Elemento (interação entre elementos espaciais): Apesar dos elementos constituintes serem comuns à arquitetura, são organizados de maneira não convencional, como paredes de sombra com proporções ímpares, plataformas suspensas, escadas quebradas e claraboias com apenas uma fenda.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores, Escada
© zhuo hongduo

Diagrama (ferramentas de design e geração): Como uma manobra de projeto, houve uma busca por relações espaciais e abstração de conceitos espaciais. A experiência no espaço é dinâmica, sempre mutável e fragmentada, e a ilustração ajuda a reagir holisticamente às informações experienciais.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Imagem 22 de 22

Espaço (forma completa vs. interior fragmentado): O exterior da forma é simbólico para os moradores, mantendo uma certa integridade. O interior do espaço é fragmentado, guiado por uma grande escada que se estende para o interior e para os lados do espaço. A clarabóia foi projetada para adicionar interesse à exploração.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores
© zhuo hongduo

Diálogo com as quatro estações no campo (múltiplas identidades): Em Yunnan, o clima nos campos é imprevisível, com chuva ao longo do dia em estações sempre coloridas. Os elementos naturais adicionam gestos à pele do edifício, tornando a fachada um pincel no campo.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Exterior
© zhuo hongduo

Materiais: Considerando a necessidade de esclarecimento e assentamento da terra agrícola, a estrutura principal de aço e as placas de concreto suspensas foram escolhidas. A estrutura de aço possui três camadas para moldar diferentes espaços, e a pele é feita de painéis de concreto para refletir a interação com elementos ambientais.

Pavilhão de Concreto / LIN architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
© zhuo hongduo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Concreto / LIN architecture" [Concrete Pavilion / LIN architecture] 31 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011455/pavilhao-de-concreto-lin-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.