Loja Lapima / Andréa Helou

Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, JanelaLoja Lapima / Andréa Helou - Imagem 3 de 17Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraLoja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de InterioresLoja Lapima / Andréa Helou - Mais Imagens+ 12

Cerqueira César, Brasil
  • Arquitetos: Andréa Helou
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Navas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Concresteel, Dpot, Pedra de Esquina
  • Arquiteto Líder: Andréa Medeiros Helou
  • Projeto Iluminação: Lightworks
  • Programa: Loja
  • Cidade: Cerqueira César
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Janela
© Tiago Navas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Lapima é uma marca de óculos que tem uma profunda relação com arte e arquitetura, o que reflete na volumetria e na autenticidade dos óculos. Busca inspiração nas paisagens e no design brasileiro e leva esse olhar para o mundo. Foi com essa premissa que a primeira loja da marca foi pensada.

Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Tiago Navas

O desafio arquitetônico da loja da Lapima no CJ Shops foi otimizar o espaço de apenas 15m² e ao mesmo tempo trazer o luxo e a sofisticação da marca para o ambiente. Conhecendo e já tendo participado do cuidadoso processo da Lapima de desenhar cada peça não apenas atendendo a funcionalidade, mas também buscando elegância e originalidade, busquei aplicar o mesmo rigor ao propor esse espaço.

Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Janela
© Tiago Navas
Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Tiago Navas

Os expositores de óculos foram alocados nas duas paredes laterais criando uma perspectiva que se prolonga nos espelhos ao fundo da loja, o que traz a sensação de amplitude. Na parede de vidro, os expositores tubulares de cobre são pendurados no teto e os óculos flutuam em destaque. Na outra parede foram desenhadas três linhas de expositores tubulares com hastes flexíveis para ajustar a forma de expor dependendo da coleção.

Loja Lapima / Andréa Helou - Imagem 7 de 17
© Tiago Navas

Para organizar o fluxo e conduzir os usuários, escolhemos colocar o banco Dominó, da designer brasileira Cláudia Moreira Salles no centro da loja. A peça dialoga não apenas com o espaço mas também com o desenho dos óculos. A mesma pedra do banco, que é um tipo de quartzo verde brasileiro, foi usada nos aparadores suspensos e servem para abrigar as caixas de couro com as opções de óculos que não estão expostas.

Loja Lapima / Andréa Helou - Imagem 3 de 17
© Tiago Navas

O forro curvo foi pensado para esconder as luminárias e demais aparatos técnicos, mas acabou sendo um elemento importante para trazer movimento ao espaço e unir as duas paredes expositivas de maneira harmoniosa.

Loja Lapima / Andréa Helou - Fotografia de Interiores, Fachada
© Tiago Navas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Haddock Lobo, 1626 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01414-002, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Lapima / Andréa Helou" 13 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011020/loja-lapima-andrea-helou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.