Instalação "Self Similar" / Jim Denevan

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de InterioresInstalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de InterioresInstalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de InterioresInstalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de InterioresInstalação Self Similar  / Jim Denevan - Mais Imagens+ 8

Mais informaçõesMenos informações
Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores
© Lance Gerber

Descrição enviada pela equipe de projeto. De 15 de novembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024, Manar Abu Dhabi iluminará os arquipélagos e manguezais da capital dos Emirados Árabes Unidos com uma exposição de novas comissões artísticas e esculturas luminosas específicas do local, projeções e obras de arte imersivas de artistas locais e internacionais. Um pilar fundamental da iniciativa Public Art Abu Dhabi, anunciada pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi) no início deste ano, Manar (a palavra árabe para "farol") oferecerá aos residentes e visitantes oportunidades para se envolverem com obras de arte deslumbrantes e experimentarem o poder transformador da luz.

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores
© Lance Gerber

Realizada sob o tema Grounding Light, a edição inaugural de Manar Abu Dhabi é co-curada por Reem Fadda, Diretora de Programação Cultural e Fundação Cultural de Abu Dhabi, e Diretora Artística de Public Art Abu Dhabi, e Alia Zaal Lootah, oferecendo uma experiência imersiva e multisensorial que celebra a beleza natural do emirado. A exposição convida o público a ver as áreas costeiras de Abu Dhabi sob uma nova luz. As obras serão exibidas em vários locais-chave em Abu Dhabi, incluindo as ilhas Lulu, Saadiyat, Jubail, Al Samaliyah e Fahid, além de outras áreas costeiras, como Corniche Road e os manguezais orientais. Os visitantes embarcarão em uma jornada artística de 2,3 quilômetros por Al Samaliyah, testemunharão um show de drones inspirado no museu do Saadiyat Cultural District em Saadiyat e explorarão displays fascinantes em Lulu.

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Imagem 7 de 13
© Lance Gerber

HE Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do DCT Abu Dhabi, disse: “Manar Abu Dhabi é mais do que apenas uma exposição de arte. É um testemunho do nosso compromisso duradouro e contínuo com a arte pública e o crescimento cultural de nossa cidade. Nossa cidade vibrante e dinâmica é a tela, e a arte da luz é uma ponte que conecta nosso passado, presente e futuro. Ao apelar para o público em toda a comunidade de Abu Dhabi e além, especialmente buscamos inspirar as mentes jovens, que são nosso futuro. Através desta experiência imersiva, esperamos incentivar a imaginação, um senso de maravilha e apreço pelo nosso belo ambiente natural.”

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores
© Lance Gerber
Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores
© Lance Gerber

Rita Aoun, Diretora Executiva do Setor de Cultura do DCT Abu Dhabi, disse: "A cultura está no cerne da identidade de Abu Dhabi. Com o Manar, estamos envolvendo nossa comunidade em um diálogo que conecta os valores estéticos, históricos e sociais da cidade. A magia da arte da luz é sua capacidade de transcender fronteiras tradicionais, unindo pessoas de todas as esferas da vida. Esta jornada transformadora fala à visão cultural do emirado ancorada na memória coletiva de seus residentes e aprimorando a habitabilidade, o bem-estar e a acessibilidade a todas as formas de arte. Esperamos que todo residente e visitante de Abu Dhabi sinta uma conexão renovada com a cidade, inspirada pela narrativa visual tecida por artistas excepcionalmente talentosos."

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores, Escada
© Lance Gerber

Mais de 35 obras de arte específicas para o local foram encomendadas para o Manar Abu Dhabi, abrangendo uma variedade diversificada de meios, incluindo projeções luminosas, esculturas, instalações e performances. Artistas da Argentina, Alemanha, França, Japão, Índia, México, Palestina, Arábia Saudita, Taiwan, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos, incluindo Ahmed Al Areef Al Dhaheri, Alaa Edris, Asma Belhamar, Ayesha Hadhir, Ayman Zedani, Carsten Höller, Groupe F, Jim Denevan, Jumairy, Latifa Saeed, Rain Wu, Luciana Abait, Mohammed Kazem, Nadia Kaabi-Linke, Nujoom Al Ghanem, Rafael Lozano-Hemmer, Samia Halaby, Shaikha Al Ketbi, Shezad Dawood, Shilpa Gupta, Rawdha Al Ketbi e teamLab, participam do evento.

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Exterior
© Lance Gerber

"Grounding Light é uma experiência projetada para transformar nossa percepção do mundo ao nosso redor", disse Reem Fadda, diretora artística de arte pública em Abu Dhabi. "A exposição reúne uma extraordinária variedade de artistas cujas obras têm a intenção de promover uma sensação de calma, envolvimento e apreciação da biodiversidade única e da beleza natural de Abu Dhabi. É uma exposição que une os elementos da natureza, água e arte luminosa para criar uma experiência única em Abu Dhabi. Cada peça não apenas aprimorará nossa experiência das belas paisagens aquáticas do emirado, mas também ressoará com os visitantes muito tempo depois da exposição, provocando reflexões sobre o vínculo que nos conecta à terra sob nossos pés e uns aos outros, assim como sobre o papel da arte pública na formação de nossas experiências coletivas."

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Interiores
© Lance Gerber

Alia Zaal Lootah, curadora do Manar Abu Dhabi, disse: “O programa da exposição reflete o rico legado cultural e aspirações contemporâneas de nossa cidade. Esta plataforma imersiva de arte pública moldará ainda mais a expressão criativa da cidade e inspirará o engajamento comunitário, oferecendo aos residentes e visitantes a oportunidade de interagir e se conectar com a arte em algumas das mais belas localizações naturais de Abu Dhabi.”

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Exterior
© Lance Gerber

Um programa público robusto de palestras, oficinas e performances artísticas ocorrerá ao longo da duração do Manar Abu Dhabi. O Manar Abu Dhabi faz parte do compromisso contínuo da Public Art Abu Dhabi em comissionar arte pública para o emirado; dois outros elementos principais de longo prazo incluem a Bienal de Arte Pública de Abu Dhabi, que será lançada em novembro de 2024, e comissões de artistas. Desde o seu lançamento em março de 2023, a Public Art Abu Dhabi continuou a fortalecer os esforços de longa data do DCT Abu Dhabi em aprimorar espaços de valor histórico, estético, arquitetônico, social, científico e tecnológico, prestando homenagem ao vibrante legado cultural da cidade enquanto olha para o futuro.

Instalação "Self Similar"  / Jim Denevan - Fotografia de Exterior
© Lance Gerber

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação "Self Similar" / Jim Denevan" [Self Similar Installation / Jim Denevan] 21 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011146/instalacao-self-similar-jim-denevan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.