Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, BancadaCasa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de InterioresCasa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Mais Imagens+ 5

Iniesta, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Aromas del Campo, Cortizo, EGGER, Halo, JUNG, Jiso Iluminacion, Ondarreta, Roca, Stua, TREKU, Tres, Zenit
  • Arquiteto Técnico: Emilio Salvador Jiménez
  • Construtora: Z3 Arquitectura Interior
  • Equipe De Projeto: Emilio Salvador Jiménez, Nuria Casas Gento
  • Cidade: Iniesta
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada na região de Manchuela Conquense, esta casa retangular se organiza ao redor de dois pátios que originalmente funcionavam de forma independente e passavam despercebidos. A Casa Entrepátios foi construída com o propósito de ajudar os proprietários a criar um novo ponto de encontro para se reunir com a família, desfrutar da calma e relaxar todos os sentidos. O estúdio Z3 Arquitectura Interior elaborou um projeto cujo objetivo principal é conectar essas fontes de luz e ventilação natural que os pátios proporcionam com o resto dos cômodos, unindo-os visualmente para maximizar os espaços e criar novos cantos que convidam a compartilhar momentos e experiências inesquecíveis entre os moradores.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, Bancada
© Milena Villalba
Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Imagem 10 de 10
Plantas

No projeto, pensado como uma residência sustentável de linhas puras, simples e elegantes, as áreas externas adquirem especial relevância, tornando-se parte integrante da casa, onde se percebe uma sensação de amplitude desde a entrada. As decisões de projeto buscaram resolver as limitações de iluminação e ventilação originais, requisitos de grande importância para o cliente e o escritório, que optou por modificar completamente a distribuição original e partir praticamente do zero. Os arquitetos decidiram eliminar as paredes que compartimentavam excessivamente a propriedade e manter a altura máxima possível dos tetos para ampliar os espaços, além de aumentar a superfície em torno de 40% absorvendo uma antiga varanda com uso limitado às estações mais quentes do ano. Em relação à seleção de materiais, foram escolhidas peças de porcelanato de grande formato e dimensões, que ganham especial relevância no resultado final e são a marca registrada da marca Z3.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Milena Villalba

A casa tem uma morfologia retangular e é organizada em torno de dois blocos claramente diferenciados. Com acesso e vista direta para o pátio principal, e ocupando toda a fachada, está uma sala de estar confortável e generosa com lareira, que serve como separador em primeira instância e abre uma comunicação direta com uma cozinha com ilha, onde se pode aproveitar boas conversas. Em seguida, fica a ampla sala de jantar localizada na parte final, que atende confortavelmente a dez pessoas.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

No segundo bloco, com caráter de uso privado, está a suíte principal íntima composta por um closet, banheiro e um amplo quarto que é abraçado pelo pátio interno, servindo como elo entre os blocos e criando um espaço iluminado, sereno e tranquilo. "A iluminação e os móveis apresentam peças de design nacional cuidadosamente escolhidas, buscando assimetrias, linhas finas, limpas e elegantes que combinassem perfeitamente com o conceito de residência, peças que dão um toque extra de qualidade à casa e trazem mais coesão ao conjunto". O pátio principal ganha especial destaque, tornando-se o elemento fundamental da casa. É possível acessá-lo de toda a linha que conecta a sala de estar, cozinha e sala de jantar. Para acessar essa conexão, foi construída uma fachada com grandes paredes complementadas por espetaculares janelas com arcos rebaixados.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Janela
© Milena Villalba

Uma solução arquitetônica que busca fazer uma homenagem ao patrimônio do contexto onde o projeto está situado, em particular, estamos falando das ruínas da porta do castelo do século XIV localizados em seu centro histórico. Os hóspedes são imediatamente recebidos por uma bela piscina nivelada com acabamentos em tons marinhos e turquesa. Surgem uma série de elementos que atendem à área externa, um banheiro e um pequeno escritório cuidadosamente revestidos, quase passando despercebidos, completando o projeto que enfatiza a conexão entre a arquitetura, a natureza e as pessoas que a habitam.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores, Janela
© Milena Villalba

O paisagismo atende a um princípio básico do escritório, que é respeitar e promover o uso de espécies autóctones que suportam adequadamente as temperaturas da região. Optou-se por plantar uma série de ervas aromáticas em áreas de passagem e próximas à residência, criando cenários sensoriais perceptíveis de maneiras diferentes dependendo da época do ano. Alecrim, tomilho, lavanda ou jasmins estrelados permitem brincar com os sentidos e criar forrações espetaculares que decoram os pátios e proporcionam aquele toque natural tão essencial em qualquer casa.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Esta residência, projetada como uma "casa sustentável de linhas puras e espaços fluídos", potencializa continuamente a iluminação e a ventilação natural, conectando os cômodos e os pátios. Graças à continuidade dos materiais e às grandes janelas, juntamente com uma iluminação artificial estudada, o estúdio consegue criar uma série de luzes e sombras que geram harmonia e serenidade. "Buscamos criar espaços que proporcionem sensações, promovendo conexões entre dentro e fora, utilizando materiais nobres, quentes e atemporais que perdurem no tempo com a menor manutenção possível". Entrepátios é um claro exemplo da filosofia do estúdio Z3 Arquitectura Interior, com um projeto realizado com o máximo cuidado e atenção aos detalhes, pelo qual eles se sentem imensamente orgulhosos.

Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Entrepátios / Z3 Arquitectura Interior" [Casa Entrepatios / Z3 Arquitectura Interior] 27 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011218/casa-entrepatios-z3-arquitectura-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.