Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, CadeiraApartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraApartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Iluminação, Mesa, Pia, CadeiraApartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Exterior, JanelaApartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Mais Imagens+ 33

  • Arquiteto Líder: Cláudio Resmini
  • Programa: Residencial
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Iluminação, Mesa, Pia, Cadeira
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. A região do centro antigo é, sem dúvida, onde estão alguns dos melhores imóveis disponíveis em Porto Alegre. Por serem antigos, tem via de regra, espaços e pés direitos generosos, além da possibilidade das melhores vistas, já que a região margeia o lago Guaíba.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Viga
© Roberta Gewehr

Localizado na parte mais antiga e mais alta da cidade, próximo a Santa Casa de Misericórdia, onde antes se encontravam os portões da cidade, este apartamento de 150m, localiza-se em uma edificação datada dos anos 60.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Roberta Gewehr
Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Imagem 36 de 38
Planta - Baixa
Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira
© Roberta Gewehr
Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Prateleira, Janela
© Roberta Gewehr

O apartamento anteriormente com quatro dormitórios foi construído com um recuo do pavimento, o que gerou um terraço longilíneo,  que se estende por toda a face oeste do apartamento, proporcionando finais de tarde  de vistas incríveis com o por- do- sol sobe o lago.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Roberta Gewehr

Em condições degradantes de conservação, nada poderia ser aproveitado, exceto as paredes externas e sua estrutura hidro-sanitária. Todo o restante deveria ser refeito. Mesmo assim, os custos totais não chegaram a 50% de um imóvel novo com a mesma área em outros bairros.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Roberta Gewehr

Partindo de uma planta com um aproveitamento básico das áreas molhadas, para evitar grandes custos e problemas futuros de infiltrações, o layout se abriu a um espaço de convivência integrando cozinha e estar em uma arquitetura baseada na busca pelo essencial onde tudo tem uma função especifica, mas sem deixar de lado o equilíbrio do desenho arquitetônico

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Roberta Gewehr

Ao entrar no apartamento por uma porta vermelha,  a parede do hall, revestida em azulejos brancos 15x15, já dão a tônica simplista da arquitetura. Uma ilha de concreto divide a cozinha da área social. Toda esta área de serviço é rebaixada com um forro pintado de verde escuro que se estende pela laca da marcenaria na mesma cor criando uma espécie de pórtico que separa e define bem os diferentes usos do mesmo espaço.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Roberta Gewehr

As vigas e pilares foram descascados e lixados e são coadjuvantes na separação dos ambientes da área social interna, e que se integra ao terraço dando dimensões generosas a toda esta área social.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Roberta Gewehr

Entrando na área íntima, um pequeno quarto de hospedes, um gabinete e a suíte principal seguem a mesma simplicidade quase espartana de linhas simples e poucos ornamentos. A suíte tem de um lado uma grande janela que leva ao terraço jardim e na extremidade oposta   um grande espelho de parede inteira que rebate todo o  quarto, bem como toda a vista do jardim. Além é claro de ser um excelente coadjuvante quando dormir não será a intensão.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Roberta Gewehr

No banheiro da suíte para evitar a monotonia de um longo corredor de acesso, foi feita em uma abertura circular com o espelho também redondo posto na parede em frente. Isto gerou um efeito óptico de círculos em reflexos infinitos projetando no espelho. Os granitos e louças pretas contrastando com o azulejo vintage amarelo dão um perfume dos anos 70 que casa perfeitamente com este efeito psicodélico do espelho.

Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Terraço Monte Negro / Estúdio Cláudio Resmini" 14 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011141/apartamento-terraco-monte-negro-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.