Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de ExteriorComplexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores, JanelaComplexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de InterioresComplexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Mais Imagens+ 30

Novo Mesto, Eslovênia
  • Arquitetos: ENOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4770
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Arquitetos Responsáveis: Dean Lah, Milan Tomac
  • Equipe De Projeto: Jurij Ličen, Nuša Završnik Šilec, Polona Ruparčič, Sara Ambruš, Eva Tomac, Eva Javornik, Urška Malič, Rasmus Skov, Sara Mežik, Jakob Kajzer, Peter Sovinc, Carlos Cuenca Solana, Goran Djokić
  • Engenharia Estrutural: Ivan Ramšak
  • Engenharia Mecânica: Nom biro 
  • Engenharia Elétrica: Nom biro 
  • Paisagismo: Krajinaris
  • Tecnologia Piscina: Controlmatik ABW
  • Cidade: Novo Mesto
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo complexo de piscinas de Češča vas está localizado em um espaço ocupado pelo velódromo existente, recentemente renovado. Foi nossa decisão não alterar drasticamente as relações espaciais com a construção da nova piscina, pois isso poderia saturar ainda mais o local. A nova instalação aproveita as propriedades topográficas do terreno inclinado. Ela está situada na cota mais baixa possível e não constitui uma nova dominante no espaço.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miran Kambič
Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miran Kambič
Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior
© Miran Kambič

O complexo é composto por duas piscinas internas e sua infraestrutura; na segunda fase do projeto, será adicionada uma piscina externa de tamanho olímpico. O desenho espacial utiliza os níveis parcialmente escavados para separar os ambientes individuais do novo anfiteatro por meio da elevação. O hall de entrada é desconectado das superfícies de circulação, enquanto a área da piscina mais baixa corresponde à elevação dos arredores na extremidade oeste do terreno.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores, Janela
© Miran Kambič

As margens do terreno são transformadas em arquibancadas para os visitantes. Dessa forma, o projeto reduz a superfície do envoltório da estrutura, aumentando assim sua eficiência energética e reduzindo o custo do investimento. O possível risco devido à escavação do terreno é eficientemente equilibrado. A aparência discreta do volume no espaço é alcançada pela cobertura flutuante baixa, sob a qual a paisagem circundante flui através da piscina. Ao mesmo tempo, o teto da estrutura é o volume que abriga todo o programa que não requer contato direto com a água.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Miran Kambič
Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič

A disposição do programa garante um pé-direito maior acima do espaço da piscina e um menor na recepção e nos vestiários. O desenho estrutural da cobertura, com uma malha baseada em vigas ocultas nas paredes de divisão do programa, permite grandes vãos e requer poucos suportes verticais. A iluminação ao longo de todo o perímetro cria a impressão de que o volume da cobertura está pairando acima da superfície da piscina, enquanto as amplas vistas da natureza circundante se abrem no interior. A cobertura em balanço no lado da entrada age como um toldo que, juntamente com a superfície do anfiteatro escavada, forma a plataforma de acesso externo.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores
© Miran Kambič
Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Imagem 24 de 35
Planta - Térreo

A materialidade do complexo de piscinas é muito simples e contida. O envoltório da fachada é revestido com tábuas de madeira natural, sem verniz, que com o tempo envelhecerão e assim se misturarão ainda mais com a materialidade da floresta circundante. Juntamente com a geometria inclinada, a cobertura surge como uma paráfrase do desenvolvimento rural local. O desenho dos anfiteatros, ou seja, as plataformas nos vários níveis, é homogêneo e executado em concreto local com diferentes acabamentos de superfície. O único destaque material é encontrado no interior do volume.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Exterior
© Miran Kambič

O lado inferior da edificação que abriga a piscina é uniformemente colorido em um tom intenso e quente. A cobertura é assim suficientemente presente para atuar como um abrigo agradável para os usuários, apesar da falta de paredes perimetrais no espaço da piscina. Ao mesmo tempo, o interior é enfatizado e age como um convite discreto para os usuários do espaço exterior circundante.

Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Novo mesto, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo de Piscinas Češča Vas / ENOTA" [Češča Vas Pool Complex / ENOTA] 26 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011369/complexo-de-piscinas-cesca-vas-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.